Análise Sony NW-A306: O Walkman está de volta

Análise Sony NW-A306: O Walkman está de volta

5 Outubro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Sony Walkman é um ícone querido na indústria da música portátil há décadas. Desde a sua criação como leitor de cassetes no final dos anos 70, o Walkman evoluiu para acompanhar o cenário em constante mudança da tecnologia de áudio. O produto mais recente dessa série é o Sony NW-A306 Walkman, que vem com áudio de alta resolução para um dispositivo portátil e fácil de usar.

E como já estamos a utilizar este Sony NW-A306 há algumas semanas, chegou a hora de revelar a nossa análise ao mesmo, com o objetivo de explorar o design, qualidade de construção e acima de tudo, o desempenho de som.

O Sony NW-A306 Walkman entra no mercado de áudio com uma série de recursos atraentes: design compacto, suporte de áudio de alta resolução e um preço acessível em comparação com outros modelos de última geração. O NW-A306 vem com a garantia da qualidade de som que a Sony há muito nos oferece, e a conveniência do Android 12, tornando-o num brutal reprodutor multimédia de gama média para os entusiastas de áudio.

O Sony NW-A306 é uma prova do compromisso da Sony com a qualidade e o design fácil de utilizar. O seu tamanho compacto e construção leve fazem dele um reprodutor de música portátil ideal, cabendo confortavelmente na palma da mão ou num bolso pequeno. Mas não se deixe enganar pelo seu tamanho compacto, o NW-A306 não compromete a robustez. A sua construção em alumínio proporciona uma sensação robusta e a parte traseira texturizada proporciona uma aderência firme. O dispositivo mostrou resiliência contra arranhões durante o uso regular. No entanto, ainda deve-se tomar cuidado para evitar quedas acidentais ou exposição à água.

[quads id=RndAds]

As laterais do NW-A306 contam com uma série de botões físicos para controlo multimédia e volume, junto com um botão de alternância para evitar pressionamentos acidentais de botões. Esses controlos têm formato intuitivo, facilitando a operação do dispositivo sem olhar constantemente para ele. Todos os botões ficam no lado direito do dispositivo, tornando-o altamente conveniente para uso com uma mão.

O NW-A306 apresenta uma frente de vidro elegante com um ecrã touch TFT LCD de 3,6 polegadas com a resolução HD (1280 x 720 pixeis). A qualidade e a resolução são perfeitamente adequadas para um dispositivo como este. No entanto, às vezes a navegação no ecrã parece limitada devido ao pequeno tamanho do mesmo.

[quads id=RndAds]

Em relação às ligações físicas, o NW-A306 oferece uma porta de 3,5mm para os fone de ouvido com fio, uma porta USB-C para carregamento e transferência de dados e um slot para cartão microSD para expansão de memória.

O conector de fone de ouvido de 3,5mm oferece suporte para fones de ouvido de impedância mais alta (32 ohms vs 16 ohms). Alem disso, ele possui Wi-Fi integrado com suporte para 2,4/5 GHz 802.11a/b/g/n/ac e Bluetooth 5.0, oferecendo diversas opções de conectividade.

A autonomia deste NW-A306 varia dependendo do tipo de ficheiro que está a ser reproduzido. A Sony diz que os utilizadores podem esperar até 36 horas de reprodução ao ouvir ficheiros FLAC, mas isso cai para 14 horas para ficheiros DSD256. Quando usado com fones de ouvido Bluetooth, a duração da bateria é de aproximadamente 20 horas. Nos meus testes para ouvir uma mistura de ficheiros FLAC com qualidade de CD e alta resolução, consegui pouco mais de 30 horas, que é excelente.

[quads id=RndAds]

De um modo geral, o som deste Sony NW-A306 é limpo e equilibrado. Contudo, não espere graves fortes ou que os agudos sejam acentuados de alguma forma. Ambas as faixas ainda têm um som muito claro e preciso. Os médios são onde este dispositivo irá atraí-lo, proporcionando uma experiência auditiva fácil e agradável. Este perfil sonoro faz sentido, visto que o Sony NW-A306 está a ser comercializado para o consumidor médio de música. No entanto, há uma notável falta de palco sonoro.

