Análise Samsung Galaxy S21+ 5G: Uma lufada de ar fresco

Análise Samsung Galaxy S21+ 5G: Uma lufada de ar fresco

15 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

O titulo deste artigo não deve deixar muitas duvidas, esta é a análise um pouco mais detalhada sobre o novo Samsung Galaxy S21+, o mais recente topo de gama da Sul Coreana, que foi anunciado no passado dia 14 de Janeiro. Este é o modelo "intermediário" de um conjunto de três dispositivos que foram anunciados, já que alem deste, temos o Galaxy S21 e o Galaxy S21 Ultra.

Esta nova gama de equipamentos da Sul Coreana, vem mais uma vez mostrar a razão pela qual ela é a maior fabricante mundial de smartphones, pois este S21+ é a meu ver um excelente equipamento, e não deixará ninguém desapontado. Mas vamos tentar perceber as razões desta minha afirmação.

Design e Ecrã

Pode parecer estranho dizer isto sobre um telefone Samsung, mas este Galaxy S21+, especificamente na cor Phanton Silver, que é a cor do equipamento que recebi, tem uma aparência "demasiado" discreta. Assim que tiver o telefone na mão, saberá de imediato que é um telefone da Samsung, e muito por causa da perfeição do acabamento e da sensação na mão, e dificilmente terá um telefone com melhor sensação.

Como sempre, este telefone é muito bem construído, e adaptado de uma perspetiva de design estrutural, que não precisa de grandes enfeites para o torna-lo num equipamento premium. Pessoalmente não é a cor que mais gosto neste modelo, já que o Phanton Black é a minha preferida, mas ao fim de 2 semanas de uso consegui encontrar beleza no mesmo, mas ainda assim continuo a gostar mais do Phanton Black.

Galaxy S21+

Depois, este Galaxy S21 pode ser o smartphone perfeito para todos aqueles que não gostam de smartphones demasiado grandes. Em estilo de comparação, lado a lado, ele é quase do mesmo tamanho do Galaxy S10+, que é algo que me agrada muito. É muito fácil de segurar, e facilmente utilizável com uma só mão, e melhor ainda, não é um telefone escorregadio. E isso é possível graças ao seu "famoso" acabamento Glastic, um material querido por muitos, e odiado por outros tantos, que combina fibra de vidro com poliéster, que há muito é usado pela Samsung, como por exemplo, no Galaxy Note20.

Em relação ao seu ecrã, é quase desnecessário dizer que a Samsung é a melhor neste quesito, e aqui está mais uma vez a prova que eles são os melhores, já que o ecrã é incrivelmente bom. Ele conta com um ecrã 20:9 Infinity-O AMOLED de 6,7 polegadas com a resolução FullHD+, com 1080 x 2400 pixeis e com taxa de refrescamento de 120Hz, com a respetiva certificação HDR10 +. E este é garantidamente um dos melhores ecrãs que pode encontrar num smartphone.

Temos todas as opções necessárias para um ecrã de topo, como filtro noturno ou de luz azul, modo escuro, brilho adaptável e modos de cores do ecrã "Vivido" ou "Natural" que ajudam muito a ajustar o perfil de cores a seu gosto. Ele tem uma gama de brilho que é "estupidamente" brilhante sob a luz direta do sol, tão brilhante que eu tive que experimentar diversas vezes sob a luz solar direta para ter a certeza que não estava enganado, porque não estava a acreditar que podia vê-lo tão claramente naquelas condições. Também fica incrivelmente escuro para as situações escuras sejam agradáveis, algo que não se vê em muitos telefones.

Os ângulos de visão não perdem quase nenhuma nitidez ou mostram mudanças de cor, mesmo num ângulo perto dos 45 graus, que é simplesmente brutal. A capacidade de resposta ao toque é tão boa como na maioria dos smartphones Android que a empresa já fez, e sim, os 120Hz tornam as coisas "irritantemente" suaves.

Não tenho qualquer defeito a apontar sobre este ecrã, e eu que até "gosto" de apontar defeitos.

