Análise Vivo V23 5G: Quem pediu um bom smartphone para as redes sociais?

Análise Vivo V23 5G: Quem pediu um bom smartphone para as redes sociais?

1 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Anunciado no passado mês de Janeiro, o Vivo V23 5G é um dos smartphones de gama média da fabricante Chinesa que está oficialmente a operar no mercado nacional desde o passado mês de Maio. Só agora tivemos oportunidade de o testar, e agora, 3 semanas depois dele ter sido utilizado como sendo o meu telefone principal, chegou o momento de revelar a análise um pouco mais detalhada.

E ainda antes de falar especificamente deste Vivo V23 5G, gostava de vos dar a minha impressão sobre esta fabricante. Confesso que não tinha grandes expectativas sobre a mesma, no entanto, não podia estar mais enganado sobre a mesma. Este é o terceiro smartphone que testo da empresa, o primeiro foi o Vivo Y76 5G (análise aqui), um equipamento de gama média, que não se destaca da concorrência, e o segundo foi o Vivo X80 Pro (análise aqui), aquele que para mim é atualmente o melhor smartphone Android no mercado.

E como se sai este Vivo V23 5G? É um telefone de gama média em que o seu grande destaque é a sua secção fotográfica, mas conta com outros bons argumentos... inclusive o facto dele mudar de cor. Isso mesmo, a Vivo gosta de experimentar o design e as cores da parte traseira dos seus smartphones. E fique já a saber que gostei muito do design do Vivo V23, com um painel traseiro texturizado e de uma pegadas realmente confortável. Se criar belos smartphones é uma arte, então a vivo deve estar entre as melhores mestres deste ofício.

Quando peguei o Vivo V23 pela primeira vez, notei imediatamente que era um pouco diferente de outros equipamentos. Com margens ultrafinas feita de alumínio aeroespacial com cantos arredondados, o que proporciona uma aderência confortável. Mas o que realmente parecia mágico foi a mudança de cor da sua parte traseira. As cores básicas são Sunshine Gold e Stardust Black, mas a variante Sunshine Gold, que foi a variante que recebi para testes, tem o seu próprio truque na forma de um painel traseiro de vidro que muda de cor. Quando exposto à luz solar ou à radiação UV, o painel adquire um impressionante gradiente azul-esverdeado que desaparece gradualmente à medida que se afasta da fonte de luz.

Tudo isso é possível graças ao uso do processo Flourite AG. Além disso, o dispositivo conta com um acabamento aveludado macio na parte traseira, que é realmente muito confortável de segurar na mão e praticamente não absorve as impressões digitais.

Na traseira temos um módulo com um conjunto de câmaras que foi colocado na parte superior esquerda e é o que define o padrão para o design de smartphones de gama média. A ilha da câmara é muito impressionante com as suas bordas de cobre e lentes dispostas verticalmente, enquanto o flash LED está localizado próximo dos mesmos. Tudo está muito bem arrumado, e projeta-se um pouco acima da superfície do chassi. Como tal, uma capa protetora de silicone, que está presente na caixa, deverá ser utilizada para evitar riscos nas lentes.

A parte traseira que muda de cor é o recurso mais atraente do dispositivo e, durante os testes, usei o smartphone principalmente sem qualquer capa porque queria mostrar esse recurso fascinante a todos os meus amigos e conhecidos.

O Vivo V23 5G possui um ecrã plano AMOLED de 6,44 polegadas com a resolução FullHD+, com 2400×1080 pixeis e taxa de refrescamento de 90Hz e suporte para HDR10+. Ele está protegido pelo vidro Schott Xensation Up, que se diz ser mais forte que o vidro de segurança comum e é capaz de resistir a uma queda de duas vezes a altura do que os seus homólogos.

As suas molduras são estreitas, o que ajuda a reduzir o tamanho do telefone e também torna a visualização de vídeos mais emocionante. A proporção da área do ecrã para o corpo é de 91,4%. Na parte superior pode ver um entalhe que conta com duas câmaras selfie.

Em termos práticos, o ecrã em si é bom, com cores brilhantes, bons ângulos de visão e uma cor preta profunda. Assistir a vídeos, ver fotografias e jogar, os jogos que dão (mas já lá vamos) é uma alegria.

