Análise Sage The Barista Express Impress: para os verdadeiros amantes de café
2 Outubro, 2022 0 Por Eva BracinhosSó quem como eu, que é um verdadeiro apreciador de café, sabe o quão frustrante é beber café de uma máquina de cápsula. Não é que o café em si seja mau, mas não há nada como um verdadeiro café, tirado numa máquina profissional e que nos oferece todos os aromas naturais de um bom café, acabado de moer.
Felizmente existem no mercado boas máquinas de café, mas até hoje nunca encontrei nenhuma melhor do que a nova Sage The Barista Express Impress. Foi-nos proposto testar está máquina de café há algumas semanas, e como não podia deixar de ser, aceitamos de imediato o desafio… e em boa hora, já que é a ideal para os verdadeiros amantes de café.
Sage The Barista Express Impress
Para os amantes de café, mas não só…
A máquina de café da Sage, a The Barista Express Impress, vem mesmo impressionar as bancadas em que tem o prazer de pousar. Este novo modelo está à venda em Portugal por 829,90€, por exemplo, na Worten e na Fnac, pelo que não deverá ter dificuldades em encontrar a mesma. E acredite… vale cada euro que pedem por ela.
Esta nova máquina de café, extremamente luxuosa, concebida para qualquer bancada de cozinha, consegue reproduzir o café dos melhores coffee shops que já teve o prazer de tomar, pela combinação perfeita entre engenharia e tecnologia.
A moagem do café no momento, a dose certa de café comprimido e distribuído uniformemente no manípulo, em sintonia com a pressão certa, permite-lhe obter um café perfeito, em qualquer altura do dia e sem confusão ou filas.
Robusta e Excecional
Como já referi, a máquina de café Barista Express Impress é verdadeiramente impressionante, elogiada por todos quanto lhe puseram os olhos… e acreditem que cá por casa já foram muitos. Uma máquina de café expresso integrada, elegante e cheia de estilo, em aço inoxidável escovado, robusta e rápida – depois de ligada está pronta a funcionar em apenas 3 minutos.
Tecnologia Barista Express Impress
A tecnologia (Impress puck system) garante a dose ideal de café e uma prensagem precisa. Com o seu moinho integrado, é possível ajustar a moagem aos grãos selecionados, com 25 graus de moagem, para encontrar o ponto perfeito de dosagem e o sabor equilibrado do café. Confesso que nos primeiros cafés que tirei tive alguma dificuldade em encontrar a moagem mais indicada, já que isso depende muito do café que compra, e varia conforme o café de compra… Grão maior, menos, mais torrado, menos torrado… o seu grau de moagem vai influenciar em muito a qualidade do café que vamos beber. Uma moagem mais fina vai-nos dar um café mais forte, e uma moagem mais grossa um café menos intenso.
Ter um moedor embutido significa menos uma etapa, e custo de um aparelho, a ser considerado. Em termos práticos, selecionar o tamanho certo de moagem é simples, graças às marcações claras no mostrador. Eu recomendo que as pessoas comecem com uma posição intermédia, em torno do 12 ou 13 e depois façam os ajustes pessoais.
Depois de acertar na moagem certa, desde que não mude de marca/lote de café, não mais precisará de mexer no mesmo.
Sim, a máquina conta com uma moagem automática do café em grão, calculada e ajusta à dosagem necessária para 1 ou 2 cafés. Esta dosagem inteligente memoriza a quantidade certa a ser usada na próxima dose de café, e mais uma vez, isso acontece após a testagem, e ajuste inicial, que irá necessitar.
Quando se acerta a dosagem, um pequeno símbolo iluminado, com uma cara sorridente (pode ver na imagem abaixo), acende nos leds da máquina. Se a quantidade for abaixo do indicado, poderá adicionar “a little bit” até conseguir a dose certa; se a quantidade for acima deverá retirar o excesso para se conseguir a dose indicada de café.
Depois temos uma prensagem assistida manualmente, que é um dos pontos mais fortes desta máquina. Quando puxada uma pequena alavanca que está posicionada do lado esquerdo da máquina, ela gera uma pressão de 10kg sobre o café moído, garantido aquela que é a prensagem indicada.