Este Sony NW-A306 possui o chip amplificador digital S-Master HX, e os engenheiros da Sony sabem o que estão a fazer quando se trata de saída de áudio digital, e o chip S-Master HX ajuda a reduzir a distorção e o ruído numa ampla gama de frequências para um som rico e encorpado.

Se tiver fones de ouvido eficientes, terá um som perfeitamente agradável e fará um ótimo trabalho mergulhando o utilizador na música, soando natural o suficiente para não ser enfadonho ou monótono. No entanto, não se utilizar um par de fones de ouvido que sejam com qualidade mais baixa, essa falta de qualidade vai-se verificar.

[quads id=RndAds]

E como já havia dito, este Sony NW-A306 funciona com o Android 12, proporcionando uma experiência semelhante aquela que é oferecido por um smartphone. Isso permite que os utilizadores acedem à Google Play Store e descarreguem aplicações de música como Spotify, Apple Music e outros. No entanto, a interface do dispositivo pode ser lenta, com ligeiros bloqueios e atrasos ocasionais ao alternar entre aplicações ou a selecionar músicas.

No entanto, o forte deste dispositivo é a sua aplicação de música Walkman integrada. Esta aplicação integrada é utilizada para reproduzir ficheiros de áudio locais (no armazenamento interno e/ou no cartão MicroSD ). Ela fornecerá a mais alta qualidade de reprodução, pois possui acesso direto ao hardware do Sony NW-A306, incluindo o chip S-Master HX.

Compare isso com aplicações que instala através da Play Store, como Apple Music, que usam o caminho de áudio do próprio Android. Para aplicações diferentes do Walkman, a Sony implementou uma opção chamada streaming de alta resolução, localizada nas configurações de som do Sony NW-A306.

Com o streaming de alta resolução desativo, todo o áudio das aplicações que não são da Sony será convertido para 16 bits/48 kHz. Com o streaming de alta resolução ativado, todo o áudio das aplicações que não são da Sony será convertido para 32 bits/192 kHz. Isso é significativo, pois os puristas que desejam uma reprodução perfeita para aplicações que não são da Sony não terão muita sorte. É improvável que a maioria das pessoas consiga ouvir a diferença ou até mesmo se importe com isso. No entanto, a informação ainda é relevante.

O NW-A306 também pode ser usado como um DAC USB quando ligado a um computador Windows ou macOS. A funcionalidade USB DAC pode ser acedida na aplicação Walkman. É um recurso interessante de se ter, embora definitivamente opcional. Percebi que havia um atraso entre o áudio e o vídeo ao assistir vídeos no meu PC com Windows, então pode haver soluções melhores em alguns casos de uso.

Do lado negativo, a aplicação Walkman é bastante básica em relação aos principais recursos que esperamos de um software de reprodução de música. Não podemos editar metadados no dispositivo, nem editar ficheiros de áudio na aplicação.

[quads id=RndAds]

A aplicação Sony Headphones Connect também está convenientemente integrada e até atualizada através da Play Store. Portanto, se possui um dos excelentes fones de ouvido Bluetooth da Sony, como o WH-1000XM5 que testamos recentemente, ligar e configurar é muito fácil. Todas as suas configurações também podem ser importadas fazendo login com a sua conta. A aplicação também funciona com fones de ouvido Sony com fio, oferecendo algumas funcionalidades adicionais.

Veredicto Final Sony NW-A306 Walkman

O Sony NW-A306 Walkman é um investimento sólido para os audiófilos que procuram um reprodutor de áudio dedicado de alta resolução. O seu design compacto, som de alta qualidade e interface amigável tornam-no um companheiro de música portátil confiável.

No entanto, ele não é uma opção económica, apesar de oferecer um bom valor pelo seu preço, especialmente considerando a reputação de qualidade da Sony e o extenso conjunto de recursos do dispositivo. Para quem deseja investir num media player que priorize qualidade de som e comodidade, certamente vale a pena considerar o Sony NW-A306 Walkman.

Como tal, a nossa nota para este Sony NW-A306 Walkman é:

Este produto foi-nos gentilmente fornecido pela Sony para que a realização desta análise fosse possivel. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.