Análise OPPO Watch Free: Smartwatch ou Smart Band?

Análise OPPO Watch Free: Smartwatch ou Smart Band?

26 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

A Watch Free é aquilo que a OPPO chama de um smartwatch de nível básico, que eu prefiro chamar de Smart Band, que é acessível e que é dedicado ao rastreamento de saúde e condição física. E tal como a grande maioria das smart band, a OPPO Watch Free conta com um recurso de monitorização de sono e de SpO2.

No entanto, tem algumas vantagens se comparada com a grande maioria das smart bands no mercado, é que ela conta com NFC ou GPS. E apesar de como sempre não suportar aplicações de terceiros, é isso que contribui para a sua excelente autonomia que pode facilmente chegar às duas semanas, dependendo da sua utilização. Nos meus testes, sensivelmente após uma semana de utilização, gastei apenas 46% de bateria.

Em termos de design, este OPPO Watch Free conta com uma pulseira em silicone, que no modelo que testei é branca, e conta com um ecrã AMOLED rectangular de 1,64 polegadas, ou seja, algo muito semelhante aquilo que é oferecido pelos seus concorrentes. O seu ecrã é realmente brilhante, nítido e responde a toques com muita facilidade. Isso é importante, pois este smartwatch de nível básico, compreensivelmente, não possui uma coroa de rotação.

O relógio em si é leve e confortável, e no dia-a-dia mal o sentia no pulso, e muito menos o sentia enquanto o dormia.

Para uma perfeita utilização, necessitamos de emparelhar a Watch Free com um smartphone (Android ou iOS), e para isso precisamos da aplicação HeyTap Health, da própria OPPO. Também é necessária a aplicação e de ter o telefone por perto quando vamos dormir, pois é ele o responsável pela gestão do recurso de detecção de ronco, que usa o microfone do telefone para detectar o ressonar. Complementando este recurso está a monitorização de oxigénio no sangue (SpO2).

E tal como já tinha referido, faltam alguns dos recursos a este "smartwatch" que encontraria facilmente num verdadeiro smartwatch, como uma loja de aplicações. Ainda assim, este OPPO Watch Free conta com mais de 100 modos de treino integrados, desde desportos como badminton e basquete, ioga, dança, caminhadas, corridas, e muito mais. O Watch Free também detecta, e monitoriza automaticamente quatro modos de treino comuns, como são a corrida, caminhada, máquina de remo e elíptica.

A sua interface é a típica de uma smart band, ou seja, deslizamos para baixo para aceder às configurações, desliza para cima para ver as notificações, desliza para a direita para percorrer os principais recursos, como monitorização da frequência cardíaca. Deslize para a esquerda para aceder a outras funções, como alarme, lanterna ou controlos de reprodução de música.

Nos meus testes, o OPPO Watch Free funciona ao mesmo nível da Honor Band 6, uma banda que utilizo à muitos meses (24/7). Ou seja, funciona muito bem no rastreamento de etapas e em outras métricas de saúde, e acima de tudo, funcionou muito bem (melhor que na banda da Honor) na monitorização do sono.

Watch Free

Veredicto Final OPPO Watch Free

Por 85 euros (preço actual na loja da OPPO em Portugal) a Watch Free tem sensivelmente o mesmo preço que é cobrado pelos seus principais concorrentes. Ele oferece um pouco mais do que os pequenos rastreadores de fitness, mas menos do que oferecem os verdadeiros smartwatches.

Ela cumpre com tudo o que a OPPO promete, e a sua autonomia é realmente muito interessante, só não entendo o facto da empresa ter baptizado o equipamento como "Watch" quando estamos claramente perante uma Smart Band.

Como tal, a minha nota para este OPPO Watch Free é:

A OPPO disponibilizou-nos o produto para que fosse possivel a realização desta review.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.