Análise Uncharted: Legacy of Thieves Collection – Um bom regresso ao passado

Análise Uncharted: Legacy of Thieves Collection – Um bom regresso ao passado

26 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Uncharted está de volta, desta vez à PlayStation 5, com o Legacy of Thieves Collection, que mais não é do que o regresso dos 2 melhores jogos da franquia, o A Thief’s End, de 2016, e o The Lost Legacy de 2017.

No entanto, e como era de esperar, muitas melhorias foram feitas, e principalmente a disponibilização do jogo em alta resolução e uma taxa de frames mais alta, para aproveitar as capacidades da consola de ultima geração da Sony.

Nos últimos anos a Naughty Dog criou alguns dos jogos que definem o cenário moderno de acção/aventura, e as suas duas franquias durante esse período, Uncharted e The Last of Us, estabeleceram o padrão para um certo tipo de experiência dentro do género: jogos de tiros em terceira pessoa e que são baseados numa narrativa cinematográfica. E este estúdio é sem sombra de duvida um dos mais importantes dos PlayStation Studios.

Os A Thief’s End, e The Lost Legacy, não foram os primeiros jogos da Naughty Dog a serem remasterizados com uma taxa de frames mais alta para uma nova plataforma. No entanto, este Legacy of Thieves Collection, marca a primeira vez que qualquer jogo desta franquia pode ser jogado a 120fps. Obviamente, para isso implica algumas trocas visuais, já que a sua resolução tem de ficar limitada a 1080p… que era a resolução base da PlayStation 4, e por isso, pessoalmente prefiro resolução mais alta, e sacrificar um pouco a taxa de frames.

UNCHARTED

Nos últimos dias tenho dedicado algumas horas para jogar este Legacy of Thieves Collection na PlayStation 5, e o meu modo preferido é o modo Fidelity, que limita o jogo a 30fps mas com a resolução 4K. Mas temos ainda a possibilidade de activar o modo Performance, que executa o jogo a 60fps na resolução 1440p. O elemento mais impressionante dos gráficos remasterizados é que, até onde eu sei, os únicos sacrifícios na qualidade da imagem quando muda os modos de Fidelity para Performance para Performance Plus vêm nas áreas de qualidade de textura e definição de sombra. Folhagem, prédios, pessoas e sombras parecerão mais difusos à medida que aumenta a taxa de frames, mas isso pode simplesmente resultar da diminuição correspondente na resolução.

Mas confesso que utilizo o modo Fidelity porque não tenho qualquer televisor, ou monitor, que suportem a taxa de refrescamento de 120Hz (para poder fazer os 120fps). No entanto, com este modo temos melhor qualidade de imagem, e quando jogamos em grande ecrãs, como por exemplo em televisões com mais de 50 polegadas, isso nota-se bem. Agora, se tiver um ecrã com 120Hz, não perca o modo Perfomance Plus, nem que seja para testar… porque 120 fotograma por segundo é muito bom, e torna o jogo mito mais fluido.

Para quem joga, ou jogou, Uncharted 4 na PlayStation 4, está muito consciente que ele conta com tempos de carregamento muito longos. Carregar um save dá tempo e ir fazer um xixi e voltar… e é aqui que o jogo ganha nova vida. Com a PlayStation 5 este Legacy of Thieves Collection não tem tempos de carregamento… é tudo instantâneo, um save carrega em 1 segundo, e alternar entre os jogos presentes neste pacote, demora cerca de 10 segundo. Algo verdadeiramente fantástico. E já que falei de saves, fica a saber que podes carregar os teus antigos saves (da PS4) neste novo jogo para a PS5. Depois de instalar este Uncharted: Legacy of Thieves Collection, quando o carreguei pela primeira vez, ele detectou os meus saves do Uncharted 4, tudo porque os mesmos estavam gravados pelo PlayStation Plus.

[quads id=RndAds]

Veredicto Final Uncharted: Legacy of Thieves Collection

Se nunca jogou qualquer jogo da saga Uncharted, o Legacy of Thieves Collection é garantidamente a melhor forma de se iniciar neste mundo. Este é também um excelente jogo para todos aqueles que gostam de jogos single-player, já que ele não conta com qualquer modo multi-player. Ora boa noticia é que ele é totalmente em Português, o que certamente será benéfico para todos aqueles que não gostam/percebem inglês.

Gostei muito do jogo, e certamente o continuarei a jogar nas próximas semanas, até que o termine. Ele será lançado em exclusivo na PlayStation 5 no próximo dia 28 de Janeiro, e em algum momento durante este ano e 2022 nos PCs com Windows.

A nossa nota para este jogo é (4 em 5 possíveis):

Esta análise foi realizada porque gentilmente a PlayStation Portugal nos forneceu uma cópia.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.