Análise Sony Xperia XA2 Ultra: Um gigante de gama média

Análise Sony Xperia XA2 Ultra: Um gigante de gama média

23 Outubro, 2018 0 Por Joel Pinto

O Sony Xperia XA2 Ultra é um smartphone de gama média que ainda utiliza o design Omnibalance, ou como muitos de vós diz: o design quadrado, que é amado por muito e odiado por outros.

Hoje vamos deixar aqui uma analise mais detalhada do equipamento que foi anunciado em Janeiro de 2018, mas ainda é um telefone muito recente para a grande maioria dos utilizadores.

Design e construção

Este é um equipamento realmente muito grande, para se ter uma noção, ele é maior que o Oneplus 6, Samsung Galaxy S9 + e até mesmo que o Huawei Mate 10 Pro. Quando a grande maioria dos telefones com ecrã grande de hoje, apresentam ecrãs 18: 9, o XA2 Ultra ostenta uma tradicional ecrã no formato 16: 9. Isso resulta num dispositivo que fica mais amplo em relação à contagem de polegadas do ecrã. Os monitores de seis polegadas do telefone 16: 9 são super grandes.

O (antigo) estilo da Sony também é menos eficiente com o espaço do que seus rivais. Há grandes extensões negras acima e abaixo do ecrã, e o telefone não é particularmente fino, pois conta com 9,5 mm de espessura. No entanto o telefone tem muito bom aspeto, e realmente o seu acabamento é bom... só precisa de garantir de que está preparado para transportar um telefone destas dimensões.

Como este é um telefone de gama média, também não obtém a mesma qualidade de construção que os telefones de topo da Sony. O seu chassi é de metal, mas a sua "tampa traseira" é de plástico, um plástico muito bem acabado, mas é plástico. Apesar de pessoalmente não achar que isso seja realmente um defeito ou mau.
Em termos gerais, o Xperia XA2 Ultra é um telefone muito robusto, e com bons acabamentos.

O Sony Xperia XA2 Ultra tem o seu scanner de impressões digitais na parte traseira, colocado centralmente e onde o nosso dedo indicador cai naturalmente.
Na parte inferior temos um altifalante mono, mas apresenta uma boa sonoridade, e é significativamente melhor, por exemplo, que o do Xperia XA2.

Ecrã

Não necessariamente pela positiva, o ecrã é o maior destaque do XA2 Ultra. Com seis polegadas de largura, este é um óptimo ecrã para assistir à Netflix ou jogar.
O conteúdo da Netflix é perfeito para este telefone, já que ele (na maioria das vezes) usa a mesma proporção. Este é um dos melhores telefones, na sua faixa de preço, para quem procura por um dispositivo para fins de entretenimento, quando está em movimento.

Em termos práticos, o ecrã do XA2 Ultra não tem nada que possa dizer que é espetacular. É um simples painel LCD IPS, com resolução a resolução FullHD, que apesar de suficiente, com este tamanho seria benéfico vir com uma resolução QuadHD, mas ai iria sacrificar um dos melhores pontos deste telefone, a bateria. Mas ainda assim o ecrã do XA2 Ultra é nítido.

No menu Configurações podemos mexer na energia do ecrã, temos o modo “Padrão” que aumenta a saturação, mas o modo “Super-vivo” aumenta ainda mais essa saturação e aumenta o contraste para tornar as cores ainda mais potentes. Depois existe o modo Super-vivid que a meu ver dá "força demais" às cores.

Software

O Sony Xperia XA2 Ultra chega a executar o Android 8.0 Oreo com a interface (pouco) personalizada da Sony. A boa noticia, é que este é um dos telefones que em breve vai receber o update para o Android 9.0 Oreo. A acreditar nas palavras da Sony, isso será a 4 de março.

O Sony Xperia XA2 Ultra tem uma biblioteca de aplicações paginado em vez de colocar os ícones numa rolagem horizontal. Existem prós e contras para este estilo. Deixar o telefone organizar as suas aplicações poderá fazer com que tenhamos que percorrer algumas páginas para encontrar o que procuramos, a menos que tenha uma coleção de aplicações realmente pequena. Para quem instala muitas aplicações, o melhor é usar pastas.

A interface do telefone permite que faça algumas pequenas alterações de escala para capitalizar no grande ecrã do Sony Xperia XA2 Ultra, colocando mais informações no mesmo. Se a sua visão de close-up não for muito boa, também pode ampliar os elementos, transformando isso num estilo móvel de “impressão grande”.

Desempenho

Em termos práticos, o Xperia XA2 Ultra é um smartphone rápido, e fluido. O dispositivo tem um Qualcomm Snapdragon 630, um processador octa-core de gama média com um GPU Adreno 508. É o processador suficiente para correr praticamente todas as aplicações da Play Store, se não contabilizarmos aqueles jogos em 3D, e mais pesados. Ainda assim, com os seus 4GB de RAM ele foi capaz de correr perfeitamente bem jogos como Asphalt 8, Dead Trigger 2 e Real Racing 3 e até mesmo o PUBG.

Não possui os melhores resultados nos diversos testes de benchmark, e tem uma pontuação condizente com o seu conjunto de hardware, como por exemplo os 3659 no teste de multi-core no Geekbench 4, ou os pouco mais de 75 mil pontos no Antutu.

Câmara

O Sony Xperia XA2 Ultra tem uma câmara traseira de 23 megapixeis, que usa um dos grandes sensores de 1/2,3 polegadas da Sony. Com ele podemos tirar fotos fabulosas com este telefone em condições de boa iluminação, e a Sony parece ter feito melhorias significativas nos seus algoritmos de processamento. Um telefone Xperia de alguns anos atrás tendia a fazer com que detalhes precisos parecessem confusos e irreais, muito menos limpos do que deveriam ser.
O Sony Xperia XA2 Ultra é muito menos agressivo, e é capaz de lidar com padrões rígidos como relva e cabelos, de uma muito melhor forma. Um problema subjacente permanece, no entanto: esta câmara tem muitos pixels para o tamanho do sensor. Isso resulta em ruído de cor e baixa definição do que podemos esperar quando ampliamos as imagens.

As fotos contam com alguns detalhes, mas os 23MPx são algo exagerados. Um sensor com 13MPx faria o mesmo trabalho. Há medida que a luz disponível diminui e o Sony Xperia XA2 Ultra é forçado a aumentar a sua sensibilidade, as fotos vão ficando piores. As fotos noturnas geralmente parecem bastante brilhantes, mas o nível de detalhes cai drasticamente porque não há estabilização ótica de imagem para permitir que o obturador permaneça aberto por mais tempo.

A aplicação da câmara não é realmente muito rápida, o que demonstra claramente alguns problemas de software. Esperemos que a Sony resolve isto com o Android 9.0 Pie.
Na frente, o Sony Xperia XA2 Ultra tem duas câmaras. Há um sensor de boa qualidade de 16 megapixeis (ele por padrão tira fotos de 12 megapixeis) com uma lente grande o suficiente para caber apenas no seu rosto, e uma câmera de 8 megapixeis de qualidade duvidosa, com uma lente grande angular. Isso permite que encaixe várias pessoas sem a necessidade de um bastão de selfie.

Pessoalmente não fiquei nada impressionado com a câmara selfie ultra-wide, mas a unidade padrão capta bons detalhes. Há também um flash LED na frente, mas este possui um luz muito forte, tão forte que só vai querer usá-lo em condições muito escuras, mas o modo de flash Auto faz isso de qualquer forma.

Autonomia

O Sony Xperia XA2 Ultra tem uma bateria de 3580mAh, que apesar de parecer enorme, pode não ser assim tão grande por causa do tamanho do ecrã. Se não utilizar o telefone com muito conteúdo multimédia, a bateria dura facilmente um dia. Isso inclui cerca de 20 minutos no YouTube, quatro horas de streaming de podcast e 15 minutos de jogos. Após esse uso, fiquei com cerca de 20 a 30% de carga quando me fui deitar. Isso não é uma resistência alucinante, mas é uma excelente autonomia, para um telefone com um ecrã tão grande.


Usando redes sociais, email e Spotify, a bateria do telefone dura facilmente 2 dias inteiros.
Infelizmente o carregador deste telefone, não possui carregamento rápido. Ele vem com um carregador 5V/1.5A (7.5W), e se a bateria estiver a 15%, deverá necessitar de pelo menos 120 minutos para uma carga total.

Veredito Final Sony Xperia XA2 Ultra

O Sony Xperia XA2 Ultra é um telefone interessante, com um excelente acabamento e com um desempenho digno de um telefone de gama média. Se utiliza muito o telefone para ver vídeos do Youtube, Netflix, ou qualquer outra plataforma de Streaming de vídeo, este é certamente um telefone a ter em consideração.
Caso este não seja o seu propósito, então é melhor ponderar bem no momento da aquisição do equipamento. É que o telefone é realmente gigante. Não sou propriamente uma pessoa pequena, e ainda assim tornava-se muito incomodo para mim ter este telefone no bolso das calças.

É um telefone que cumpre muito bem com aquilo que promete, somente o seu tamanho poderá estragar o uso do mesmo.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.