Análise Samsung Galaxy Buds Live

Análise Samsung Galaxy Buds Live

15 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é dedicado à nossa análise aos Galaxy Buds Live, os mais recentes fones de ouvido da Samsung. Estas fones são particularmente interessantes, a logo a começar pela sua forma de feijão, que acaba por ficar directamente associada à Samsung.

Mas vamos tentar perceber o que valem estes fones de ouvido que foram lançados no passado mês de Agosto, e que só agora conseguimos fazer a review dos mesmos.

Design e Conforto

Já anteriormente revelei que eles têm forma de feijão, no entanto não quis com isso dizer que eles não são confortáveis, e muito discretos, que realmente são. Estes Buds Live têm uma curva única que permite que eles se encaixem surpreendentemente bem nos meus ouvidos, e confesso que gosto do seu design, já que eles ficam alinhados com minhas orelhas e não ficam pendurados para fora delas, como a grande maioria dos fones de ouvido. E só por isso, a Samsung já ganha pontos.

O seu estojo de carregamento tem a forma quadrada com a laterais curvadas. É um estojo fácil de transportar, e no bolso, dada a falta de arestas ele não atrapalha. O material que é construído é de boa qualidade, e em mais de 3 semanas de uso, e de passar horas em diversos bolsos, o estojo não sofreu qualquer aranhão, mesmo estando muitas vezes com chaves e outros objectos que o podem arranhar.

Estes são dos fones de ouvido mais confortáveis que já tive a oportunidade de experimentar. O seu design permite que eles se ajustem muito facilmente ao meu ouvido, e o seu peso e dimensões parecem-me ser os mais indicados para este tipo de dispositivo. Cheguei a usar os mesmos durante mais de 3 horas continuamente, e em momento algum senti desconforto, que é algo excelente.
No entanto, o seu design confere-lhe algumas desvantagens se comprado com outros fones de ouvido, já que para remover os mesmos do ouvido, não é tão fácil como outros fones. Não é um problema, é só uma desvantagem. Não custa tirar os mesmos, mas não é tão rápido e simples como qualquer outro fone de ouvido que fique com uma parte fora da orelha.

Aplicações e recursos

Através da aplicação Galaxy Wearable, que pode ser instalada em qualquer smartphone Android, ou do aplicação Galaxy Buds para iOS, podemos personalizar estes fones de ouvido. No entanto, alguns dos seus recursos são exclusivos para smartphones da Samsung.
As aplicações permitem que active o cancelamento de ruído activo, a funcionalidade do Find My Earbuds para rastrear um fone perdido e personalizar os controlos de cada fone de ouvido. Nessas aplicações também pode alternar entre seis predefinições de áudio, incluindo Normal, reforço de graves, suave, dinâmico, claro e aumento de agudos. Cada modo de som fez um trabalho decente destacando diferentes frequências (particularmente as configurações de graves e agudos).

Como não possuímos actualmente qualquer dispositivo iOS, não conseguimos testar a respectiva aplicação, mas a aplicação Galaxy Wearable oferece várias vantagens exclusivas se possuir um dispositivo Galaxy. Isso inclui controlo por voz da Bixby, permitindo que use o assistente para, por exemplo, verificar a previsão do tempo ou tocar uma música sem nunca tirar o telefone do bolso. Há também um modo de jogo, que visa minimizar a latência de áudio ao jogar, bem como uma opção para que as suas notificações sejam lidas em voz alta.

Som e Cancelamento de ruído

Tecnicamente, estes fones de ouvido oferecem cancelamento de ruído activo, mas é uma experiência um pouco diferente do que podemos ter em outros fones de ouvido mais caros. A Samsung fala num “ANC para tipo aberto”, a implementação de cancelamento de ruído do Buds Live destina-se a abafar pequenos ruídos de fundo, ao mesmo tempo que permite que ouça sons importantes. Por exemplo, se tiver próximo de uma estrada ouvirá os carros a passar, uma campainha em casa também se ouve bem, ou mesmo os anúncios dos transportes públicos quando aguardamos pelos mesmos.

Mesmo com isso em mente, notei que o efeito ANC é extremamente subtil. Eles são capazes de diminuir a intensidade de muitos dos ruídos externos, mas não os suprime totalmente. Isso pode ser visto por dois pontos de vista, em que o primeiro, é que evita alguns acidentes, já que não nos isola totalmente do mundo que nos rodeia, o outro ponto de vista, é que o cancelamento de ruído não nos faz o que é suposto, e assim poderá estragar a nossa experiência de utilização.

A aplicação para smartphone oferece a opção de permitir a entrada de mais som ambiente para aliviar quaisquer sensações de pressão, ou rigidez, que tenha ao usar estes fones de ouvido sem o ANC. Embora eu definitivamente tenha notado uma mudança na frequência, e um ruído ambiente um pouco mais alto com esse efeito activo, não foi tão pronunciado como em fones de ouvido.

Resumindo, o cancelamento de ruído destes Galaxy Buds Live é ideal para eliminar alguns pequenos ruídos ambientais, já que não os elimina completamente.
Em relação à sua qualidade de som, ele usa altifalantes de 12mm e uma saída de ar projectada para tornar a música mais precisa e animada.. e em termos gerais, estes fones da Samsung forneceram áudio rico e completo para qualquer género de som que queira ouvir.

As guitarras suaves e corajosas e os vozes arejadas soam claramente. No Rock, o baixo, a bateria e as guitarras soaram animadas mesmo enquanto a música alcançava a seu crescendo estrondoso. O mesmo vale para qualquer outro tipo de musica, e por isso posso afirmar que estes Buds Live fazem um excelente trabalho.

Em relação ao seu uso nas chamadas, um conjunto de microfones triplo permite ter chamadas claras, embora eu tenha obtido resultados mistos ao usar os fones para falar com as pessoas. Durante uma chamada em grupo do Microsoft Teams com vários colegas, a maioria das pessoas notou que a minha voz era clara, mas que o som parecia estar muito baixa. No entanto, em outras chamadas telefónicas, algumas vezes afirmavam que eu parecia estar muito distante do telefone (quando estava com os fones), mesmo em zonas silenciosas.

Autonomia dos Buds Live

Este é um dos pontos mais fortes destes fones de ouvido, já que a sua autonomia é muito interessante. A Samsung promete até 6 de uso, e esse valor é obviamente obtido se o ANC e o Bixby estiverem desactivados.

No entanto, nos meus testes, com tudo ligado, ainda consegui umas excelente 4 horas e e esse numero subiu para cerca de 5 horas com o ANC activado.

O seu estojo de carregamento permite cerca de 2 cargas completas, e a Samsung diz que com ele consegue ter até 21 horas de autonomia. E consigo confirmar que consegui um pouco mais de duas cargas completas dos fones de ouvido, somente com o estojo. Algo realmente muito bom.

Samsung Galaxy Buds Live: Veredicto Final

Este é definitivamente um conjunto impressionante de fones de ouvido sem fio, já que oferece óptima qualidade de som geral, bateria de longa duração e muitos recursos úteis num design confortável e único. Os fones de ouvido oferecem uma boa quantidade de opções de personalização através da aplicação da Samsung.

No entanto, se procura está a ponderar adquirir os Buds Live a contar que ele tenha um real cancelamento de ruído, com um baixo preço baixo, talvez deva querer considerar algumas outras opções, já que o ANC não funciona como em outros fones de ouvido de topo. Mas tirando esse ponto, estamos perante um excelente dispositivo que certamente não o irá desanimar.

No momento em que este artigo está a ser escrito, estes Samsung Galaxy Buds Live estão a ser vendidos no mercado nacional por €199,90.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.