Desempenho

Tecnicamente este Galaxy S21+ é mais "fraco" que o modelo Ultra. Mas isso é só teoria, já que o seu desempenho é exatamente igual aos outros 2 dispositivos, a diferença está somente na quantidade de memoria RAM. Este é um topo de gama que se bate com todos os outros topos de gama do mercado. No seu interior temos o Exynos 2100, que conta com um processador octa-core e um GPU Mali-G78 MP14, que é acompanhado por 8GB de RAM LPDDR5 e 128GB de Armazenamento interno UFS 3.1. A má noticias: ele não tem qualquer slot para os cartões MicroSD.

Não há nada que possa executar neste telefone que o possa fazer vacilar. Pode utilizar todas as aplicações que foram feitas para Android, incluindo jogos, que ele não o vai deixar mal, seja em que situação for. Jogos? Meta as definições no máximo e deixe-se levar. Estamos a falar de um smartphone da série S, uma verdadeira máquina.

4 horas seguidas a jogar Call of Duty Mobile, PubG Mobile e Fortnite, e em momento algum teve uma queda de desempenho, e com as definições no máximo. E nem mesmo um aquecimento excessivo foi notado.

Em condições normais de uso, utilizo meia dúzia de aplicações com muita frequência, e todas elas se mantiveram abertas o tempo todo em segundo plano. Quando precisei das mesmas, estavam imediatamente disponíveis. Em duas semanas de uso intenso, acho que reiniciei uma vez este equipamento, e foi somente porque recebeu uma atualização de firmware, caso contrário não tinha sentido necessidade de o fazer, e muito menos de fazer limpeza de aplicações em execução.

Como sempre, gosto de executar o benchmark do Antutu, só para ficar como referencia, e o resultado? Bem, ele fala por si:

Bateria

Confesso que nos primeiros dias de utilização fiquei um pouco preocupado com a autonomia deste smartphone. Mas parece que a Inteligência artificial "aprendeu" a forma com que uso o equipamento, e adaptou o mesmo às minhas necessidades. Pode parecer estranho, mas é a pura realidade, já que com uma utilização exatamente igual, a autonomia do equipamento subiu com o passar dos dias.

No meu dia a dia, preciso de um equipamento que me forneça pelo menos 4 horas de ecrã, e sempre com Wi-Fi, dados móveis, e Bluetooth ligados. E o Galaxy S21+ conseguiu satisfazer essa necessidade. Utilizo muitas aplicações no meu dia a dia, como o 2 browsers diferentes, aplicação da Câmara, Facebook, Gmail e Microsoft Teams e Outlook. Fora dessas aplicações só em situações pontuais e rápidas, mas nessas aplicações ao longo de todo o dia passo cerca de 4 horas e meia, e o S21+ foi capaz de satisfazer essa necessidade.

Samsung Galaxy S21+

Não é o melhor equipamento que já testei a nível de autonomia, mas chegar ao fim de um dia inteiro, com 4,5 horas de ecrã ligado, e com cerca de 20~25% de bateria, acho que para mim é mais do que suficiente. Quando chega o momento de o carregar, então podemos utilizar o carregamento com fio de 25W, ou o carregamento sem fio semirrápido da Samsung. Penso que em ambas as áreas, a Samsung está atrasada em relação aos concorrentes. Mas não é só neste equipamento, já que é assim há anos, mas eu nunca me preocupei muito com isso, já que raras são as vezes que preciso de um carregamento rápido de 15 ou 20 minutos porque tenho de ir para algum local com urgência.

Mas esta é uma área que precisa de ser urgentemente trabalhada pela Samsung, e a meu ver só porque a concorrência já tem algo muito mais rápido.

O Samsung Galaxy S21+ tem uma bateria de 4800mhA, e carregar a mesma com fio, dos 15 aos 100%, nos meus testes levou cerca de 1 horas e 8 minutos. O carregamento sem fio, com um carregador de 15W, levou pouco mais de 1 hora e 50 minutos.

Câmaras

Confesso que esta foi a parte que mais me surpreendeu neste smartphone. E surpreendeu pela positiva. Esperava um bom desempenho, mas depois de ver o modelo Ultra, pensei que a Samsung não tinha dado tanta atenção ao Galaxy S21+... e não podia estar mais enganado.

Galaxy S21+

Este equipamento vem com um sensor fotográfico telefoto de 64MP com zoom hibrido de 3X, um sensor principal, grande angular, de 12MP e um sensor ultra grande angular de 12MP. Essa combinação oferece grande flexibilidade para qualquer situação, e vai fazê-lo sentir confiante para tirar uma foto, ou fazer um vídeo, seja em que situação for. E não esperava tão bons resultados com este equipamento, e posso afirmar que conta com grandes melhorias se comparado com o Galaxy S20, que me desanimou nesta área (reportei aqui).

