Análise SPC Jasper: Um telefone utilitário com funções de smartphone

Análise SPC Jasper: Um telefone utilitário com funções de smartphone

16 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Há sensivelmente um mês, a SPC anunciou a Jasper, feature phone que conta com algumas funções de smartphone. Alem de possuir uma ligação 4G, este smartphone conta com aplicações como o WhatsApp, Facebook, Google Maps e muitas outras. Como não podia deixar de ser, tivemos que testar este novo telefone, e este artigo de hoje é dedicado ao mesmo.

Se pensa que estamos perante um smartphone, então engana-se, já que ele não é mais do que um feature phone com algumas funções avançadas. Com os dias de hoje, em que as pessoas são incentivadas a ficar em casa, este é provavelmente o equipamento ideal para os utilizadores mais velhos, que têm alguma dificuldade de lidar com as novas tecnologias, mas que precisam de algumas aplicações para passar o tempo, ou para contactar com os seus entre queridos. E isso foi muito bem planeado pela SPC com este Jasper.

O SPC Jasper é um telefone estilo concha, já que ele se dobra, e leva o ecrã ao encontro do teclado. Ele tem um corpo de plástico, de forma rectangular com as margens arredondadas, com um tamanho muito razoável, e com 120 gramas. No lado lado esquerdo do telefone temos os botões de volume e um botão dedicada à sua lanterna.

Na parte traseira deste telefone temos um botão SOS e um altifalante, mas esta parte traseira é destacável para podermos ter acesso à bateria e para inserir o cartão SIM e o cartão de memória. Esse cartão de memoria pode ter até 32GB e serve para complementar os 4GB de memoria interna do telefone.
Já na parte inferior temos a porta micro USB, os pontos de recarregamento da bateria e a entrada para os fone de ouvido. Na tampa superior temos a sua câmera, o flash e um pequeno ecrã onde podemos ter algumas informações.

Sim, percebeu bem, este Jasper tem 2 ecrã, o pequeno, na parte externa, onde podemos ter acesso a algumas notificações, e um interno, que utilizamos para operar com o telefone. Esse ecrã interno, tem 2,8 polegadas com uma resolução de 240x320 pixeis.

Assim que abrimos o telefone, no ecrã interior passamos a ter acesso ao seu menu principal, onde basicamente temos acesso rápido para as diversas aplicações, como o Facebook, o WhatsApp, e muito mais.
Quando entramos no menu em si, os itens são mostrados com um tamanho significativo, e algo bastante útil que visa facilitar a visualização das letras e das opções do telefones por parte do utilizador. No entanto, uma vez que acedemos às diferentes secções das configurações, nem tudo tem um aspecto tão ampliado, e mesmo algumas secções podem ser complexas para lidar, principalmente por pessoas que não tenham tanto há vontade com as novas tecnologias.

E como se trata de um feature phone, não podemos esperar que a sua câmara tire fotos brilhantes, já que ele conta com uma câmara básica com 2MP, e que é suficiente para registar fotográficamente alguns momentos.
Em termos de autonomia, ele conta com uma bateria de 1600mAh, mas que são mais do que suficientes para vários dias em Standby. Com um uso simples, precisei de carregar a bateria ao 4 dia de uso, que me pareceu muito ajustado. No entanto, ao contrário dos telefones que estamos habituados, este SPC Jasper conta com uma base de carregamento, e isso facilita muito a tarefa de quem o coloca em carregamento, pois não precisa de encaixar qualquer cabo no telefone. Basta pousar o telefone na base, e está feito.

Tal como já tinha revelado, este telefone conta com suporte para as ligações 4G, mas essa não a única forma de comunicação, já que ele também conta com Wifi, Bluetooth 4.2 e GPS. E isso é muito bem vindo, já que nos permite tirar o máximo proveito das aplicações do telefone, como o Youtube, o Assistente da Google e o WhatsApp.

SPC Jasper

Análise SPC Jasper: Veredicto final

Este SPC Jasper é um excelente equipamento para os utilizadores mais idosos. O seu teclado numérico facilita a utilização do mesmo, e é um telefone simples com algumas aplicações que habitualmente só estão presentes nos smartphones. E ter o WhatsApp, o Facebook e o Google Maps é realmente uma mais valia para um feature phone.

Os botões do teclado são grandes, as cores do ecrã são vivas, o que facilita a visualização, e o seu design parece ser anti-acidente. A base de carregamento também é uma mais valia para este telefone, que assim evita acidentes com os cabos de carregamento.

 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.