Análise TCL MoveAudio S600: Cancelamento de ruído com bom preço

Análise TCL MoveAudio S600: Cancelamento de ruído com bom preço

22 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

O mercado de fones de ouvido está cada vez mais preenchido, e as fabricantes parecem ter percebido que os fones de ouvido verdadeiramente sem fio são algo que os utilizadores realmente gostam, e precisam. E tal como o mercado de smartphones, o mercado de fones de ouvido está a ficar muito preenchido, e existem para todos os preços, com as mais variadas especificações, e acima de tudo, com melhor ou pior qualidade.

Uma das empresas que se apercebeu deste mercado verdadeiramente interessante, foi a Chinesa TCL, e o seu mais recente produto são os MoveAudio S600, um produto que tenho utilizado durante as ultimas semanas, e aproveitei uma semana de férias para fazer uso mais intensivo dos mesmos. E hoje aqui fica análise sobre os mesmos.

Estes TCL MoveAudio S600 são um par de fones de ouvido verdadeiramente sem fio e que conta com o cancelamento de ruído activo (ANC). Estamos a falar de um produto que se encontra facilmente no mercado por cerca de 120 euros.

Na caixa com os fones de ouvido temos direito a cinco conjuntos de protectores de ouvido para um ajuste mais personalizado, um estojo de carregamento sem fio e um cabo USB-C.

MoveAudio S600

Em termos de design, este TCL MoveAudio S600 conta com a já habitual haste que naturalmente tem algumas semelhanças com os AirPods. No entanto, o design do TCL apresenta algumas mudanças ​​que são melhorias se comparado com os fones da Apple.

O TCL MoveAudio S600 conta um ângulo diferente entre a haste e o fone que nos ajuda a encaixar melhor o fone no ouvido. Isso permite que façamos desporto, como corrida, bicicleta, e ele não caia dos ouvidos. Alem disso, eles contam com a certificação IP54, que lhe confere protecção contra poeira e água. Isso significa que vão resistir facilmente ao suor ou respingos, mas atenção que não devem ser submersos. O seu estojo de carregamento sem fio não tem certificação IP, portanto, deve mantê-lo livre de qualquer exposição à água.

MoveAudio S600

O seu estojo de carregamento conta com fecho magnético, que se mantém fechado de forma segura e sólida, de modo que uma queda do mesmo não fará com que os fones de ouvido saltem. Do ponto de vista funcional, gosto muito do design destes TCL MoveAudio S600, mas admito que gostava mais que eles tivessem um acabamento fosco.

Em termos de funcionalidade, estes TCL MoveAudio S600 usam controlos touch em ambos os fones de ouvido, utilizando toques e pressionamentos para os seus vários comandos. Por padrão, o fone de ouvido esquerdo acciona o assistente digital (Google / Siri) pressionando e segurando, um único toque acciona o Google Assistente e um toque duplo permite que ouça as notificações. O fone de ouvido direito é configurado para alternar entre cancelamento de ruído e transparência ao pressioná-lo e mantê-lo pressionado por três segundos. Um único toque irá reproduzir / pausar o áudio, um toque duplo irá saltar para a próxima música e um toque triplo irá voltar para a música anterior.

Os controlos são personalizáveis ​​na aplicação TCL Connect (aqui), mas os controlos touch estão entre os melhores que usei em quaisquer fones de ouvido. Mesmo um leve toque, ou pressionamento, vai accionar o comando apropriado, o que é óptimo porque ter de bater forte em algo no ouvido acaba por criar desconforto.

O TCL MoveAudio S600 também conta com detecção de ouvido, ou seja, ele irá pausar a música que está a ouvir se remover um, ou ambos, os fones de ouvido. Voltar a colocar o fone, ira automaticamente começar a tocar novamente.

E se há ponto onde não esperara qualquer milagre, era no seu cancelamento de ruído, mas confesso que me surpreendeu muito, e pela positiva. A TCL fez um bom trabalho com este ANC híbrido que usa os microfones internos e externos para cancelar o ruído externo, e por algo que custa 120 euros…. Woow.

