Análise Xiaomi Pad 6: Ótima relação de qualidade e preço

Análise Xiaomi Pad 6: Ótima relação de qualidade e preço

3 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Os tablet Android já estiveram em vias de extinção, e a pandemia ressuscitou os mesmo. Contudo, as opções de alta qualidade costumam ser caras, enquanto as opções económicas carecem de recursos significativos. O que é necessário é um tablet de gama média que encontre um equilíbrio, fornecendo todas as funcionalidades que se espera de um tablet sem gastar muito dinheiro.

Até agora, o iPad tem sido a força dominante nos segmentos intermediário e superior. No entanto, em maio foi anunciado um novo concorrente que tem potencial para desafiar o tablet básico da Apple, o Xiaomi Pad 6.

Para quem quer um tablet Android, não há muitas opções. A Xiaomi tentou mudar isso anteriormente com o Pad 5. Agora com o Pad 6, a empresa pretende aproveitar o que conseguiu e ofereceu com o Pad 5. Uma das grandes vantagens do Xiaomi Pad 6, que chegou a Portugal no passado mês de julho, é o suporte para acessórios como o teclado e caneta inteligente, que expandem a funcionalidade do tablet além dos fins de entretenimento.

E como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é destinada à nossa análise ao Xiaomi Pad 6, um equipamento que utilizei durante algumas semanas, e que confesso ter fica continuamente impressionado.

Xiaomi Pad 6

O Xiaomi Pad 6 tem algumas atualizações de design percetíveis em comparação com o Pad 5. Uma coisa que se destaca imediatamente é a qualidade de construção, que aqui foi melhorada. Ao contrário do Pad 5, que tinha uma parte traseira de plástico, o Pad 6 vem com um corpo elegante todo em metal. Isso não apenas adiciona um toque premium ao dispositivo, mas também aumenta a sua durabilidade geral. Além disso, atrai menos impressões digitais em comparação com um painel de plástico. Por outras palavras, mantê-lo brilhante e limpo é mais fácil.

Apesar da construção metálica, o Xiaomi Pad 6 é mais leve e fino. Pessoalmente, achei isso fantástico porque poderia facilmente carregar o tablet, juntamente com todos os seus acessórios, na mochila, sem sentir o seu peso.

A aparência do Xiaomi Pad 6 também mudou, tudo graças ao seu novo módulo de câmara. A Xiaomi inspirou-se no seu telefone topo de gama, o Xiaomi 13, e utilizou um módulo de câmara semelhante neste seu tablet. No entanto, é importante observar que apenas o design e a aparência são iguais. O hardware da câmara é, obviamente, diferente, já que o tablet conta apenas com um sensor na parte traseira.

[quads id=RndAds]

O Xiaomi Pad 6, tal como o seu antecessor, não possui um leitor de impressão digital montado na lateral e um fone de ouvido de 3,5 mm. Do lado positivo, temos uma porta USB Type-C na parte inferior, que suporta o padrão USB 3.2. Alem disso, ele suporta saída de vídeo para um monitor 4K, permitindo aos utilizadores ligar o tablet a um ecrãs externo, como uma TV 4K ou um monitor 4K. Ou seja, pode reproduzir algum vídeo no Xiaomi Pad 6, liga-lo a uma TV e curtir o vídeo no grande ecrã.

Não é que o ecrã deste Xiaomi Pad 6 seja má ou tenha algum problema. Estamos a falar de um painel de 11 polegadas e, comparado ao que a Xiaomi colocou no Pad 5, o novo tablet tem taxa de atualização mais rápida e melhor resolução, já que temos uma taxa de atualização adaptativa de até 144Hz, o que significa que pode ajustar-se automaticamente entre 30 Hz e 144 Hz dependendo do que está a assistir. Pode optar pelas configurações de taxa de atualização padrão ou definir manualmente a taxa de atualização para 144 Hz. Se configurar o tablet para a taxa de atualização mais alta, a autonomia tende a descer, pelo que a nossa sugestão é manter a taxa adaptativa.

O tablet tem uma resolução de 2,8K, o que significa que contém muitos pixeis (2.880×1.800 pixeis). Essa alta resolução faz com que as imagens e vídeos no tablet pareçam realmente nítidos e detalhados. Além disso, o ecrã suporta duas certificações sofisticadas chamadas HDR10 e Dolby Vision HDR. Essas certificações garantem que quando assiste a conteúdo HDR (que tem cores mais vibrantes e melhor contraste), o tablet consegue mostrá-lo da melhor forma possível. O bom hardware traduz-se num ecrã muito bom, já que adorei assistir a séries no mesmo, já que as suas cores são vivas e com o tipo certo de contraste para tornar o conteúdo atraente.

