Análise Samsung Galaxy A54 5G: Gama média com muita qualidade
8 Junho, 2023Ao contrário do que se possa pensar, não são os smartphones topo de gama que as fabricantes mais vendem, já que as “massas” voltam-se para equipamentos de gama média. Esse gama de equipamentos está cada vez melhor, e hoje em dia um bom smartphone de gama média satisfazer as necessidades da grande maioria dos utilizadores, e um desses equipamentos é o Galaxy A54 5G.
A Samsung dá cada vez mais atenção aos equipamentos da série Galaxy A, que cada vez conta mais fãs em todos os cantos do mundo. Dentro dessa série contamos com diversos segmentos, mas o que realmente mais se destaca é o Galaxy A5X, já que anualmente, é esse o equipamento que oferece provavelmente a melhor relação de qualidade e preço da própria Samsung.
E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é dedicada à nossa análise para do Samsung Galaxy A54 5G, um equipamento que já estamos a testar à algumas semanas e que agora chegou o momento de dar o nosso veredito.
No momento em que este artigo está a ser escrito, este Galaxy A54 5G está posicionado imediatamente atrás do Galaxy S23 na hierarquia da empresa. É um equipamento que se encontra atualmente a ser vendido em torno dos 400 euros… e será que vale os mesmos? É isso que vamos ver.
Este Galaxy A54 distancia-se do Galaxy A53 5G para adotar as linhas da mais recente série topo de gama da fabricante. A escolha é interessante e atesta a vontade da Samsung de harmonizar a sua gama, de oferecer uma gama média ambiciosa. Aposta de sucesso, este Galaxy A54 quebra com a tradição de que um equipamento de gama média não pode ser premium.
Com traseira de vidro, este smartphone muda de tamanho e valoriza mais as impressões digitais do que seu antecessor. O seu módulo triplo fotográfico beneficia da mesma integração do bloco do Galaxy S23. A qualidade está aí e o grip é muito bom, com tamanho ainda compacto para cerca de 202 gramas. As arestas de plástico, ligeiramente arredondadas, reforçam esta sensação e os botões beneficiam de um posicionamento eficaz.
Na frente, apenas as bordas ainda visíveis e um queixo um pouco proeminente demais mancham a imagem deste equipamento. Para dizer a verdade, apenas encontramos algumas pequenas falhas porque não estraga a experiência. Entre os outros pontos muito bons, a presença da proteção Corning Gorilla Glass 5 e certificação IP67, ou seja, este Galaxy A54 joga nos grandes campeonatos.
A Samsung raramente se engana ao escolher um ecrã para um dos seus equipamentos, e aqui temos um painel Super AMOLED de 6,4 polegadas com a resolução FullHD+ e taxa de refrescamento de até 120Hz. Ou seja, características de ponta. Acima de tudo, a fabricante domina este assunto e oferece um ecrã de muito boa qualidade e muito brilhante. A Samsung anuncia um brilho máximo de 1000 cd/m² e os esforços são sentidos quando o utilizamos… principalmente sob luz solar direta.
Outro ponto muito bom, a calibração é efetiva uma vez que passa pela caixa de ajuste. Se o modo Vivid padrão dá cores levemente frias, o modo Natural muda o jogo. A Samsung é um grande sucesso e é um verdadeiro prazer usar este ecrã diariamente.
Se o seu ecrã é fabricado pela própria Samsung, fique a saber que o seu processador também o é. Aqui temos um Exynos 1380 que a marca promete ser mais ambicioso que o seu antecessor. É preciso dizer que o Exynos 1280, que está presente no Galaxy A53, não foi necessariamente um raio de luz para a parte gráfica.
No papel, este novo Exynos 1380 oferece quatro núcleos Cortex-A78 que operam no máximo a 2,4GHz e quatro núcleos Cortex-A55 de 2 GHz. Ele adiciona um GPU Mali-G68 MP5 e tudo beneficia do seu processo de gravação de 5nm. Para acompanhá-lo, a Samsung oferece 8GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento. Boas notícias, ainda é possível adicionar um cartão microSD de até 1 TB. Os ajustes da fabricante sul-coreana são bons, e o Galaxy A54 5G é um parceiro agradável. De fato, hoje é difícil encontrar um modelo incapaz de oferecer uma experiência suficiente para o uso diário. A Samsung não dececiona e o seu Galaxy A54 5G lida muito bem com as aplicações, ajudado pelos suficientes 8GB de RAM. É ao nível da performance gráfica sai-se muito melhor que o seu antecessor, ou seja, cumpre com as expectativas.
Atenção, não estamos na presença de um smartphone gamer e não devemos esperar jogar com as configurações no máximo. Além disso, tende a aquecer em jogos exigentes com configurações altas e por vezes, a lentidão é percetível. Um travão para a maioria dos gamers, não para uso clássico já que o aparelho continua capaz de oferecer uma experiência decente na maioria dos jogos.
Do lado do software temos o One UI 5.1, que é baseado no Android 13. Os fãs da marca não vão estranhar e vão encontrar uma interface bem trabalhada e com ferramentas interessantes. A experiência é completa e combina bem com o sistema operativo da Google.
Há vários anos, o fabricante domina este assunto e acrescenta os seus dois centavos. A presença do One UI 5.1 permite acesso a widgets empilhados ou a uma aplicação de Galeria enriquecida (álbum de família partilhado, remasterização, etc.). Como sempre, alguns apreciarão (ou não) a abordagem da Samsung, que sempre se afasta da experiência Android “Stock”. A única desvantagem é que a Samsung pré-instala um certo número de aplicações, ou solicita que faça isso durante a configuração inicial. Notamos a presença de aplicações como a Netflix ou Spotify e o desejo de oferecer TikTok, Booking ou Disney+ como aplicações recomendadas. Também notamos a presença de muitas aplicações “domésticas” ou da Microsoft. A boa noticia é que a limpeza das mesas ainda é possível.
