Análise SPC Gravity 4 Plus: Um novo tablet de 11 polegadas

Análise SPC Gravity 4 Plus: Um novo tablet de 11 polegadas

21 Maio, 2023 0 Por Joel Pinto

No passado dia 17 de maio a fabricante SPC anunciou ao mundo os seus mais recentes produtos, dois tablet Android, o Gravity 4 e o Gravity 4 Plus. Apesar de contar com nome muito semelhante, são dois tablets distintos, e como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é destinado à nossa análise ao modelo Plus.

Na verdade já estamos a testar o Gravity 4 Plus à algumas semanas, e como tal já estamos em condições de revelar a nossa análise do mesmo. Um resumo muito resumido? É um tablet realmente muito interessante tendo em conta o preço pedido pela SPC, que são 229,90 euros.

Se comparado com o tablet que testei anteriormente, a SPC deu claramente um passo em frente, isso porque este novo SPC Gravity 4 Plus tem um corpo mais resistente, e acima de tudo com uma qualidade de construção muito melhor. Isto é claramente favorecido pelas suas dimensões, de 164 x 260 x 7mm, embora a utilização do plástico esteja novamente em destaque, mas com a parte traseira em alumínio.

O único modelo à venda tem acabamento em cinza espacial, com porta USB-C e leitor de cartão microSD, enquanto uma das suas margens mais largas tem uma ligação para teclados, enquanto o lado oposto tem a webcam, ou seja, foi projetado para ser utilizado na posição paisagem. Na parte traseira, restam apenas a câmara e o flash LED, na mesma ponta (lateral) onde encontraremos tanto o botão Power como o de volume. De um modo geral, é produto que dá boas sensações em termos de acabamentos.

Se do lado do design tudo ok, no seu interior a SPC tentou equipa-lo com um processador minimamente decente, sem que fosse necessário encarecer o produto, e por isso escolheu o MediaTek MT8183, um chip que foi anunciado no final de 2019 com um processador Octa-Core que opera no máximo a 2.0Ghz e nos gráficos conta com o ARM Mali-G72 MP3. A acompanhar esse chip o Gravity 4 Plus conta com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno (Podemos expandir com mais 512GB através de um cartão MicroSD).

Em termos práticos, esta combinação é mais do que suficiente para uma utilização regular, para redes sociais, conteúdo multimédia, e alguns jogos mais leves. Jogos muito pesados em 3D deixe de lado, mas jogos simples como o Candy Crush e similares, executam muito bem.

Depois, do lado do software temos o Android 12. Não é a versão mais recente do sistema operativo móvel da Google, mas neste Gravity 4 Plus funciona muito bem, e não está recheado de bloatware, que só por si já é uma boa noticia. Se a sua preocupação é a segurança, então fique a saber que ele está com os patch de segurança do Android, referentes ao mês de março de 2023… que é algo muito aceitável.

[quads id=RndAds]

Da nossa análise pudemos extrair que a SPC pensou sobretudo na forma como consumimos conteúdos multimédia com o seu Gravity 4 Plus, por isso equipou o tablet com ecrã de 11 polegadas (10,95 para ser mais exato), com a proporção de 16:10. Trata-se de um painel IPS LCD com bons ângulos de visão, tem uma resolução total de 1200×2000, o que oferece resolução de pixeis mais do que suficiente para o seu tamanho.

Além disso, encontramos a companhia de quatro altifalantes, estrategicamente localizados em todas as extremidades do tablet, o que permite perceber bem o som em todas as situações e posições. Estes altifalantes são potentes e claros o suficiente, mesmo em volumes altos, o que considero um claro ponto positivo deste produto.

E como já devem saber, os tablets não são os melhores produtos para fotografia, e com este Gravity 4 Plus isso não é diferente. Os seus sensores são mais dedicados para as videochamadas, scanear documentos e pouco mais. Em termos práticos, temos uma câmara traseira de 5MP, com flash LED, e uma câmara frontal com 2MP. Se as condições de iluminação foram boas, estas câmaras apresentam boa qualidade, com alguma falta de luz, a sua qualidade deixa muito a desejar.

Gravity 4 Plus
[quads id=RndAds]

Para terminar, mas não menos importante, a sua bateria conta com 7000mAh que pode ser recarregado através da sua porta USB-C. A velocidade de carregamento não foi revelada pela empresa, mas fique já a saber que o carregador não vem incluído.

De qualquer forma, os meus testes mostraram-me que está bateria proporcionou-me mais de 8 horas de autonomia, de forma contínua, mas devemos levar em consideração que o hardware permite-nos executar a maioria das aplicações disponíveis na Google Play Store com alguma solvência, mas obviamente sofre com os jogos mais exigentes se pretendemos ajustar o desempenho gráfico a seus níveis máximos.

[quads id=RndAds]

Veredito Final SPC Gravity 4 Plus

Estamos perante um produto realmente bem ajustado, bem equilibrado, e que sem dúvida volta a oferecer-nos uma excelente relação qualidade-preço. Um produto ideal para nos acompanhar em casa, seja para assistir a conteúdos multimédia, ajudar nos estudos ou simplesmente para acompanhar a nossa casa conectada.

O único ponto menos positivo é mesmo a ausência de um sensor de impressão digital. Talvez colocar um sensor de impressão digital no botão Power tivesse sido uma mais valia para este tablet da SPC. Do lado mais positivo, não posso deixar de destacar a sua qualidade de construção, materiais utilizados e o seu design. Tudo isto, faz com que este SPC Gravity 4 Plus tenha das melhores relações de qualidade e preço do mercado. Como tal, a nosso nota para o mesmo é:

Este Gravity 4 Plus foi-nos gentilmente disponibilizado pela SPC para que a realização desta análise fosse possivel de realizar, se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.