Análise Sony Inzone H9: Fones de ouvido high-end com ADN da PlayStation 5

Análise Sony Inzone H9: Fones de ouvido high-end com ADN da PlayStation 5

16 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Por incrível que possa parecer, a Sony até há bem pouco tempo não contava com qualquer dispositivo de som dedicado ao Gaming, mas tudo mudou no final do passado mês de Junho, quando anunciou a Inzone, a sua marca dedicada aos periféricos para jogos.

Na ocasião, a empresa revelou alguns novos dispositivos, e um deles foi o Inzone H9, um fone de ouvido topo de gama que possui cancelamento de ruído digital, além da ligação sem fios, que é feita através do Bluetooth. Eles contam com um design simplista que parece ter o ADN da PlayStation 5. Mas vamos conhecer um pouco melhor estes Inzone H9.

O Inzone H9 conta com um revestimento externo de plástico branco e uma faixa preta fosca. O design é simples e limpo e, tal como já tinha revelado, ele encaixa-se perfeitamente com outros acessórios para a PlayStation 5.

Em vez da habitual forma circular redonda, o Inzone H9 é mais oval, lembrando um pouco mais os fones de ouvido como os espectaculares Sony WH-1000XM5. E tal como nesses, a lateral do H9 usa plástico para prender os fones de ouvido em vez de um design mais rígido. Isso dá-lhes um pouco mais de flexibilidade e torna-os muito mais confortável de usar, já que não faz qualquer força excessiva na cabeça. Este design permite que se utilize os fones de ouvido durante muito mais tempo, sem que o mesmo cause qualquer incomodo. Por diversas ocasiões utilizei os mesmos durante mais de 6 horas seguidas, e em momento algum senti desconforto.

Na parte de baixo dos fones de ouvido temos vários botões: O lado direito conta com o botão power, o botão de emparelhamento Bluetooth e um botão Jogo / chat que permite ajustar os seus níveis. Já na parte inferior esquerda temos uma porta USB-C, um botão dedicado para ligar ou desligar o ruído ambiente e uma roda para controlar o volume.

Para quem leu a minha análise aos WH-1000XM5 sabe o quanto eu elogiei o couro sintético do mesmo... e a boa noticia é que o Inzone H9 oferece o mesmo acabamento, que dá aos fones de ouvido uma sensação de espuma macia que ajuda a manter o conforto durante o uso prolongado.

Os fones de ouvido usam um dongle USB para se ligar a um PC ou à PlayStation 5 sem necessidade de usar fios, no entanto, não utilizei na consola, já que apenas o fiz no PC.

O Inzone H9 também possui um microfone embutido, embora eu o tenha achado que não é tão bom se comparado com outros equipamentos de topo. Em vez do microfone ser algo que destaca, ou puxa para fora, pode move-lo usando um pequeno botão giratório para puxá-lo para cima ou para baixo. Ele também usa um sistema flip-to-mute, o que significa que a única forma de o silenciar é afastá-lo da boca. Funciona bem, mas pessoalmente, eu preferiria um botão mute dedicado.

Inzone H9

Embora o Inzone H9 seja mais um fone de ouvido para jogos, fiquei curioso para ver como ele se comportava com música. Utilizei o Spotify para isso, e fique a saber que ele tem uma qualidade de som muito acima da média, e acima de tudo muito equilibrado. O baixo estava muito presente, mas não é avassalador, já que conseguimos ouvir todos os instrumentos de uma banda sem ter que aumentar o volume.

Para desempenho de jogos, joguei acima de tudo PUBG e Call of Duty para os testes. O que posso dizer? é que este Inzone H9 mergulhou-me completamente nos jogos. E como é isso que é pedido num fone de ouvido para jogos, só posso dizer uma coisa: brutal.

E tal como já tinha revelado, este Inzone H9 conta com cancelamento de ruído activo, um recurso muito bem-vindo, e que lhe dá algo que por exemplo, o Pulse 3D não oferece.

E fique já a saber que o Inzone H9 faz um bom trabalho ao bloquear o som externo. Tenho dois filhos menores que estão sempre à espera da sua vez para poderem jogar, e como sempre estão sempre a perguntar quando é a sua vez... com estes Inzone H9 podem continuar a perguntar porque simplesmente não os oiço. Mesmo estando 2 metros ao meu lado, jamais os conseguia ouvir: Maravilhoso.

O Inzone H9 também possui um recurso de som ambiente que amplifica o som externo para que possa ouvir coisas, como pessoas a conversar, sem necessitar de tirar os fones de ouvido. Há uma configuração no software Inzone Hub que permite definir o nível de som ambiente desejado, bem como uma alternância "Foco na voz" que reduz o ruído de fundo e prioriza as conversas entre pessoas.

E como a autonomia é uma preocupação para todos os dispositivos sem fios, fique a saber que estes Inzone H9 oferecem até 32 horas de autonomia (anunciado pela marca). Nos meus testes consegui pouco mais de 27, antes de optar por os voltar a carregar. O problema? É que os fones não oferecem qualquer indicador da duração de bateria no próprio fone de ouvido, nem um pequeno LED. Para saber o seu nivel de bateria terá de utilizar o PC ou a PlayStation 5, e mesmo assim não conseguimos ter a sensação exacta de quanto temos de bateria, já que ele apresenta apenas quatro barras de energia, em que cada uma delas representa 25%...e quando chega à ultima barra, ficamos por nossa conta.

Veredicto Final Inzone H9

É um produto Sony, e em produtos de som é algo que raramente acontece. Já aconteceu, mas não acontece com estes Inzone H9. A qualidade de som é brutal, o seu cancelamento de ruido é uma mais valia para o produto, e o seu design com o ADN da PlayStation 5 tornam-no num produto perfeito para Gaming.

Não tenho qualquer defeito a apontar, tirando a parte do Microfone que poderia ser realmente melhor... mas tudo isso é compensado com a qualidade de construção, conforto e muita autonomia.

Como tal, a minha nota para os Sony Inzone H9 é:

Este produto foi-nos disponibilizado pela Sony, para que fosse possivel a realização desta análise. Se quiser, pode aceder à sua página oficial aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, do Instagram e do Twitter? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.