Análise Rowenta Air Force Flex 760

Análise Rowenta Air Force Flex 760

22 Novembro, 2020 0 Por Eva Bracinhos

O Rowenta Air Force Flex 760 é aspirador vertical sem fios, robusto e preparado para a limpeza de qualquer casa, pela sua elevada potência. É um aspirador flexível, com vários acessórios para limpeza de estofos, em cima de prateleiras, debaixo de armários, e ainda uma escova para limpeza de pelos de animais.

Funciona através de bateria lítio, a mais poderosa da Rowenta, o que lhe dá uma autonomia de até aproximadamente 1:15h.

Como o usar?

O aspirador é composto por um bloco com motor, sistema de filtração, e um reservatório para o lixo, junto à pega. É muito prático porque permite aspirar locais de difícil acesso, em cima e debaixo de armários, e conseguimos girá-lo facilmente em várias direcções no chão.

Considero que é um aspirador bastante robusto, e eficaz, na limpeza diária, no entanto acho o seu peso um pouco excessivo para um aspirador vertical, porque para limpar a casa é preciso arrastar, empurrar, puxar... cerca de 4 kg durante todo o tempo de limpeza. No entanto, a função “Flex” do Rowenta Air Force, que permite “quebrar o tubo”, facilita muito a sucção debaixo dos móveis (camas e armários com pés) e é bastante fácil de usar: basta um simples toque no botão e torna-se flexível.

Ao levantar o dispositivo, o tubo recupera a sua rigidez e através de um “clique" indica-nos que está de novo bloqueado, e rígido. O Rowenta Air Force Flex 760 dispõe de 3 níveis de sucção (eco, impulso, turbo) que podem ser seleccionados pelo utilizador, pressionando apenas nos botões +/-. O botão “On/Off” situa-se no bloco central do aspirador, onde o devemos agarrar para aspirar. Esta proximidade faz com que um pequeno descuido o possa desligar enquanto estamos a limpar.Também no bloco central está disponível um indicador de autonomia, no qual conseguimos ter uma ideia aproximada do tempo que nos resta e que varia consoante a potência que vamos usando.

Que Assessórios inclui?

O Rowenta Air Force Flex 760 vem bastante apetrechado de assessórios, no qual temos um bocal telescópico, uma mini-escova motorizada, uma escova larga, um tubo dobrado para chegar ao topo das prateleiras muito altas e duas mini-escovas para serem fixadas na extremidade do Flex 760 ou do seu tubo de sucção. Este aspirador vertical vem muito bem equipado.

A principal escova motorizada é uma escova turbo “EasyBrush” utilizada para a limpeza de pisos (pisos duros e carpetes). A escova é removível (sem ferramentas) para facilitar a manutenção e a “cabeça” pode ser virada até 180°.

Dispõe de acessórios da linha “Total Care” que podem ser fixados na extremidade do tubo (no modo aspirador manual) ou directamente na saída da alça (no modo aspirador manual).

Tem ainda um acessório particular, uma mini-escova turbo que facilita a limpeza de pêlos de animais, um bico longo, um bico flexível XXL, um bico chato e uma mini cabeça "achatada". Esta também pode ser fixada permanentemente no aspirador de pó manual, e na extremidade do tubo, que pode, portanto, ser usada directamente sem acessórios adicionais.

Como funciona este aspirador e qual a sua autonomia?

Considero que a performance do Rowenta Air Force Flex 760, muito boa para um aspirador vertical. Em carpetes de pelo grande, este aspirador tem um excelente desempenho de aspiração com uso da potência máxima, em que a escova gira mais rápido e agarra o “lixo” de modo potente, mas exige aqui um esforço adicional de braços, e que também resulta em menos tempo de autonomia.

Este modo “Boost” quando usado em tapetes ou carpetes de pelo curto, não permite que o aspirador deslize porque fica preso, por isso é necessário reduzir a potência para conseguir aspirar, no entanto apresenta uma excelente aspiração.

Na potência baixa e média o chão flutuante e mosaico obtém resultados perfeitos, assim com a maioria dos aspiradores “vassoura” neste tipo de superfícies. O Rowenta Air Force Flex 760 consegue sugar 66 minutos ininterruptos na potência mais baixa (ECO). Se aumentarmos a potência de sucção obviamente que a autonomia reduz, passando para 30 minutos.

Em relação ao ruído emitido por este aspirador vertical, o Rowenta Air Force Flex 760 não incomoda muito quando está em funcionamento, e o ruído varia entre os de 63dB, potência ECO e 71 dB em potência TURBO. Muitos na sua categoria apresentam valores bem superiores e nem sempre conseguem resultados tão eficientes.

Como fazer a manutenção e Limpeza do Rowenta Air Force Flex 760?

O reservatório encontra-se na unidade principal e é transparente, o que permite facilmente verificar quando está cheio e/ou precisa de ser limpo.

Para a limpeza é necessário separá-lo da unidade principal para o esvaziar, retirar o pré-filtro que actua como uma tampa, para nos livrarmos do lixo. Depois teremos que voltar a montar esta unidade para poder voltar a aspirar.

É um processo um pouco mais complexo do que o habitual, em que em alguns aspiradores apenas é necessário carregar num botão ou roscar um reservatório, por exemplo, mas também não precisa de nenhum acessório adicional, e é tudo feito manualmente. Ele conta com um filtro HEPA, que separa o ar das partículas, e este poder ser lavável, o que ajuda a manter o pó no aspirador e o ar de casa muito mais limpo.

Veredicto Final Rowenta Air Force Flex 760

O aspirador vertical Air Force Flex 760 da Rowenta tem um excelente desempenho em limpeza. O seu ponto mais forte é sem qualquer dúvida o seu desempenho de sucção, o facto de contar com tantos acessórios e pela sua excelente  filtragem devido ao filtro HEPA.

No entanto, o seu peso torna-o num equipamento cansativo para tarefas domésticas mais prolongadas, mas ideal para situações pontuais, muito por causa da sua excelente performance. A limpeza do reservatório também não é das mais práticas neste tipo de aspirador, mas a filtragem que permite é de facto excelente, como referido anteriormente.

É um aspirador vertical muito bem equipado pelos acessórios extra que inclui, e pelas funcionalidades que agilizam a limpeza em toda a parte, pisos duros e carpetes, acessórios para aspirar debaixo de móveis, camas, e em cima de armários. Mas também pelos detalhes que neste tipo de produto conta muito, como a sua mini-escova turbo, que facilita a limpeza de pêlos de animais.

É um excelente aspirador na sua categoria, e com uma boa performance, no entanto o preço que apresenta não está acessível para todas as carteiras.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.