Android 13 vai permitir que execute o Windows 11 no seu smartphone
14 Fevereiro, 2022Será que o Android 13 vai permitir que se execute outros sistemas sistemas operativos nos nossos smartphones?
Na semana passada, a Google lançou aquela que foi a primeira versão Developer Preview do Android 13, que como deve imaginar, é especialmente voltada para os programadores, e está numa estado ainda pouco utilizável. À primeira vista, a nova versão do sistema operativo não parece ser uma grande actualização, se comparado com o Android 12, já que apenas conta com pequenas alterações. No entanto, parece que algo muito significativo foi encontrado.
É que agora, foi apresentado um Google Pixel 6 a executar o Windows 11. E segundo o autor dessa revelação, o Windows 11 é “utilizável”, mas a aceleração de hardware do chip gráfico não tem suporte. Na confirmação de que o sistema alternativo funciona, ele publicou uma captura de ecrã onde mostra o consumo de recursos do sistema, incluindo a carga do CPU. Alem disso, ele garante que é possivel ligar um rato e teclado ao seu smartphone, e jogar o lendário Doom.
O Windows 11 não foi o único sistema operativo que o programador utilizou no Pixel 6, ele também conseguiu executar várias distribuições Linux, incluindo Ubuntu e Arch Linux. Como isso ficará quando a versão estável do Android 13 for disponibilizada, ainda não sabemos.
É que enquanto o Android 12L está actualmente na sua ultima versão beta, o Android 13 Developer Preview 1 está apenas no seu inicio, e o lançamento da versão estável só deverá ocorrer durante o mês de Outubro, e até lá muita coisa irá mudar no sistema operativo.
Alem dessa funcionalidade, o Android 13 tem novos temas e recursos de privacidade, novas ferramentas de gestão de idiomas e, claro, muitas actualizações internas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.