Android 12L existe a pedido da Samsung: Entenda o que se passou
8 Setembro, 2022Já não é segredo para ninguém que a Google e a Samsung vivem em estreita colaboração, e a prova disso é que a versão mais recente do Wear OS foi trabalhada pelas duas empresas. Agora, novas informações dão conta de que o Android 12L teve um tratamento muito semelhante.
Segundo as declarações de Yoojin Hong, vice-presidente da Samsung, por ocasião de uma recente entrevista, o Android 12L só existe graças à parceria entre estes dois gigantes do mundo da tecnologia. Em particular, Yoojin Hong explicou que a Samsung deve trabalhar com o Google sempre que tiver um novo factor de forma para lançar, pois o Android deve ser capaz de suporta-lo e aumentar o seu potencial, mas o gigante de Mountain View para essa colaboração, no caso do Android 12L, exigia um “compromisso” específico da fabricante do smartphone.
Os detalhes deste compromisso não foram revelados mas parece que é uma promessa da gigante coreana do lançamento de pelo menos um smartphone dobrável por ano.
Android 12L nasceu a pedido da Samsung
Na prática, se a equipa da Google se comprometesse com a criação de uma versão especial do Android dedicada a dispositivos dobráveis, ao mesmo tempo a Samsung precisava de garantir que esse tipo de dispositivo tivesse impulso suficiente no mercado, e assim conseguisse intrigar cada vez mais pessoas.
A gigante coreana também fez mais do que “deveria”, lançando não um, mas até dois smartphones dobráveis todos os anos (as séries Fold e Flip), dando assim à Google a confiança para se envolver seriamente no desenvolvimento, e optimização do Android 12L.
Basicamente, pode-se dizer que o Android 12L foi “encomendado” pela Samsung e, aparentemente, a gigante coreana foi boa em farejar o negócio: segundo as previsões dos analistas, de facto, nos próximos anos o sector de smartphones dobráveis continuará a crescer.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.