Estamos perante um telefone que não engana, as suas fotos acompanham aquilo que ele é: excelente. As suas fotografias não o vão desanimar, e é garantidamente um dos melhores smartphones do mundo para fotografia. E melhor, é que o mesmo é válido para a gravação de vídeo.

E já que falamos no vídeo, a gravação em 4K a 60fps é muito bom, mas a estabilização permitida na resolução FHD e 60fps coloca a gravação de vídeo num nível muito superior. Infelizmente, a 4K a 60fps com a câmara principal não é estabilizado eletronicamente, mas com a grande angular as coisas melhoram consideravelmente. Alem disso, podemos gravar em 8K a 24fps, onde a qualidade do vídeo, tal como a sua gama de cores estão mais do que  aprovados, mesmo em condições de iluminação difíceis.

A captura de voz, e áudio, em cada resolução permanece muito boa.

E tal como já tinha revelado, mesmo em situações de pouca luz, este telefone desenrasca-se muito bem, e tem resultado muito bons. Não é o melhor smartphone que já usei para fotografia, mas está garantidamente entre os melhores.

Software

Já é mais que conhecida a minha relação com a OneUI. Quando a Samsung decidiu abandonar a TouchWiz, aquela que eu considerei ser, até hoje, a pior personalização do Android, sabia que pior do que ela a Samsung não iria conseguir fazer. E acertei, a OneUI é a minha interface preferida do sistema operativo Android. Apesar de continuar a preferir um sistema puro, quando tenho de optar por uma interface, a OneUI é a minha preferida. A série de telefones Galaxy S21, estreou o OneUI 3.1, que mais uma vez vem trazer tudo o que de bom a Samsung tem para oferecer.

Como é óbvio continua a ser baseada no Android 11, e tem tudo aquilo que a Google disponibilizou no seu sistema operativo, e todas as boas alterações feitas pela Samsung. Com esta nova interface temos um novos modos para a fotografia, como a vista de realizador, o movimento rápido, e muito mais.

Outra das novidades muito bem vindas estão na aplicação da galeria, onde temos duas adições dignas de nota: a primeira é o modo Object Eraser, que permite remover elementos indesejados de uma foto, a segunda é a capacidade de remover dados sobre onde uma foto foi tirada, antes de a partilhar, simplesmente marcando a opção no menu de partilha.

É uma interface muito rápida, muito responsiva, e praticamente sem bloatware, que a meu ver é realmente muito interessante. No momento em que me encontro a escrever este artigo, ele conta com o patch de segurança do sistema operativo Android, referente ao mês de Fevereiro de 2021, e isso significa que mais atualizado não é possível.

Veredicto Final - Análise Samsung Galaxy S21+ 5G

Quando penso num smartphone de topo equilibrado, é no Galaxy S21+ 5G que penso. Um ecrã que atualmente dificilmente encontramos melhor no mercado, som espetacular, desempenho como só um topo de gama pode ter, e um design lindíssimo.

Apesar da cor do telefone que testei não ser a que mais me agrada, o seu design é realmente espetacular, e com o tamanho ideal. Mas é só uma avaliação pessoal, e confesso que estou expectante para testar o Samsung Galaxy S21 Ultra, que deve acontecer nos próximos dias.

A secção fotográfica é uma agradável surpresa, cores vivas, pretos profundos, e tudo aquilo que esperamos de um telefone da série Galaxy S.

O ponto menos positivo, é sua a velocidade de carregamento. A Samsung tem de apostar um pouco mais nesta tecnologia. Carregamento rápido de 25W apesar de ser suficiente para a grande maioria dos utilizadores, já fazem parte do passado. Ter um carregamento de 40W, ou superior, fazia toda a diferença, e era algo que valorizava muito o equipamento. Mas como revelei na analise, os 25W são suficientes para quem carrega o telefone, em casa, todos os dias durante a noite, mas para utilizadores que precisam de uma carga mais rápida, a meio do dia, podem ser insuficientes.

Ainda assim, é um telefone onde o seu único defeito é o facto de não ser vendido com carregador, é por isso que damos a nota máxima a equipamento:

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.