Análise Sony WF-C500: A gama de entrada também tem qualidade

Análise Sony WF-C500: A gama de entrada também tem qualidade

23 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Como podem ter reparado pelo titulo deste artigo, trata-se da nossa análise aos Sony WF-C500, um par de fones e ouvido sem fio, e dos mais económicos da marca Japonesa. Eles contam com um design elegante, e que já começa a ser tradicional para a marca.

E ainda antes de partir para o detalhe, uma boa noticia: apesar de serem uns fones de ouvido da uma gama mais baixa, eles possuem suporte para a aplicação Headphones Connect, da própria Sony, que só por si trás muitas vantagens, já que oferece a possibilidade de contar com um equalizador personalizado.

No entanto, e como se tratam de uns fones de ouvido mais económicos, os Sony WF-C500 não contam com muitos recursos habituais na marca, desde logo a começar pelo "Extra Bass", algo que já é uma marca da empresa. Outros recursos ausentes, são o carregamento sem fio, o cancelamento de ruído, ou até mesmo a pausa automática quando removemos algum dos fones de ouvido. Este é o preço a pagar quando se quer cortar no preço de venda ao publico, já que estamos a falar de um produto com um preço interessante, já que no momento em que este artigo está a ser escrito, custam em torno dos 69 euros.

Mas mesmo sem esses recursos ainda vale a pena comprar os Sony WF-C500? Isso vai depender de cada um de nós, mas com a consciência de que a Sony raramente compromete a qualidade de som dos seus dispositivos, e aqui não é diferente. Não são os melhores fones de ouvido que já testei, mas contam com uma afinação excelente e bastante equilibrada. Os seus drivers de 5,8 mm têm graves bem controlados (apesar de não ter o Extra-Bass), os agudos são detalhados e os médios são bem definidos, que trazem as vozes com clareza, e presença. E ao contrário dos fones de ouvido de nível básico anteriores da Sony, neste modelo podemos personalizar o equalizador, se quiser por exemplo aumentar as frequências mais baixas, ou dar ganho aos agudos.

Infelizmente a qualidade sonora nas chamadas de voz não é a melhor. Se em ambientes calmos e sem muito ruído, o som é claro e preciso, em zonas ruidosas comunicar com alguém pode ser uma verdadeira maratona. Por exemplo, em transportes públicos, não é fácil.

Mas se a qualidade das chamadas de voz não é a melhor, a sua autonomia é realmente muito interessante. Com apenas uma carga, consegui quase 10 horas de utilização. Infelizmente, o seu estojo de carregamento conta com "energia" suficiente para carregar totalmente 1x os fones de ouvido, fazendo com que a combinação da bateria dos fones com a do estojo, disponibilizem 20 horas de autonomia. E isso é realmente bom.

E tal como tinha revelado anteriormente, eles não contam com suporte para o carregamento sem fio, e para o carregar temos de utilizar a sua porta USB-C que está na traseira do estojo.

Sony WF-C500

Para o seu controlo, em vez de uma superfície externa sensível ao toque, a Sony equipou os Sony WF-C500 com um grande botão físico em cada fone. O fone de ouvido esquerdo controla o volume: um toque aumenta e, mantendo pressionado, diminui gradualmente. Os controlos de faixa estão no fone de ouvido direito: toque uma vez para pausar/reproduzir, pressione duas vezes para saltar para a faixa seguinte, e três vezes para voltar. Segurar o botão direito chamará o assistente de voz do seu telefone. Depois de utilizar estas funções algumas vezes verá que elas são fáceis de lembrar, e os botões são clicáveis ​​o suficiente para que não precise de pressioná-los com força (e enfiar os fones desconfortavelmente nos ouvidos) apenas para activar os controlos.

Não posso acabar a análise deste artigo sem falar do conforto dos mesmos. Infelizmente a Sony não nos enviou o produto completo, pelo que não tivemos acesso a mais pontas de silicone, alem daquelas que já vinham instaladas no produto. Felizmente elas eram as adequadas para os meus ouvidos, e com um ajuste muito estável.

Utilizei o mesmo durante várias horas seguidas, e em momento algum senti desconforto, ou que os mesmos se soltassem dos meus ouvidos. Efectuei algumas caminhadas com os mesmos, e nem mesmo o suor os fez sair do sitio. No entanto, em corrida eles tendem a soltar-se, mas não consegui testar com outras pontas.

Veredicto final Sony WF-C500

Em termos de qualidade som, estes Sony WF-C500 não desanimam, o som é muito interessante, e nem a ausência do cancelamento de ruído estraga a sua qualidade. Não é fácil encontrar um par de fones de ouvido, de uma marca conceituada, com melhor qualidade de som, ao preço dos WF-C500.

Obviamente a qualidade de som nas chamadas telefónicas é um ponto negativo, mas a sua autonomia é um ponto muito forte e a ter em consideração.

Como tal, a nossa nota para os Sony WF-C500 é (3 de 5 possíveis):

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.