Análise Xiaomi Smart Band 7 Pro
7 Fevereiro, 2023A Xiaomi é garantidamente uma das maiores fabricantes mundiais de wearables, e embora isso se deva inteiramente ao orçamento da série Mi Band, a marca chinesa agora está a dar mais alguma atenção para a categoria intermediária. A empresa lançou vários smartwatches nos últimos 12 meses, mas como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, vamos falar da Smart Band 7 Pro, que é dedicada aqueles que não querem gastar muito dinheiro num relógio, mas também não estão dispostos a abrir mão de muitas funcionalidade.
Em termos práticos, esta Smart Band 7 Pro é uma Mi Band 7 com um ecrã maior e com alguns recursos adicionais. E para tornar as coisas menos confusas, vou me referir à Mi Band 7 como o Smart Band 7 nesta análise, já que é inevitável fazer uma comparação com a mesma. E para quem não a conhece, pode ler a nossa análise da mesma aqui.
Então, o que ganhamos com a Smart Band 7 Pro? Bem, a Mi Band 7 tem um ecrã AMOLED de 1,62 polegadas, e aqui obtém um ecrã retangular mais larga, com 1,64 polegadas, que garantidamente tem muito mais qualidade. Há também uma bateria maior, com 235mAh, que dura 12 dias com carga total, GPS embutido para corrida ao ar livre e pode comprar o smartwatch em seis variantes de cor.
Dado que o Smart Band 7 Pro usa a mesma base do modelo padrão, há muitas semelhanças entre elas. Para começar, obtém os mesmos sensores de monitorização de frequência cardíaca e oxigénio no sangue, e alguns recursos, como o rastreamento do sono, são idênticos. Também encontrará o mesmo recurso de monitorização do stresse, juntamente com exercícios respiratórios e monitorização da saúde feminina.
Há também o mesmo conjunto de modos de treino disponíveis e, com mais de 100 listados no smartwatch, é certo que encontrará o treino de sua escolha no smartwatch. E semelhante ao Smart Band 7, o Smart Band 7 Pro tem resistência à água 5ATM e liga-se ao smartphone através do Bluetooth 5.2. O principal diferencial aqui é o fato de ter um módulo GPS embutido no Smart Band 7 Pro, permitindo monitorizar corridas ao ar livre sem ter de levar consigo um smartphone.
Outra área em que os dois dispositivos são diferentes, é naturalmente no design. O Smart Band 7 Pro está disponível em seis variantes de cores, e o modelo que testei é completamente negro mas com uma estética simples e com um acabamento superior. A Xiaomi inclui uma pulseira de silicone do mesmo cor que conta com uma pequena fivela tradicional para prender a pulseira, e isso por si só já faz o modelo Pro destacar-se.
A pulseira é leve e confortável de utilizar no dia-a-dia, e tal como na Smart Band 7 é substituível, para que possa mudar a aparência do seu smartwatch. Assim como a Smart Band 7, o modelo Pro é feito de plástico, e os sensores ficam na parte de trás. É aí que encontrará o conector magnético para carregar.
No entanto, o principal motivo para escolher a Smart Band 7 Pro é o seu ecrã maior e com mais qualidade. Aqui a Xiaomi oferece um ecrã AMOLED de 1,64 polegadas com resolução de 456 x 280. Embora o tamanho do ecrã não seja muito maior que o padrão Smart Band 7, a largura adicionada significa que obtém muito mais espaço no ecrã, e isso fica evidente ao visualizar as notificações.
Uma das minhas adições favoritas é o modo Always On. Isso mesmo, o smartwatch mostrará a hora mesmo quando o ecrã estiver desligado e pode configurar uma programação para o modo entrar em ação. Não há um recurso semelhante no Smart Band 7, portanto, se precisar de um modo sempre ligado, vai mesmo ter de optar por este modelo Pro.
A interface é idêntica à que obtém num Smart Band 7, mas a largura adicionada significa que pode visualizar mais informações. Dito isso, o Smart Band 7 Pro não possui qualquer botão físico para navegação, e isso é uma omissão dolorosa, considerando o quão úteis eles tendem a ser em outros smartwatches.
A navegação na interface é fluida na sua maior parte e é fácil de começar; o smartwatch faz um ótimo trabalho espelhando as notificações no nosso pulso. Dito isso, não há notificações acionáveis aqui; vai precisar de abrir o telefone para voltar às mensagens. Na mesma nota, não há como atender chamadas no Smart Band 7 Pro, e esse também é um recurso importante que está em falta.
No uso do dia-a-dia, o Smart Band 7 Pro é tão confiável para a monitorização da condição física e atividade, como o modelo padrão e, embora não esteja no mesmo nível dos melhores smartwatches Android nesse aspeto, ainda obtém um número decente de características. O que destaca a Smart Band 7 Pro é a sua autonomia; mesmo com o modo Always One, e os recursos de monitorização de atividades ativados, terá quase sempre pelo menos uma semana de utilização entre carregamentos, que é realmente muito bom.
Veredito Final Xiaomi Smart Band 7 Pro
No geral, a Smart Band 7 Pro é uma ótima alternativa ao modelo padrão se deseja um produto que se pareça mais com um smartwatch. Ele possui um ecrã mais amplo e com mais espaço, GPS integrado, modo sempre ligado, bateria maior e um design melhor que parece um pouco mais elegante.
Considerando que a diferença de preço entre ambos é de cerca de 40 euros, e como tal, este modelo Pro é uma recomendação fácil.
A minha nota para a Xiaomi Smart Band 7 Pro é:
O produto foi-nos gentilmente disponibilizado pela Xiaomi para que a realização desta análise fosse possivel de realizar.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.