Na praia, com barulho das ondas, e das pessoas que estavam à minha volta, o TCL MoveAudio S600 eliminou quase por completo esses sons, na sua configuração baixa e média, mesmo não estando a reproduzir qualquer áudio. Obviamente não eliminou completamente os sons, mas reduziu significativamente. No entanto, ligando o Spotify, fiquei completamente isolado do som exterior.

No entanto, se tiver a utilizar os fones de ouvido e mesmo assim quiser ouvir o que se passa à sua volta, pode desactivar o ANC, ou pode activar o modo de transparência. O primeiro deixará o ANC passivo, que é criado pelos fones de ouvido e as pontas de silicone, enquanto o último aumentará ligeiramente o ruído externo com os microfones.

Em termos de qualidade de som, posso garantir que eles contam com um som equilibrado, e ideial para quem gosta de ouvir vários estilos de musica. No entanto, não espere baixos muito fortes. E embora isso seja compreensivelmente um obstáculo para alguns, o desempenho de áudio é excelente, então dependerá muito das suas preferências de audição.

MoveAudio S600

Embora não possa comparar a qualidade de áudio destes MoveAudio S600 com aquela que é disponibilizada por alguns dos fones de ouvido sem fio mais caros, ou dos melhores fones de ouvido sem fio (e que custam o dobro), posso garantir que para um par de fones de ouvido sem fio que custam 100 e poucos euros, eles são realmente excelentes.

Nas chamadas telefónicas, estes foram os fones com as chamadas mais limpas de todos os fones de ouvido que usei nos últimos meses. Nunca tive qualquer queixa dos mesmos, seja em relação à recepção, como para a transmissão. Os fones de ouvido possuem seis microfones usados ​​para cancelamento de ruído activo, então não deve ser uma surpresa que eles funcionam bem para chamadas.

Em relação à sua autonomia, a TCL fala em vida da bateria de cerca de 6,2 horas com ANC ligado. Eu confesso que não consegui obter esse valor, e pouco mais de 5 horas e meia, e já estava sem bateria. A acreditar na TCL, desligar o ANC deve fornecer até oito horas de autonomia, e acredito que seja mais ou menos isso que se consiga, mas prefiro utilizar os mesmos com ANC ligado, já que esse é realmente sua mais valia.

O estojo de carregamento recarregará os fones de ouvido três vezes, portanto, se estiver totalmente carregado, terá, em teoria, 32 horas de áudio com o ANC desligado, ou cerca de 24 horas com ANC. Mais uma vez, e sempre utilizando o ANC, consegui perto de 18 horas, que a meu ver é excelente.

Quando o estojo já não conta com bateria, ele leva cerca de duas horas a carregar através da sua porta USB-C, mas com apenas 10 minutos no carregador conseguimos cerca de 1 horas de utilização. O seu carregamento sem fio é muito mais lento, e pode levar o dobro do tempo para carregar completamente. No entanto, pode ser vantajoso para aqueles que têm um telefone com carregamento reverso sem fio, já que poderão carregar os fones quando estão fora de casa.

Não posso terminar a minha análise sem falar da sua conectividade, já que eles usam ligação Bluetooth 5.0, ou seja, permite que se afaste até cerca de 10 metros do dispositivo. Dentro de casa afastei-me diversas vezes do meu smartphone enquanto ouvia musica, ou em chamadas, e não tive qualquer problema.

Veredicto final TCL MoveAudio S600

Estamos perante um excelente produto lançado pela TCL. Um par de fones de ouvido com boa duração da bateria, ANC surpreendentemente eficaz e controlos confiáveis ​​tornam-no numa opção de destaque quando comparado com outros dispositivos mais caros.

Os unicos pontos que tenho a apontar, é no seu acabamento, já que eles não se parecem premium ao olhar, e a TCL podia ter cuidado mais do seu acabamento. E tal como revelei anteriormente, um acabamento fosco podia resolver o problema. E o outro ponto, é nos seus sons graves, que apesar de não estarem ausentes, pedia-se um pouco mais. De resto, excelente.

Como tal, a nossa nota para este dispositivos é um 4 de 5 estrelas possíveis.