O outro ponto a lembrar diz respeito à monitorização de software, e o Galaxy A54 5G sai-se lindamente neste ponto, já que ele beneficia da política de atualizações da Samsung, que é uma das melhores do universo Android. O aparelho tem direito a quatro anos de grandes atualizações do Android e cinco anos de atualizações de segurança. É apreciável e melhor do que a grande maioria dos seus concorrentes diretos.
Chegou o momento de falar sobre um dos pontos mais importantes num smartphone nos dias de hoje, a fotografia. E tal como já havia revelado, a Samsung equipa o seu Galaxy A54 5G com um sistem de tripla câmara na traseira. Eis a configuração do mesmo:
- Sensor principal: 50MP (f/1.8) e estabilização ótica (OIS)
- Ultra grande angular: 12MP (f/2.2, 123°)
- Macro: 5MP (f/2.4)
Na frente, o Galaxy A54 5G conta com um sensor de 32MP (f/2.2). Na teoria, este novo modelo perde um módulo de 5MP dedicado à profundidade em comparação com o Galaxy A53 5G. Não chega a ser um problema, porque a multiplicação de sensores, comum nos equipamentos desta linha, nem sempre é garantia de qualidade.
No dia a dia, o Galaxy A54 5G sofre um pouco de calor e frio com seu fotobloco. Entre os pontos positivos, o módulo principal que usa o famoso pixel binning para fornecer fotos de 12,5MP. Quando as condições de iluminação são boas, é eficaz e oferece cores vivas e nitidez muito boa. O fato de ter estabilização ótica ajuda a limitar o desfoque das imagens. No entanto, muitas vezes encontramos o processamento dos algoritmos da Samsung, sem que isso leve a imagens muito saturadas.
O sensor ultra grande angular também está à altura em boas condições de luz, mesmo que já sofra na comparação com o módulo principal. As fotos carecem de detalhes e são menos dinâmicas do que com o sensor principal, que é um sensor grande angular. O desequilíbrio começa a aparecer e isso é confirmado com o último módulo: a lente macro. Como muitas vezes, não é muito usado e oferece fotos corretas, por isso muitas vezes digo que o melhor é ignorar esse sensor e optar por utilizar zoom x2 da grande angular.
EM condições de pouca luz, o Galaxy A54 5G confirma que não é um topo de gama. O smartphone luta bastante para ter bons resultados, e a solução da Samsung nem sempre faz a sua magia acontecer. Com o sensor principal, pode obter fotos úteis com alguma luz artificial, mas ainda faltam alguns detalhes. Em ambientes fechados, as imagens geralmente ficam desfocadas.
Inevitavelmente, é ainda mais complicado para a ultra grande angular que evitaremos utilizar quando faltar luz. Por outro lado, gostamos do modo retrato que brilha com a sua eficiência. Os resultados são muito bons e o smartphone brilha com a sua capacidade de desfocar o fundo e destacar o rosto nas selfies. Ou seja, o modo selfie é muito eficaz.
Não podia terminar esta análise sem falar da autonomia. O Galaxy A54 5G conta com uma bateria de 5000mAh, que a capacidade que está na moda de momento. Uma capacidade interessante enquanto a fabricante ainda, e sempre, resiste à tentação do carregamento rápido. O smartphone tem a sua velocidade de carregamento limitada a 25W, quando os seus principais concorrentes já oferecem 120W e mais em alguns casos. Para piorar as coisas, o telefone é vendido sem carregador.
Em uso, a mais recente adição à linha atende às expectativas e dura um bom dia sem muita dificuldade com o uso convencional. Até chegamos ao dia e meio de uso utilizando o mesmo de forma moderada. Por outro lado, será muito mais difícil manter dois dias seguidos longe da tomada.
Nenhuma deceção, portanto, em termos de autonomia, mas também nada de extraordinário. A falta de carregamento muito rápido também não permite que este A54 5G se destaque da concorrência, sem que isso seja realmente penalizador. Com efeito, demora cerca de 1h15 a carregar o smartphone a 100%… a concorrência já faz isso em 20 e poucos minutos.
Veredito Final Samsung Galaxy A54 5G
O Samsung Galaxy A54 5G é um excelente smartphone, uma clara melhoria em relação ao seu antecessor. A mudança no design é apreciável, oferecendo ares premium a este modelo de gama média. O seu excelente ecrã Super AMOLED confirma a sensação e o desempenho está presente na maioria dos usos. O aparelho ainda tem direito a certificação IP67 e até cinco anos de atualizações, o que é o melhor do universo Android.
A câmera também é boa, se levarmos em conta o posicionamento deste Galaxy A54 5G. Ainda não está ao nível de um topo de gama, mas é claro que está no bom caminho.
Se não houver grandes falhas reais, a Samsung às vezes parece descansar um pouco sobre as suas conquistas. A autonomia poderia ter sido melhor, assim como o carregamento rápido ou a foto noturna. O Galaxy A54 5G também mostra algumas limitações quando levado ao limite. Nada proibitivo, mas é algo que deve ser observado. Além disso, não nos podemos esquecer que não há qualquer carregador na caixa, e isso pode gerar um custo adicional.
Como tal, a nossa nota para este Samsung Galaxy A54 5G é:
Este equipamento foi-nos gentilmente disponibilizado pela Samsung Portugal para que a realização desta análise fosse possível. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.