Análise Sage Barista Touch Impress: Uma coffee shop doméstica não tem preço
15 Dezembro, 2023 0 Por Eva BracinhosAnunciada no passado mês de setembro, a Barista Touch Impress é uma máquina de café expresso da Sage que vem para tentar mudar a forma de apreciar café e que consegue proporcionar ao consumidor a melhor experiência possível de uma forma simples, eficiente e acessível graças à sua tecnologia.
Recebemos esta máquina para análise e a primeira pergunta que nos colocamos é se está Barista Touch Impress é uma simples evolução da brilhante Sage The Barista Express Impress… e a resposta é não. Não é evolução, é um produto diferente, muito mais completo, apesar de terem algumas semelhanças visuais. Para amantes de café, os seus derivados, e muito mais, esta nova máquina é muito mais completa, e promete ser uma coffee shop doméstica que todos vão querer ter.
E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é dedicado à nossa análise à maquina em questão. Já estamos a utilizar a mesma há algumas semanas, e o que podemos dizer é: Amazing… mas vamos conhecer um pouco melhor a máquina.
O que vamos conhecer nesta análise?
Esta Sage Barista Touch Impress tem tudo a ver com facilidade e simplicidade, ao mesmo tempo que oferece um café estilo barista que é totalmente personalizável e rápido. Depois de testar esta máquina de café inteligente, fiquei completamente obcecado pela mesma, e se isso me torna num “geek” do café, que assim seja.
As primeiras impressões
E como deve imaginar, estamos perante uma verdadeira máquina de café, que nada tem haver com as máquinas de cápsulas, que na minha opinião pessoal, só servem para desenrascar e não servem para um verdadeiro amante de café, como eu sou. E por esse motivo, estamos perante uma máquina que é relativamente grande e robusta. Com sensivelmente 42x26cm, esta máquina conta com um reservatório de água na traseira com 2 litros de capacidade, um tubo de vapor e na parte superior um depósito de café em grão, com 430g de capacidade.
E tal como é habitual na Sage, a máquina vem com uma boa quantidade de acessórios, incluindo um porta-filtro de aço inoxidável de 54mm, cestos de filtro de parede simples e dupla, um porta-filtro de água com filtro, jarros de leite em aço inoxidável com 480ml de capacidade e diversas outras ferramentas que podem ser essenciais para o dia a dia. Para garantir que a máquina permaneça nas melhores condições, a Sage Barista Touch Impress também vem com itens de limpeza como uma tira que permite medir a dureza da água, pastilhas de limpeza, discos e escova, pó descalcificante e uma ferramenta de limpeza para o tubo de vapor.
Apesar disto tudo, a máquina é incrivelmente fácil, e rápida, de montar e não tem como errar na sua configuração, pois a máquina não passa para uma próxima etapa até que a anterior fique concluída.
E tal como já havia revela, ela é muito semelhante em termos de design com a The Barista Express Impress, com um acabamento em aço inoxidável escovado (existe em outras cores, como Preto Trufa e Aço inoxidável Preto) e com um tamanho considerável, mas que fica bem em qualquer bancada da cozinha ou de um mini bar que tenha em casa. Enquanto a varinha de vapor, a alça de compactação, o depósito de grãos, o moedor e o bico de água estão todos ligados ao dispositivo, os outros acessórios encaixam-se facilmente no lugar, incluindo o tanque de água, que é fácil de remover e recolocar depois de cheio de água. A grande novidade aqui é o seu ecrã touch a cores, que é simples, eficaz e responsivo, e pode ser deslizado para selecionar a bebida que deseja preparar e/ou personalizar o tamanho da moagem, intensidade e temperatura… mas falaremos sobre isto um pouco mais à frente.
Para fazer café, a Sage Barista Touch Impress conta com um sistema de aquecimento ThermoJet de 1430-1700 watts que atinge temperatura ideal de extração, e eficiência, em apenas três segundos. Uma vez em funcionamento, o Sage Barista Touch Impress mói a dose certa de grãos frescos de café e combina isso com um controlo preciso de temperatura, bem como com a pressão correta de água, para obter o melhor resultado possível.
E tal como tinha revelado acima esta é uma verdadeira coffee shop, e por isso ela trabalha muitas vezes com leite, para as mais diversas bebidas. E como a Sage pensou nas necessidades, e restrições dietéticas, a Sage Barista Touch Impress conta com configurações que permite que escolha entre o tradicional leite de vaca, de amêndoa, de aveia e até de soja. Depois de escolher o leite que utiliza, a máquina determina a temperatura ideal e o tempo de injeção de ar do tubo de vapor automático para aproveitar ao máximo o leite. A varinha também permite ajustar a temperatura entre 40-75ºC e possui oito níveis de espuma e textura, que pode adaptar ao seu gosto.
O seu Desempenho
Fique já a saber que a experiência de utilização da Sage Barista Touch Impress não dececiona. Como mencionei anteriormente, levei apenas alguns minutos para configurar a mesma e a máquina encaixa-se perfeitamente e com estilo na minha cozinha.
O seu ecrã touch é impecável. Quase não há atraso ao percorrer as bebidas e a máquina liga quase instantaneamente assim que seleciona o café. As opções de bebidas incluem café com leite, cappuccino, flat white, Café expresso, long black, chocolate quente, babyccino, Chá, e muito mais, e a Sage Barista Touch Impress dá-nos o passo a passo do que precisamos para fazer o que escolhemos… uma espécie de Bimby. Na hora de escolher a sua bebida, ela recomenda o tamanho da moagem, a velocidade de preparação e a temperatura do leite para obter o melhor resultado possivel, e alem disso, pode salvar as configurações do seu café preferido para utilizar posteriormente.
