Análise TCL 20 Pro 5G: E os topos de gama ali tão perto

Análise TCL 20 Pro 5G: E os topos de gama ali tão perto

21 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Anunciado em Abril deste ano, o TCL 20 Pro 5G é o mais recente topo de gama da TCL, o sucessor natural do já nosso bem conhecido TCL 10 Pro, um excelente equipamento, com um bom argumento de custo e beneficio. Mas será que este seu sucessor consegue iguala-lo? É isso que vamos tentar perceber com esta nossa análise.

Em termos de design, este novo TCL 20 Pro 5G, não parece ser diferente do seu antecessor, e confesso que gosto muito do seu acabamento e design. Considero-o um telefone muito bonito, e essa é uma boa arma da TCL, já que os olhos são sempre os primeiros a comer. O sensores fotográficos traseiros estão ordenados numa faixa vertical encostada ao lado esquerdo, que lhe dá um toque subtil.

Este telefone de gama média com um ecrã 20:9 OLED curvo nas laterais, com 6,67 polegadas e com a resolução FullHD+, com 1080×2400 pixeis. Infelizmente ainda é um “ecrã padrão” com 60Hz, e ter disponibilizado 90Hz poderia ser uma mais valia, mas que infelizmente ainda não possui. As margens em torno deste ecrã são finas, e apenas o seu “queixo” ser ligeiramente maior. Na parte superior central do ecrã, temos um pequeno “furo” onde está alojado a câmara selfie.

TCL 20 Pro 5G

Como sempre, este ecrã conta com a tecnologia proprietária, Nxtvision 2, de segunda geração, que visa fazer imagens e vídeos padrão parecerem mais com conteúdo de alta faixa dinâmica, com pretos mais profundos e brancos mais brilhantes. Podemos escolher entre alguns perfis diferentes, com “vívido” como o padrão, ou desligá-lo completamente.

No seu interior, o TCL 20 Pro 5G chega com um chip da Qualcomm, o Snapdragon 750G 5G, que é acompanhado por 6GB de RAM. Essa combinação parece ser mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores. Durante o meus, quase um mês de testes, raramente tive gagueja, e acreditem que mesmo com tarefas mais pesadas ele sai-se muito bem. Mesmo nos jogos, este equipamento sai-se muito bem. Não é um topo de gama, mas a sua combinação de hardware parece ser suficiente para jogar alguns jogos mais pesadas, como o Call of Duty Mobile, Fortnite e até mesmo o PUBG Mobile.

Como sempre, ou quase sempre, deixa aqui a pontuação na aplicação do Antutu, para que sirva de referencia:

O TCL 20 Pro 5G conta com uma tecla inteligente personalizável, tal como tinha o TCL 10 Pro, e essa tecla pode ser mapeada para uma grande quantidade de funções, desde abrir uma aplicação específica, ou até iniciar a câmara num modo específico, como o modo noite ou retrato. E uma vez que é uma tecla personalizavel, considero muito útil, apesar que os toques acidentais na mesma acontecem mais vezes do que é esperado. É que ela está posicionada numa zona de contacto quando pegamos no dispositivo. Mas é tudo uma questão de adaptação. Eu que sou muito critico em relação aos botões dispensáveis dos smartphones, como aqueles que são dedicados ao Google Assistant, acho que aqui a TCL acrescentou um botão físico, que é realmente útil, e cada um de nós utiliza naquilo que mais lhe convém.

Uma das secções mais importantes nos dias de hoje, tem haver com a fotografia, e este TCL 20 Pro 5G cumpre muito bem com aquilo que promete. Ele conta com câmara principal de 48MP, com abertura f/1.8, com estabilização ótica de imagem, que não é frequente nos equipamentos desta faixa de preço, e é um benefício real em condições de pouca luz. Ele conta também com uma lente ultra grande angular de 16MP, uma lente macro de 2MP e um sensor de profundidade de 2MP. Já na frente, temos um sensor de 32MP.

TCL 20 Pro 5G

Este conjunto de câmaras é claramente uma mais valia para este smartphone. Fiquei agradavelmente surpreendido com o nível de detalhes nas fotos que tirei ao ar livre, e com boa iluminação, e temos ainda um aumento agressivo de nitidez, mas não me distrai muito. No entanto, ainda há espaço para melhorias, mas que acredito que podem ser feitas através de software, ou até mesmo com outras aplicações de fotografia, que não a nativa.