A Vivo decidiu colocar um sensor de impressão digital no próprio ecrã, e definitivamente não terá qualquer reclamação sobre a sua utilização. O scanner em si está localizado a uma altura conveniente, o desbloqueio ocorre quase instantaneamente, e sem problemas.

O vivo V23 5G possui apenas um altifalante, mas que é bastante alto, então não há reclamações sobre o som, mas um altifalante estéreo seria melhor opção.

Se por fora o Vivo V23 5G convence, como será por dentro? Fique já a saber que ele está equipado com um processador da Mediatek, o Dimension 920. Trata-se de um chip octa-core gravado no processo de 6nm que pode operar no máximo a 2,5Ghz e para os gráficos conta com o GPU ARM Mali G68. O smartphone suporta conectividade Dual 5G Standby e VoNR. A variante que recebi para testes conta com 12GB de RAM e 256GB de armazenamento interno, que é a variante mais potente deste modelo.

Sem ser um cavalo de corrida, este MediaTek Dimension 920 é um chip confiável. Com os 12GB RAM (+ 4GB de memoria RAM Virtual) tudo flui muito bem. Podemos ter muitas aplicações abertas em simultâneo, que em momento algum o equipamento ressentiu-se com falta de desempenho.

Este Chip é capaz de executar quase todos os jogos para smartphone sem problemas, então se é um gamer, o vivo V23 5G não o vai desanimar. Por exemplo, no Genshin Impact, o jogo funciona sem problemas quando as configurações gráficas estão no modo balanceado ou no modo de desempenho nas configurações máximas, mas, como esperado, o desempenho cai se os modos de economia de bateria estiverem ativados. A qualidade gráfica máxima no Call of Duty Mobile é média e a taxa de frames para teste é definida num nível muito alto. A jogabilidade foi tão suave como no Genshin, e mais impressionante, é que em momento algum senti a temperatura do equipamento excessivamente alta. Durante os jogos, o smartphone permaneceu quente durante a grande parte do tempo, mas nada fora do normal. Resumindo, em geral não deve ter problemas para jogar ou efetuar qualquer tarefa da vida quotidiana com este smartphone.

Vivo V23 5G

E se a sua curiosidade era relativamente à sua secção fotográfica, então chegou o momento de abordar esse tema. O Vivo V23 5G vem com uma câmara principal de 64MP, um sensor ultra grande angular de 8MP e um sensor macro de 2MP. Na frente temos dois sensores, em que o primeiro é um sensor JNV ISOCELL 3 de 50MP e o segundo é um sensor ultra grande angular de 8MP com um ângulo de visão de 105°. Temos também um flash Dual-Tone Spotlight, que é essencialmente duas lanternas de LED em ambos os lados da câmara selfie (ver na imagem abaixo).

Como resultado, temos aqui a melhor opção para capturar memórias agradáveis ​​com os mínimos detalhes e excelente resolução. Tal como já tinha revelado no inicio desta análise, o Vivo V23 5G é um smartphone orientado para a câmara, embora eu o considere um smartphone orientado para a selfie.

A lanterna LED dupla no painel frontal do vivo V23 5G é útil para tirar selfies à noite. Dependendo do ambiente, pode escolher uma das três opções de iluminação: branco frio, padrão e amarelo quente. A qualidade da fotografia de retrato é impressionante, as fotos saem com um tom de pele natural sem embelezamento excessivo. Na minha opinião, o vivo V23 5G oferece a melhor câmara selfie no mercado de smartphones de gama média. E se o seu foco são as redes sociais, então encontrou aqui a solução perfeita, já que ele chega a oferecer melhores resultados que a grande maioria dos topos de gama.

A sua câmara principal de 64MP faz fotos de 16MP. A câmara funciona muito bem em locais com boa iluminação, e aí apresenta imagens com qualidade excelente, as cores muito agradáveis. A faixa dinâmica é boa, assim como o nível de detalhe. As fotos internas também são decentes, apesar de algumas imagens parecerem superprocessadas, mas ainda assim temos bons detalhes e saturação de cores.

A qualidade das imagens que a câmara ultra grande angular produz varia de média a boa, dependendo da iluminação. No entanto, é sempre suficiente para as redes sociais. Com pouca luz, as imagens também são bastante boas, com pouco ruído e artefactos, e conseguimos obter bons detalhes e cores.