Uma característica marcante da Sage Barista Touch Impress é a sua velocidade. Muitas pessoas pensam que utilizar uma máquina de café de grãos como esta em vez de uma máquina de café em cápsulas levará mais tempo, mas na verdade não demora. Existem mais algumas etapas a serem executadas em comparação com máquinas de cápsulas, mas os resultados valem a pena e fica mais envolvido com o processo de fazer café, algo que realmente gosto, já que o resultado final é igual, e às vezes superior, ao café que bebemos em locais como Starbucks e afins.
As configurações de leite na Sage Barista Touch Impress foram as minhas favoritas durante os testes. Eu bebo leite de amêndoa, e como todos devem saber, fazer espumar leites não lácteos, não é tarefa fácil, e muitas vezes pode levar o leite a ficar com sabor estragado e queimado… que nem foi o caso aqui. Selecionar a opção de leite de amêndoa foi simples e, quando o fiz, a Sage Barista Touch Impress recomendou a temperatura certa e espumou o mesmo de forma perfeita para obter a melhor textura, calor e espuma.
A verdade é que não há como reclamar desta Sage Barista Touch Impress. É uma máquina muito impressionante e inteligente e, embora sejam necessárias algumas tentativas para obter os melhores resultados, ela está constantemente a aprender com a nossa utilização e a desenvolver as suas bebidas segundo as nossas preferências. Também não precisa de ser um especialista em café ou barista para utiliza-la, o que acho que deixará mais pessoas entusiasmadas em usar esta máquina de grãos.
Fazer um cappuccino nunca foi tão fácil
Na verdade fazer qualquer bebida que queira fazer na Sage Barista Touch Impress é uma brincadeira de criança, mas vamos explicar como é simples fazer um cappuccino, algo que é uma dor de cabeça para muita gente. Primeiro, toca no botão do moinho e a máquina começa a moer os grãos de café. Em seguida, utilizamos a alavanca integrada na lateral esquerda da máquina para compactar o café dentro do cachimbo (a Sage recomenda fazer isso duas vezes para obter uma compactação perfeita). Se a quantidade de café no cachimbo estiver um pouco baixo, como o meu esteve algumas vezes, a máquina vai solicitar que acrescente um pouco mais até obter a dose perfeita… mas tudo é gerido inteligentemente pela máquina, não sairão 2 doses de café… ela apenas acrescenta um pouco mais, para ficar com a dose perfeita para o cappuccino.
Em seguida, remove o cachimbo do moedor, insere-o na cabeça da máquina e coloca a chávena da sua preferência embaixo antes de pressionar o segundo ícone, que prepara a sua dose de café expresso. Aqui, a máquina gere muito bem a pressão e a temperatura de extração para criar uma extração perfeita e avisa se o café sai muito rápido, o que significa que o tamanho da moagem pode precisar de ser ajustado na próxima vez.
A etapa final é espumar o leite, é aqui onde a Barista Touch Impress realmente mostra toda a sua maestria. Projetado com a nova tecnologia “AutoMilq”, deve informar a máquina se vai utilizar leite, leite de aveia, de amêndoa ou de soja, e ele ajustará as suas configurações automaticamente. Ou seja, a máquina adapta a quantidade certa de pressão e ar, juntamente com a temperatura correta para ajudar a manter a estrutura de espuma perfeita.
Tudo isto pode parecer um pouco complicado, mas, na realidade, tudo o que tem de fazer é colocar o jarro de aço inoxidável por baixo do tubo de vapor, selecionar o leite correto e deixar a máquina fazer a sua magia. Fácil. E o resultado? Um cappucino suave, cremoso e espumoso que é realmente o mais próximo da qualidade perfeita de uma cafeteria que pode obter em casa.
O mesmo pode ser dito para todas as bebidas que experimentamos, todas preparadas com muito pouco barulho, mas que me deixaram com a sensação de que me tinha tornado num barista experiente da noite para o dia, quando na verdade a máquina fazia todo o trabalho mim. O café, que nós Portugueses tanto apreciamos, fica com um creme suave, o café com leite com um corpo cremoso e o branco liso era rico e aveludado.
Uma coisa que vale a pena notar é que, embora a máquina inclua algumas bebidas sem café, como chá, chocolate quente e babyccino, em sua linha, há pouca tecnologia por trás de criá-las usando a máquina, pois essas bebidas utilizam apenas o bico de água quente ou a varinha de vapor, e não muito mais. Por exemplo, se quiser fazer um chocolate quente, a Barista Touch Impress diz para colocar o chocolate em pó numa caneca, texturizar o leite da sua preferência e despejar por cima. Da mesma forma, um babycino é apenas espuma de leite, enquanto a opção de chá simplesmente dispensa água quente.
Veredito Final Sage Barista Touch Impress
Fiquei muito contente de utilizar esta Sage Barista Touch Impress. É a melhor máquina de café que alguma vez utilizei e o café que ela faz é delicioso e tem um sabor melhor do que a maioria dos cafés e cafeterias. O seu ecrã Touch, os acessórios e são simples, fáceis de utilizar e todo o aparelho permite que se torne num barista dentro da sua própria casa. Rápido, saboroso e inteligente, não tenho o que reclamar do Sage Barista Touch Impress… além do preço exorbitante (mas não é isso que estamos a testar).
E como pode ter percebido por tudo o que escrevemos, damos a nota máximo ao produto:
O produto foi-nos gentilmente disponibilizado pela Sage para que esta análise fosse possível de realizar. Se quiser, pode aceder à sua página oficial aqui.
Sobre o autor
Licenciada em comunicação Social, é actualmente Digital Marketing Specialist.