Cores como verdes e azuis parecem um pouco artificiais e brilhantes, e por vezes as fotos podem parecer planas e desbotadas, e algumas vezes reparei em alguns reflexos da lente nas fotos tiradas. É possível que isso seja um efeito da posição recuada das câmaras, em vez de uma saliência, que muitas vezes perturba os utilizadores mas é algo verdadeiramente útil.

O modo retrato do TCL 20 Pro 5G faz um bom trabalho em separar os objectos de um fundo desfocado, embora um número decepcionante de minhas fotos mostrasse um pequeno desfoque do objecto, mesmo com a assistência de OIS. O modo “Super Night” é um pouco perdedor. Parece reter mais detalhes em imagens com pouca luz em comparação com o modo automático padrão, mas também emprega uma forte redução de ruído. As imagens mostram um pouco de suavização não natural e podem ficar um pouco quentes demais, e pessoalmente, gosto mais de usar o modo automático para fotos com pouca luz.

Em suma, as capacidades da câmara deste TCL 20 Pro 5G são impressionantes. Existem alguns pontos positivos reais, como o OIS que nos ajuda muito a obter fotos mais estáveis, ​e sua a retenção de detalhes é boa. Se comparado com um topo de gama, não está ao mesmo nível, mas para um telefone de gama média, está um pouco acima do que é habitual.

Outro ponto interessante tem haver com a autonomia do equipamento. Aqui contamos com uma bateria de 4500mAh que conta com o suporte para o carregamento rápido de 18W… mas também tem o carregamento sem fio de 15W, algo que só costumamos encontrar nos topos de gama.

“Este TCL 20 Pro 5G é dos melhores relações de qualidade e preço que o mercado tem para oferecer”

É uma bateria mais do que suficiente para um dia de uso moderado, mas sua duração geral não parece tão robusta como poderia ser. Se é um utilizador exigente, poderá chegar ao fim do dia com a bateria a chegar aos 15%. Em suma, está dentro daquilo que o equipamento de gama média costuma oferecer, mas penso que a TCL pode fazer um pouco mais a nível de software para ampliar a sua autonomia.

E já que falamos em software, este TCL 20 Pro 5G vem com Android 11 e a TCL prometeu duas grandes actualizações do sistema operativo, ou seja, deverá ter actualizações até ao Android 13, que a meu ver é bom. No entanto, ele contará com apenas dois anos de actualizações de segurança, o que fica um pouco atrás das políticas de quatro e três anos que outras empresas estão a oferecer aos seus dispositivos.

Caso contrário, a abordagem da TCL sobre o sistema Android é boa, e no momento em que este artigo está a ser escrito, o telefone conta com os patches de segurança de Julho, que a meu ver é bom, já que apenas não conta com o mais recente, que é referente a Agosto.

A interface da TCL é altamente personalizável, mas não parece excessivamente pesada, conta com recursos úteis como uma bandeja para aplicações usadas ​​com mais frequência, que ficam no lado direito do ecrã, e a opção de reorganizar a ordem dos botões de navegação do sistema durante a configuração.

Veredicto Final TCL 20 Pro 5G

A TCL já não me consegue surpreender, mas por bons motivos, já que tenho gostado dos equipamentos que têm sido lançados pela empresa. E este TCL 20 Pro 5G não foge a isso, já que é um equipamento que adoro. Se quer ter um telefone premium sem gastar uma pequena fortuna? Então este é o ideal.

Este é o topo de gama da TCL, apesar de no papel não o ser para o mercado, mas tem muito do que os topos de gama oferecem. O seu design é excelente e o seu ecrã é brutal. O seu processador é mais do que suficiente para a grande maioria dos utilizadores, e os seus sensores fotográficos também não o vão desanimar.

TCL 20 Pro 5G

O ponto menos positivo (não é negativo) é a sua bateria. Os 4500mAh podiam ser um pouco mais “resistentes”, mas acho que é tudo uma questão de software.

Como tal, a minha nota para este equipamento, e face ao preço que a TCL pelo por ele, que são cerca de 400 euros, é a nota máxima que podemos dar:

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.