Poucos minutos depois de ter o equipamento na mão vai perceber que ele é focado na câmara, e é bom naquilo que faz. O vivo V23 5G possui todos os recursos necessários para impressioná-lo com fotos de alta qualidade. Possui flash LED duplo, HDR, zoom digital, panorama, câmara lenta e modo EIS. Em geral, se é o tipo de pessoa que gosta de tirar fotos, tirar muitas selfies ou até mesmo usar a câmara frontal para gravar vídeos, então o vivo V23 5G é perfeito para si.

As câmaras frontais e traseira podem gravar vídeo 1080p a 30 frames por segundo e 4K a 30 frames por segundo. A qualidade do vídeo é muito decente, considerando que estamos perante um equipamento de gama média. Em suma, tenho a certeza de que não ficará desapontado com as capacidades fotográficas deste Vivo V23 5G.

O sistema operativo é um elemento muito importante para os smartphones, e neste Vivo V23 5G temos o Funtouch OS 12, que é baseado no Android 12. E até aqui temos boas noticias, já que recentemente a empresa anunciou o Funtouch OS 13, que é baseado no Android 13, e que chegará a este equipamento ainda durante este ano de 2022, mas sobre isso, pode ler isto.

Trata-se de um sistema operativo muito simples de utilizar, e acima de tudo muito intuitivo. Ele conta com algumas funcionalidades da própria Vivo, que lhe dão um toque mais pessoal. Por exemplo, quando se joga, uma janela pop-up semitransparente é mostrada na parte superior do ecrã para chamadas. Aceitar uma chamada fará com que um pequeno retângulo verde apareça e desapareça rapidamente. Se rejeitá-lo, receberá apenas a notificação de que teve uma chamada perdida.

Apesar do fato de a vivo ter feito um ótimo trabalho com a sua interface, continuo a ser muito critico à forma com a empresa (como muitas outras) continuam a enviar equipamentos com uma quantidade muito considerável de aplicações pré-instaladas. O vivo V23 5G vem com muito "lixo" como Themes, Vivo.com, iManager, Moj, Josh, Hot games e Netflix. Se as aplicações da própria Vivo eu aceito e compreendo, muitas outras acho inaceitável. É verdade que podemos facilmente desinstalar essas aplicações, mas algumas não podem ser excluídas ou mesmo interrompidas. Esperemos que essa situação melhore com o Android 13.

Em relação aos patch de segurança, no momento em que esta análise está a ser escrita, ele está com os patch de Setembro de 2022, que é aceitável.

Não posso terminar esta análise sem falar da sua autonomia. O vivo V23 5G está equipado com uma bateria de 4200mAh com tecnologia FlashCharge de 44W. Com o uso intensivo do smartphone, ele consegue sobreviver um dia inteiro, incluindo algumas horas a jogar e a utilizar diversas aplicações e redes sociais em segundo plano. É claro que algumas aplicações, como a aplicação da câmara, consomem mais energia se usados ​durante muito tempo, o que afeta o consumo geral de carga. No entanto, o vivo V23 5G pode facilmente durar mais de um dia com uso médio. No geral, a autonomia é boa, e dura facilmente um dia de uso intenso, e quase dois dias com uso moderado.

Quanto ao tempo de carregamento, graças ao suporte da tecnologia vivo FlashCharge com potência de 44W, pode carregar o smartphone em mais de 50% em apenas 30 minutos, e uma carga completa leva cerca de uma hora.

Não é o melhor do mercado, e também está longe de ser o pior. Considero um valor aceitável.

Veredicto Final Vivo V23 5G

O que mudaria neste equipamento para o tornar melhor? Um sistema operativo mais limpo e talvez uma certificação contra água, como IP65 ou IP68. No entanto, de um modo geral gostei muito deste equipamento, e facilmente o recomendo a amigos ou conhecidos.

Design muito interessante, bom ecrã, boa autonomia, processador mais do que suficiente e com câmaras com qualidade acima da média para um smartphone de gama média, penso serem motivos mais do que suficientes para o considerar um bom smartphone.

No entanto, o seu preço pode ser um pouco alto, já que atualmente está no mercado com um preço a rondar os 470 euros. Ainda assim cumpre com tudo aquilo que promete, e essa é a parte que mais interessa em termos técnicos.

Como tal, a minha nota para este equipamento é:

Este Vivo V23 5G foi-nos gentilmente disponibilizado pela fabricante para que a realização desta análise fosse possivel de ser realizada. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.