E o melhor? Tudo isto é feito sem causar qualquer sujidade na bandeja e/ou bancada, que é algo verdadeiramente importante.
No entanto, caso já tenha café moído, poderá fazer todo o processo manualmente. Deverá substituir o cesto do manípulo por um cesto de parede dupla, que é próprio para café pré-moído, introduzir a dose certa de café e/ou descafeinado e fazer a prensagem manual, através da alavanca do lado esquerdo. Assim vai conseguir obter um café saboroso e de qualidade que não é possível obter nas máquinas de café de cápsula. É a solução ideal para as visitas que apenas tomam descafeinado (ter um saco de descafeinado já moído em casa para estas ocasiões).
Funcionalidades Barista Express Impress
E para que a experiência barista fique completa, esta máquina de café tem também outras funcionalidades, como:
- O sistema de aquecimento thermocoil proporciona um café de excelente sabor pelo controlo digital de precisão da temperatura, taxa de fluxo e tempo de contacto;
- O indicador da extração da pressão
- Vaporizador manual que lhe permite obter a micro espuma de leite e criar arte para o pequeno-almoço! Mas será uma experiência que terá de ganhar até alcançar o ponto ideal da micro espuma e conseguir a perfeição das suas criações.
De referir ainda que o depósito de água, bastante simples de encher, incluí um filtro que deve ser substituído a cada 3 meses. Esta deposito de água é removível tem mais de 2 litros de capacidade, pelo que evita o incomodo de estar sempre a remover o mesmo para o encher. No entanto, tão importante como o café utilizado é a qualidade da água, por isso pense 2x antes de encher totalmente o deposito. Se não tiver muitos amantes de café em casa, o melhor é ir enchendo o deposito e assim ir mantendo a qualidade da água.
A bandeja da máquina tem uma patilha móvel, que vai subindo e mostrando-se à medida que a bandeja vai enchendo, até a informação a vermelho ”Empty Me” ficar completamente visível. Essa indicação é ideal para os mais esquecidos, que se podem ir esquecendo de esvaziar o tabuleiro antes deste transbordar. E acredite, que não foram poucas as vezes que me fui esquecendo, e ele me foi lembrando.
Vaporizador e Água Quente
Porque nem tudo é uma questão de café Expresso, e tal como já revelei, esta The Barista Express Impress não é só indicada para amantes de café. Quer uma espuma de leite para fazer aquele cappuccino delicioso? Sim, a máquina da Sage oferece essa situação, e de forma muito eficiente.
A água do seu vaporizador pode atingir temperatura e pressão suficientes para o realizar. Tal como de uma máquina profissional se trata-se.
E como o tempo frio está a chegar, os amantes do chá têm aqui um bom aliado, já que a máquina conta com uma saída de água quente, que também pode ser utilizada para o pré-aquecimento das chávenas. E acredite, a água sai mesmo muito quente, por isso tenha muito cuidado para não se queimar.
E tal como como acontece com a varinha de vapor, a saída de água quente é controlada com um botão que fica do lado direito da máquina.
Veredito Final Sage The Barista Express Impress
Creio que é difícil encontrar uma máquina de café tão bonita como esta Sage The Barista Express Impress.
Se o fato de ser bonita já é uma mais valia, a experiência que obtive, pela sua rapidez e facilidade em obter um bom café, pelo fácil manuseamento e limpeza, são motivos mais do que suficiente para a adorar.
O único ponto menos positivo que encontro para a mesma é o seu preço não ser acessível a todas as bolsas. No entanto, os verdadeiros baristas e amantes de café, não vão perder esta oportunidade num próximo Black Friday ou no Natal que se aproxima a passos largos.
Sei que as minhas palavras valem o que valem, mas a Sage poderia considerar disponibilizar um acessório para tornar a máquina perfeita: um reservatório para as borras de café.
Como tal, a nota que damos à The Barista Express Impress não podia ser outra:
Sobre o autor
Licenciada em comunicação Social, é actualmente Digital Marketing Specialist.