Análise Trust GXT 323 Carus: Quem disse que para ser bom tem de ser caro?

Análise Trust GXT 323 Carus: Quem disse que para ser bom tem de ser caro?

4 Maio, 2021 0 Por Joel Pinto

Como podem ter percebido pelo titulo deste artigo ele é dedicado aos fones de ouvido universais da Trust, e estou a falar dos GXT 323 Carus. Mas porque universais? Apesar de serem uns fones de ouvido para jogos, estes fones são compatíveis com praticamente todas as plataformas, como o PC, PlayStation 4 e 5, Xbox Series e Xbox One, e até mesmo para a Nintendo Switch e smartphone.

Apesar de contar com o nome "Carus" na realidade eles não são nada caros, já que o seu preço é um dos pontos mais fortes destes fones de ouvido. Uma rápida pesquisa no Google, e vemos que o seu preço está abaixo dos 40 euros, que a meu ver é um excelente preço, tendo em conta aquilo que têm para oferecer.

Trata-se de um fone de ouvido fechado com um design bastante tradicional, e com um acabamento em preto fosco que confesso que é muito do meu agrado. No fone de ouvido, você obtém uma roda de rolagem simples para volume e um botão para silenciar o microfone, ambos no fone esquerdo. O microfone não se solta, mas dobra-se facilmente para quando não está em uso, e é flexível o suficiente para ficar numa boa posição em frente da boca.

Trata-se de um dispositivo muito leve e bastante confortável. O acolchoamento dos protectores auriculares é espesso e macio e proporciona um óptimo ajuste à volta das orelhas. Resumindo, conta com um design tradicional com um ajuste simples para cada fone de ouvido (para cima e para baixo) e sem movimento horizontal.

O GXT 323 é universal e pode-se ligar a qualquer dispositivo que conta com uma entrada de fone de ouvido, de 3,5 mm. Para o PC temos o habitual cabo divisor (incluído na embalagem) para a entrada de microfone e saída de fone de ouvido separadas. Ele vem com um cabo extensor, de 3,5 mm, já que o cabo dos próprios fones é muito curto. Com este extensor, temos o tamanho que me parece ser suficiente para a grande maioria das utilizações.

Em termos de qualidade do som, é o que já esperávamos, ou seja básica mas de boa qualidade. Não há suporte de som surround virtual sofisticado, mas temos bons graves para sentir as explosões, e um som bem nítido com muitos detalhes. O microfone não soa tão bem e não conta com cancelamento de ruído, mas é perfeitamente adequado para chat em grupo.

Trust GXT 323 Carus

Tal como já tinha referido, o microfone é fixo permanentemente ao fone de ouvido, o que não é muito elegante se quiser utilizar estes fones de ouvido na rua. No entanto, a música soa muito bem com eles, mas pessoalmente, eu nunca sairia de casa com uns fones de ouvido com microfone incorporado.... para mim são para uso em casa, no trabalho, ou qualquer outro local, que não em movimento.

Acho que a maior reclamação que tenho destes fones de ouvido, e talvez reclamação seja um termos forte demais, é sobre o tecido que reveste a faixa de cabeça e os protectores auriculares. Ele tem uma textura áspera, mas muito suave. Talvez algo liso, ou aveludado tivesse sido uma melhor solução. Depois de uma longa sessão, pode tornar-se irritante para a pele.

Veredicto Final Trust GXT 323 Carus

Se procura um bom headset económico, não tenho problemas em recomendar estes Trust GXT 323 Carus, com a ressalva de que terá que tirá-lo com alguma frequência para evitar que a sua pele fique irritada.

Para ser sincero, a escolha do tecido é realmente o único aspecto que considero negativo, porque por 40 euros não deverá encontrar nada realmente melhor. O som é de boa qualidade e tem muito volume, o cabo não fica todo enrolado e o seu design é realmente interessante.

A nossa nota para o dispositivo é:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.