Análise Trust Redex: Quem disse que um bom rato gaming tem de ser caro?

Análise Trust Redex: Quem disse que um bom rato gaming tem de ser caro?

25 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Normalmente quando falamos em periféricos gaming, estamos a falar de algo que custa muito dinheiro, e nas ratos essa situação não é muito diferente. Não é incomum encontrar ratos gaming a custar acima dos 100 euros, e basta uma pesquisa na Google para verificar essa situação. É por isso que empresas como a Trust podem fazer diferença no mercado.

Recentemente a empresa anunciou o novo Trust Redex (GXT 980), que mais não é do que um rato gaming sem fio que promete aquilo que um jogador necessita: precisão e fiabilidade. No entanto, ele não é exclusivo para os jogadores, já que pode ser utilizado por qualquer pessoa.

E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é referente à análise do Trust Redex, um dispositivo que já estou a utilizar há algum tempo. Em termos de design, ele é muito semelhante a muitos ratos gaming sem fio actualmente no mercado, com dois botões à esquerda, mesmo na posição do nosso dedo polegar.

Apesar de eu não ser um jogador nato, já que apenas o faço ocasionalmente, posso afirmar que este rato adapta-se muito bem à palma da minha mão. Estamos perante um rato com as dimensões adequadas (nem grande nem pequeno), com um formato simétrico e com um peso que vai surpreender até os mais exigentes. Com o rato na mão, sente-se que estamos perante algo robusto e muito bem acabado.

Surpreendentemente, este Trust Redex é um dos ratos mais ergonómicos que tive o prazer de utilizar. A sensação que ele nos transmite, apenas tinha sentido em ratos significativamente mais caros, de marcas concorrentes.

Na sua base temos 2 pequenos botões com funções totalmente distintas. O primeiro, que está posicionado à direita é o simples botão de alimentação, que serve para ligar e desligar e com uma posição intermédia para serve ligar a sua iluminação RGB. Já à esquerda temos outro botão que é bem mais importante, que é aquele que nos permite ajustar a taxa de polling, que aqui varia entre os 125 e os 1000Hz.

Posso-vos garantir que em 99% do tempo que utilizei o Trust Redex foi nos 1000Hz, já que essa é o padrão para os ratos gaming. Apenas utilizei as outras posições para tentar perceber a diferença, que vos posso garantir que existem. Com 125Hz sentimos um rato menos preciso e com um pouco de arrastamento. E será que isso faz sentido estar presente? Claro que sim, nem todos precisam dos 1000Hz, e esse modo consome mais energia do rato, com taxas mais baixas consegue autonomias maiores, e para quem apenas navega na Internet, não precisa dos 1000Hz.

Na parte superior temos a habitual roda de scrool, e imediatamente à atrás conta com um botão que nos permite alterar a taxa de DPIs (taxa de sensibilidade) do Trust Redex. Essa taxa pode variar dos 200 aos 10000 DPI, e com 7 níveis diferentes, que podem ser personalizados através de software. Esse software que é disponibilizado gratuitamente pela Trust (através de Download) permite ainda que crie perfis de utilização, consoante as nossas necessidades.

E se há pouco falei em autonomia, fique a saber que a Trust promete 50 horas úteis de utilização com uma única carga, que os meus testes confirmam serem reais. Quando é preciso carregar a sua bateria, temos de utilizar a sua entrada USB-C que se encontra na frente. Na caixa, este Trust Redex vem com um cabo USB-C que permite que se carregue o rato, que pode ser utilizado enquanto carrega. Alem disso, se preferir, pode utilizar permanentemente ligado ao cabo (o cabo tem 1,6m de comprimento).

Trust Redex

Veredicto Final Trust Redex

Não vos consigo falar da durabilidade deste rato, mas a Trust promete 80 milhões de cliques, que certamente não os conseguirá atingir até que decida trocar de rato.

Em termos práticos gostei muito deste Trust Redex. Desde o seu design, passando pelo seu conforto e pela sua autonomia, ele certamente não o vai desanimar. A fabricante fez um excelente trabalho com este produto que actualmente custa menos de 40 euros, e que o seu semelhante em outras marcas, custa facilmente mais de uma centena de euros.

Como tal, a minha nota para o Trust Redex é:

Este produto foi-nos cedido pela Trust para que fosse possivel a realização desta review.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.