Uma desvantagem que notei no Xiaomi Pad 6 é que o seu ecrã possui um painel muito reflexivo. Isso significa que em salas bem iluminadas, ou ao utilizar o tablet ao ar livre sob a luz solar, muitas vezes vi meu próprio reflexo no ecrã. Pode distrair um pouco e atrapalhar a experiência de visualização.

Para resolver esse problema, acredito que os níveis de brilho poderiam ter sido superiores aos atuais 550 nits. Um ecrã mais brilhante teria ajudado a amenizar o problema do painel reflexivo, facilitando o uso do tablet em diversas condições de iluminação sem ser incomodado pelos reflexos. Exceto isso, a qualidade da imagem é vibrante e não tive grandes problemas ao assistir conteúdos. Ao mesmo tempo, os altifalantes do Xiaomi Pad 6, com suporte para Dolby Atmos, são movidos a graves e altos o suficiente para proporcionar uma ótima experiência de áudio.

[quads id=RndAds]

No interior do Xiaomi Pad 6 temos o Snapdragon 870. Embora desatualizado, é uma atualização do 860 que foi utilizado no Pad 5. Quando se trata de software, o Xiaomi Pad 6 executa o MIUI 14 for Pad, que é baseado em Android 13. Isso significa que o tablet usa uma versão personalizada do sistema operativo Android projetada especificamente para tablets. O software MIUI 14 for Pad é amigável e possui uma interface limpa, facilitando a navegação. Fiquei feliz por não encontrar qualquer tipo bloatware neste tablet. Além disso, vem com uma variedade de recursos úteis que podem aumentar a produtividade e a personalização.

Em termos práticos, este Xiaomi Pad 6 tem um desempenho impressionante, mesmo em testes de benchmark. Para testar, joguei Asphalt 9, PUBG Mobile e muitos outros jogos, durante várias horas, e fiquei agradavelmente surpreso ao ver que ele não superaqueceu nem teve perdas de desempenho.

Vamos falar sobre o desempenho da câmara do Xiaomi Pad 6. Devo admitir que fiquei agradavelmente surpreso com o seu sensor de 13MP. No passado, encontrei câmaras frontais e traseiras bastante medíocres em tablets Android, mas a câmara deste Xiaomi Pad 6 superou minhas expectativas.

Ao capturar imagens à luz do dia, os resultados foram impressionantes. As fotos ficaram nítidas e detalhadas, mostrando a capacidade do tablet de capturar detalhes finos. Até as imagens internas eram decentes, mostrando que a câmara pode lidar muito bem com diferentes condições de iluminação.

Quanto à câmara frontal de 8MP, ela fez um trabalho louvável, principalmente durante videochamadas ou reuniões.

Xiaomi Pad 6
[quads id=RndAds]

Dentro do tablet temos uma bateria de 8840mAh, que vem acompanhado por um carregador rápido de 33W. A Xiaomi afirma que o dispositivo pode durar até dois dias com uma única carga. E posso confirmar que essa afirmação é precisa.

Com meu uso moderado, com cerca de 3 horas por dia, o Xiaomi Pad 6 durou impressionantemente mais de dois dias com uma única carga. Consegui realizar minhas tarefas diárias sem me preocupar em ficar sem bateria. E quando usei o tablet minimamente, fiquei surpreso ao descobrir que ele ainda tinha cerca de 20% de bateria restante depois de uma semana inteira.

Quando é preciso recarregar, o mesmo leva aproximadamente 1,5 horas para chegar dos 15 aos 100%.

Veredito Final Xiaomi Pad 6

O Xiaomi Pad 6 oferece uma experiência versátil e rica em recursos para um tablet Android de gama média. Ele destaca-se em áreas como design, ecrã, desempenho, autonomia e desempenho da câmara, tornando-o um forte concorrente na sua faixa de preço.

Embora possa ter algumas pequenas desvantagens, é uma escolha atraente para quem procura um tablet completo e acessível e com preço abaixo dos 400 euros. Como tal, a nossa nota para este Xiaomi Pad 6 é:

Este Xiaomi Pad 6 foi-nos gentilmente disponibilizado pela Xiaomi Portugal para que a realização desta análise fosse possivel. Se quiser, pode aceder à página oficial do mesmo aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.