Análise SPC Frodi Qi: Um relógio despertador com carregamento sem fio

Análise SPC Frodi Qi: Um relógio despertador com carregamento sem fio

13 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

Quantos de vós não tem a mesa de cabeceira carregada de dispositivos electrónicos? Ou pelo menos 2 dispositivos deve ter, o carregador para o telemóvel, que para muitos já é uma base de carregamento sem fio, e um despertador. Se esse não é o seu caso, fique a saber que era o meu caso… sim era, e deixou de ser.

No passado dia 28 de Fevereiro, a fabricante espanhola SPC anunciou uma série de rádios, e entre eles o SPC Frodi Qi, um rádio-despertador elegante, em que a nota de maior destaque é o facto de contar com uma “doca” de carregamento sem fio, para os nossos smartphones ou até mesmo para os fones de ouvido.

Achei a ideia muito interessante, e como não podia deixar de ser, solicitei o mesmo para teste, e hoje fica aqui a nossa análise para o mesmo. E se quer saber de uma forma rápida, e directa, o que achei do mesmo? Então fique já a saber que adorei. Era algo que precisava a algum tempo, e nem sequer tinha a noção disso.

Análise SPC Frodi Qi

Em termos de design não há muito a dizer, e as suas fotos falam por sim. Ele conta com um ecrã digital LED compacto com brilho ajustável. Vem com uma série de características que o tornam um grande companheiro no dia-a-dia: permite-nos ouvir o rádio, definir dois alarmes, mas acima de tudo, permite carregar um smartphone, quer através de uma ligação USB ou, para ainda maior comodidade, através do carregamento sem fio, sem ter de utilizar quaisquer cabos, ou carregador extra.

SPC Frodi Qi

Mas como já tinha referido, é possivel carregar um smartphone, ou qualquer outro dispositivos através de um cabo que se liga à porta USB, e ao mesmo tempo carregar outro dispositivo através do seu carregador sem fio. Sim, desde que o seu smartphone (ou qualquer outro dispositivos) seja compatível com o carregamento sem fio, basta pousar o mesmo em cima da parte em tecido do Frodi Qi, e o mesmo começará a carregar de imediato.

Quando o carregamento sem fio está activo, acende uma luz azul fica no canto superior direito do ecrã LCD, para que saibamos que o equipamento foi colocado no local correcto.

SPC Frodi Qi

Em relação à velocidade de recarregamento não obtive informação oficial de qual a sua velocidade. No entanto, os testes que foram feitos com um Samsung Galaxy S10+, demonstraram que o recarregamento com fio é de 5W, enquanto que o recarregamento sem fio aparenta ser de 10W. Ou seja, se é daqueles utilizadores que carrega o seu dispositivo enquanto dorme, é o suficiente, mas se é dos que quer um carregamento super rápido, e o seu dispositivo permite, este dispositivo não é para si.

Outras funções

Ele vem equipado com uma bateria CR 2032 que permite que não perca todos os dados do mesmo, no momento em que existe alguma falha de energia. Alem disso, ele tem um transformador próprio de 18W para ligação à rede eléctrica.

Ele permite que se programe até 2 alarmes, que tanto podem ser activos com um “buzzer” de alarme, ou com uma estação de rádio. Sim, ele conta com Rádio FM, e permite que memorize até 10 estações, e os alarmes podem ser definidos com qualquer uma dessas estações.

SPC Frodi Qi

Ter um carregador sem fio incluído no despertador é uma excelente ideia

Todos os seus botões de comando estão na parte superior e são de fácil compreensão, e facilmente acerta a hora e/ou procura por uma estação de rádio.

A qualidade de som é aquela que habitualmente temos num despertador… não é um som de topo, mas ainda assim é um som muito agradável, que certamente não o irá desanimar.

Veredicto Final SPC Frodi Qi

O facto de poder substituir um despertador e o meu carregador sem fio por um único dispositivo, já era um motivo mais do que suficiente para ter gostado deste dispositivo. No entanto, o mesmo conta com um design muito interessante, e que fica muito bem em qualquer mesa de cabeceira.

Confesso que as minhas expectativas para o Frodi Qi não eram as melhores, até o ter começado a utilizar. A velocidade de carregamento parece-me a suficiente para aqueles que recarregam a bateria do seu smartphone durante a noite. Basta pousar o telefone e está feito. Evita o desgaste das portas USB, e outros acidentes. Alem disso, se o seu dispositivo não contar com carregamento sem fio, ele conta com uma porta USB na parte traseira, onde poderia ligar o cabo do carregador e carregar normalmente o seu dispositivo.

SPC Frodi Qi

A velocidade de carregamento não é a maior, mas parece-me ser a suficiente para quando carregamos o telefone durante a noite.

Dado o valor do dispositivo, pouco menos de 50 euros (no seu site oficial aqui), e da sua utilidade, a nossa nota para este dispositivo é: