Análise Sony WF-XB700: Não lhe falta o ExtraBass

Análise Sony WF-XB700: Não lhe falta o ExtraBass

20 Agosto, 2020 0 Por Joel Pinto

O mercado de fones de ouvido verdadeiramente sem fios está carregado de dispositivos. Não estarei a mentir se vos disser que normalmente é tudo mais do mesmo, e depois existe um pequeno grupo de fabricantes que se consegue destacar da grande maioria. Uma dessas fabricantes é a Sony, que agora conta com os WF-XB700, que faz parte da linha Extra Bass, da empresa, e que faz jus ao mesmo.

No preciso momento em que os recebemos, começamos a testa-los, com uso diário e durante várias horas por dia.

Design e utilização

Como qualquer fone de ouvido verdadeiramente sem fio (True Wireless) este Sony WF-XB700 chega com um estojo de carregamento. Este estojo é construindo em plástico de boa qualidade, e na parte traseira temos uma porta USB do Tipo C para o seu carregamento, já que não conta com carregamento sem fio. Abrimos a caixa, e temos um indicador LED que nos revela o status da carga.

Sony WF-XB700

Os fones em si contam com um acabamento "premium", mas são um pouco grandes se comparado com outros fones de ouvido, que temos no mercado. Mas isso parece estar a ser uma tendência actual do mercado.
As dimensões deste fone de ouvido provavelmente deve-se ao facto dele contar com um driver dinâmico omnidirecional de 12 mm e, em cima dele, possui uma bateria que pode durar mais de 9 horas.
No entanto, apesar de serem grandes, eles encaixam-se perfeitamente nos ouvido, já que contam com um design ergonómico exclusivo. Depois de coloca-los nos ouvidos, pude realizar confortavelmente qualquer tipo de actividade.

Utilizei os mesmos para praticar vários tipos de desporto, quer indoor, quer outdoor, e nunca tive qualquer problema com os mesmos. O facto deles contarem com a certificação IPX4, permite-nos ficar descansados em relação ao suor e à água. No entanto, a minha experiência diz-me que ao fim de 2 horas de uso continuou,  eles começam a causar um leve desconforto nos ouvidos.

Em termos de controlos, nestes fones de ouvido não temos o controlo por toque na parte externa dos fones. Aqui, a Sony optou por colocar um único botão (minúsculo) na margem inferior de ambos os fones. Apesar de ser apenas um botão, ele permite-nos fazer tudo o que habitualmente precisamos de fazer. No fone esquerdo, pressionamos uma vez para aumentar o volume e se ficarmos a pressionar o volume baixa. No fone direito, pressionamos uma vez ele faz pausa / reprodução, pressionando o mesmo duas vezes ele passa para a musica seguinte. Já pressionando três ele volta para a musica anterior. Pressione e mantenha pressionado o botão do fone de ouvido direito ele chama o assistente de voz, que é escolhido por nós. E, por último, esse botão do lado direito é usado para atender, e terminar, as chamadas. Pode parecer demasiado confuso, mas ao fim de alguns dias de uso, já estamos totalmente adaptados aos mesmos.

Não queria terminar este assunto, sem revelar algo que se para uns é básico, para outros pode ser uma duvida: estes são uns fones de ouvido Bluetooth, e como tal o seu emparelhamento com o seu smartphone é feito em alguns segundos, e sem a necessidade de instalar qualquer aplicação.

Som

É fã dos baixos? Então definitivamente estes fones de ouvido são para si, já que esse é mesmo o seu ponto mais forte, e algo que muitas vezes é difícil de encontrar em dispositivos deste género. No entanto, fique já a saber que eles não contam com ANC ou um modo de som ambiente.

Os graves são ricos e compactos, mas não são opressores e seguem o caminho natural da música, alem de melhorarem nitidamente a experiência de quem os utiliza, e felizmente sem alterar as frequências mais baixas artificialmente. O som espacial também é sentido, graças ao grande driver de 12 mm. As vozes são claras e as notas altas são realmente nítidas.

O seu microfone parece-me ser um pouco sensível. Por exemplo, se receber uma chamada telefónica numa zona com pouco ruído, a sua voz fica perfeita, no entanto, se tiver numa zona ruidosa, o microfone parece ter algumas dificuldades em isolar a nossa voz, já que quem está do outro lado da linha reporta dificuldades em perceber o que estamos a falar, porque a voz mistura-se com os ruídos envolventes.  E isso deve-se à ausência do CNC, ou de um duplo microfone para cancelamento de ruído.

A Sony é muito conhecida pelos seus dispositivos sonoros com graves ricos e amados pelos consumidores, e estes XB700 demonstram bem porquê.

Autonomia

Tal como já tinha revelado anteriormente, estes Sony WF-XB700 contam com bateria que permite até 9 horas de audição. Se juntarmos a isso a energia armazenada no seu estojo, dobramos essa autonomia. Sim, é possível ter um pouco mais de 18 horas de som, com apenas uma carga.  Obviamente, só é possível obter essa longevidade se não passarmos dos 50 ou 60% do volume, mas ainda assim, demonstra que em termos de autonomia, ficamos muito bem servidos com estes WF-XB700.

Infelizmente estes fones de ouvido não possuem o carregamento sem fios, pelo que temos de os carregar exclusivamente através da porta USB do Tipo C. Na unidade que recebi para testes, não vem com qualquer carregador, pelo que teremos que utilizar, por exemplo, o carregador do nosso smartphone, para o alimentar.

Utilizei um carregado de 15W para o carregar, e foi preciso cerca de 2 horas e meia para carregar totalmente os fones de ouvido e o estojo de carregamento. No entanto, a Sony diz que uma carga de 10 minutos permite ter energia suficiente para 60 minutos de utilização.

Veredicto final Sony WF-XB700

O Sony WF-XB700 é um produto premium feito para um uso quase generalizado. Normalmente a qualidade paga-se, mas neste caso em especifico, facilmente encontramos os mesmos por cerca de €99, que a meu ver é um excelente preço para aquilo que oferece. Alem disso, estamos a falar de um produto Sony, e isso só por si é um claro sinal de qualidade.

Mas felizmente a empresa não se encosta ao seu bom nome, já que estamos perante um produto que oferece excelente qualidade de som. Existem outras marcas no mercado que oferecem recursos como detecção intra-auricular, emparelhamento com o estojo, e muito mais, por uma fracção desse preço, mas nenhum desses chega perto da qualidade de áudio, e clareza musical, que é oferecido pela Sony nestes WF-XB700.

 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.