Análise Trust Zoxa GXT 609: Colunas RGB de baixo custo

Análise Trust Zoxa GXT 609: Colunas RGB de baixo custo

3 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é dedicado à nossa análise a um par de colunas de baixo custo da Trust, as Zoxa GXT 609, que dá para ser utilizada num laptop, num desktop, ou em qualquer outro dispositivo que possua uma porta de 3,5mm.

Estamos perante um dispositivo que custa actualmente cerca de 30 euros, pelo que termos de ter em consideração que não pode ser comparado com outros produtos que chegam a custar o dobro, ou mesmo o triplo do seu valor. No entanto, estas Trust Zoxa GXT 609 tem alguns argumentos muito válidos.

Primeiro, em termos de design e acabamento, a Trust fez um belo interessante com as Zoxa GXT 609. Com linhas simples, e com bom acabamento, estas colunas contam com um sistema de iluminação na parte frontal que certamente vai agradar aos fãs do modding, que pode ser desligado se não gostar do mesmo. Existe uma área na parte superior onde poderá carregar para mudar o tipo de iluminação, ou simplesmente utilizando um dos seus botões frontais para a desligar.

Os altifalantes deste produto estão escondidos atrás de uma grade metálica na cor preta (que é a mesma em todo o produto), e que prometem 12W de potencia de pico. Numa das colunas, a do lado direito, temos três pequenos botões retroiluminados que servem para ajustar o seu volume. Ou seja, não temos qualquer botão para desligar as colunas, já que o seu terceiro botão, que podemos ver nas imagens abaixo, serve apenas para desligar a iluminação RGB das mesmas.

Em termos de instalação, e utilização, estamos perante um produto realmente muito simples. Não precisa de qualquer tomada para alimentar estas colunas, já que ela é alimentada através de uma porta USB, e a sua linha de entrada é um jack de 3,5mm que está presente na grande maioria dos computadores. Basta ligar as duas fichas, e o produto está pronto a utilizar, simples não? Mais simples era difícil.

Em termos de qualidade sonora, e tal como já tinha revelado, são no total 12W, o que significa que cada driver conta com 6W, mas no total temos 6W RMS. Apesar de na teoria elas contarem com a mesma potencia que aquela que é disponibilizada pela soundbar GXT 619, que fizemos recentemente a nossa análise e que podem consultar aqui, o som destas colunas é garantidamente muito mais interessante. Mesmo puxando um pouco pelas mesmas, elas disponibilizam um som envolvente e com graves bem presentes, não tão presentes como num sistema 2.1, que inclui um subwoofer, mas com som realmente muito interessante.

Isso significa que tanto para ouvir musica, como para jogos estas colunas comportam-se muito bom, fornecendo uma boa qualidade de som. O som aparenta ser equilibrado, e com boa presença de agudos, médios e graves, e mesmo levantado o seu som, nunca fica com o som metálico muito característico nos produtos nesta faixa de preço.

Veredicto Final Trust Zoxa GXT 609

De um modo geral gostei destas Trust Zoxa GXT 609, o seu design simples com a iluminação RGB cria um ambiente acolhedor. O facto de ser plug & play é outro ponto muito interessante, já que ninguém terá grande dificuldades em instalar este produto.

No entanto, existem alguns pontos menos positivos, e desde logo a começar pelo facto de termos de usar obrigatoriamente uma porta USB para a sua alimentação. O outro ponto que considero menos positivo é o facto dele não incorporar qualquer equalizador, o que nos obriga a que tudo seja feito através do software do nosso sistema operativo.

Se quiser visitar a página oficial do produto, basta aceder aqui, e a minha nota para o mesmo é:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.