Análise Sony LSPX-S2: muito mais do que uma coluna de som

Análise Sony LSPX-S2: muito mais do que uma coluna de som

5 Junho, 2020 0 Por Joel Pinto

Num mercado tão concorrido, quem se destaca é sempre aquele que disponibiliza “coisas novas”, e consegue inovar para satisfazer as necessidades dos utilizadores, que muitas vezes nem sequer sabia que as tinha.

Como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, o assunto de hoje é de algo completamente diferente, a análise ao Sony LSPX-S2, que não é só uma coluna de som, já que tem mais do que isso. É que a Glass Sound Speaker LSPX-S2 é um sistema inovador de luz, e música, que combina tecnologia e design avançados.
O design deste altifalante de segunda geração alcançou um tamanho minimizado, mantendo um centro de gravidade estável, alojando os elementos internos o mais baixo possível na sua configuração.

Sony LSPX-S2

Design Sony LSPX-S2

Trata-se de um interessante altifalante Bluetooth em vidro que à primeira vista pode parecer estranho, e sem sentido. No entanto, depois de o começar a configurar, e a utilizar, não tem como não amar. Ele tem tecnologia suficiente para cativar todos os amantes do bom som.

A base deste Sony LSPX-S2 é construida em alumínio usinado. Depois conta com um material macio enrolado no seu fundo que abriga um slot USB-C para o carregamento, uma entrada de áudio de 3,5 mm para ligar qualquer dispositivo de áudio (embora eu só tenha utilizado o Bluetooth e o WiFi), e que conta com os botões de volume. Embora seja pequeno, ele tem quase 1,1 kg, o que demonstra bem o quão complexo é por dentro.

Mas na verdade o que mais sobressai, é parte superior do LSPX-S2, é essa parte que chama mais à atenção deste dispositivo, que vamos classifica-lo como vidro, apesar de ao primeiro toque ficar com a sensação que é plástico. Mas é efectivamente algo bem ao estilo de um tubo de ensaio transparente que usa vidro orgânico, um tipo de resina acrílica. Tocando nesse vidro durante a reprodução de som, sentimos muito bem a sua suave vibração.

A Sony descreve esta tecnologia como a sua unidade vertical avançada, e o que acontece quando a música está em reprodução, é que esse vidro vibra suavemente quando tocado por um actuador circular que está na sua base. Esse vidro faz com que o som seja enviando para todo o lado, estilo 360 graus, e isso permite-lhe ter muito mais área de superfície do que uma simples coluna média, daí os detalhes e o volume conseguido pelo mesmo.

Som

Nem pense que este dispositivos faz milagres em termos de volume de som, porque não faz. Mas a sua qualidade sonora é algo verdadeiramente impressionante. Mas não o posso considerar um dispositivo para reproduzir todo o tipo de som. Óbvio que o poderá fazer, mas considero o LSPX-S2 um dispositivo inteligentemente desenhado para todos aqueles que precisam de uma companhia sonora, bem ao estilo de um Jazz, ChillOut, e algo desse género.

Os seus médios são realmente muito interessantes, e os seus agudos muito vincados. Já em termos de graves, apesar de presente, não espere milagres, e duvido que ele tenha sido desenhado a pensar neles.

Imagine-se numa mesa redonda, colocando este dispositivo no meio, o som flui igualmente para todos os lados, que é algo que provavelmente nunca tinha experimentado.

Outras funcionalidades

O tubo de vidro que referi acima, não é só feito para a vibração de som. Ele conta com uma luz led para criar algum ambiente. A sua luz emitida não é suficiente para iluminar um posto de trabalho, e muito menos uma sala. E tal como referi, serve somente para criar “ambiente”, por exemplo, para colocar numa mesa de cabeceira, uma numa mesa de jardim, durante a noite, quando aprecia o luar.

Ele conta com uma bateria interna, como tal pode ser transportado facilmente para qualquer lado. Nos meus testes, a autonomia do LSPX-S2 foi de mais de 6 horas com uma única carga, algo que me parece ser um valor muito ajustado, dada a dimensão do dispositivo.
Alem disso, ele tem suporte para o Spotify Connect e o Hi-Res Audio, algo que é verdadeiramente interessante.

Veredicto Final – Análise Sony LSPX-S2

É um dispositivo realmente muito, mas mesmo muito, interessante. Tem a assinatura da Sony, e isso só por si é um claro sinal de qualidade, mas a fabricante não se faz valer do seu nome para isso, já que o LSPX-S2 tem realmente muita qualidade.

É um excelente dispositivo para quem quer criar ambiente, tanto a nível de som, como com uma luz subtil. Foi o primeiro dispositivo deste género que testei, e a Sony conseguiu voltar a surpreender-me, pela positiva.

No entanto, este não é um dispositivo para todos. A qualidade tem um valor, e paga-se. No momento em que me encontro a escrever esta análise, o Sony LSPX-S2 custa cerca de €600, e como deve imaginar, faz dele um dispositivo para condições muito especiais.

Se quiser obter mais informações sobre este dispositivo, basta aceder aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.