Análise OPPO Reno6 5G - Smartphone de gama média que cumpre o que promete

Análise OPPO Reno6 5G - Smartphone de gama média que cumpre o que promete

19 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

No final do passado mês de Setembro disponibilizei aqui a análise do OPPO Reno6 Pro 5G, o topo de gama da série de equipamentos no qual o Reno6 5G faz parte. Este telefone conta com o mesmo ADN, no entanto, para ter um preço mais competitivo, ele conta com um conjunto de especificações ligeiramente inferiores.

Portanto, se está indeciso entre comprar o modelo Pro, ou este modelo mais económico, pode ser que a nossa análise o consiga ajudar.  

Em termos de especificações, este OPPO Reno6 5G conta com um ecrã plana AMOLED de 6,43 polegadas com a resolução FullHD+, com 2400 x 1080 pixeis, taxa de refrescamento de 90Hz e boa visibilidade sob luz solar directa. A qualidade do ecrã é boa e considero que os 90Hz são suficientes para experimentar a suavidade em toda a IU. Um utilizadores regular não encontrará diferenças significativas entre os 90 e outras taxas de refrescamento mais altas.

Falando sobre o seu design, este Reno6 5G é um pouco diferente dos equipamentos que estamos habituados a usar. A sua estrutura de metal é muito semelhante aquela que temos nos equipamentos da Apple, principalmente aos das série iPhone 12/13, e oferece boa aparência... e quem não tiver muito atento, até pode confundir os aparelhos.

OPPO Reno6 5G

Em relação à fotografia, ele conta com um sensor principal de 64 MP, um sensor ultra-amplo de 8MP, um sensor macro de 2MP e um sensor frontal de 32MP. A qualidade final é boa, e isso é válido tanto na fotografia como no vídeo. E isso acontece muito porque a OPPO tem trabalhado muito para corrigir alguns problemas de brilho que surgiram com os equipamentos anteriores. A verdade é que a maioria dos utilizadores não vai precisar de de mexer no controlo deslizante para ajustar o brilho sempre que querem tirar fotografias.

Outra melhoria notável está nos tons da cor da pele. Em modelos anteriores apontei para efeito "boneco de cera" que aqui já não acontece, e isso é uma boa melhoria, já que apesar de ainda não estar perfeito, são realmente bons. Mas ainda tenho esperanças que esse assunto fique totalmente resolvido com a próxima grande actualização de firmware da empresa, a ColorOS 12, que já será baseada no Android 12.

OPPO Reno6 5G

As fotos nocturnas não são as melhores, nem as piores que já testei. As cores tendem um pouco a sumir, e a ficarem borradas, mas isso é típico de um equipamento desta faixa de preço. No entanto, e mais uma vez, o hardware disponível é capaz de fazer melhor, pelo que tenho esperanças que a empresa melhor isso numa futura actualização.

Quanto ao seu desempenho, a OPPO equipou o Reno6 5G com um processador da MediaTek, o Dimensity 900. É o primeiro telefone que testo com esse SOC, e ele é comparável ao Qualcomm Snapdragon 768G, pelo menos na teoria, e isso deve revelar o tão bom processador ele é. 

Em termos práticos o telefone é fluido e executa bem a grande maioria dos jogos, mas ainda assim sinto que não consigo tirar todo o proveito deste processador. Isso deve-se provavelmente a alguns problemas de optimização, que são um pouco mais sentido nos jogos. No entanto, não tive qualquer problema de desempenho no uso diário. Como sempre, deixo aqui a sua pontuação no Antutu, para que sirva de referencia.

Já lá vai o tempo em que olhava para os smartphones e dava demasiada importância às suas especificações. Há alguns anos, comecei a perceber que o mais importante é a experiência de utilização que os equipamentos têm para oferecer. O meu telefone principal é um topo de gama de uma marca concorrente, e apesar das especificações modestas deste Reno6 Pro 5G, posso-vos garantir que a sua experiência é muito interessante. Utilizei este telefone como sendo o meu telefone pessoal durante cerca de um mês, e posso afirmar que não me desiludiu em momento algum.

Sempre muito fui critico em relação sistema operativo da OPPO, que aqui é o ColorOS 11.3, que é baseado no Android 11, e talvez por ele, em momento algum senti que estava a utilizar um smartphone de gama média, e conseguiu satisfazer bem todas as minhas necessidades. Onde senti um pouco de diferença para um topo de gama, foi provavelmente no tempo de abertura das aplicações, que demoram um pouco mais do que estou realmente habituado, mas estamos a falar de 2 ou 3 segundos, e será que 2 ou 3 segundo no momento de abrir uma aplicação justificam o investimento num topo de gama? Cabe a si responder a essa questão.

No que diz respeito à conectividade, o dispositivo possui um slot dual-SIM que oferece conectividade 5G. Ele tem suporte para 13 bandas 5G e, portanto, os utilizadores não precisam de se preocupar com a compatibilidade quando as redes entrarem em operação cá em Portugal... quando vai acontecer? Boa questão.  

Depois temos o VoLTE, VoWiFi, dual-band WiFi 6, Bluetooth 5.2, NFC e uma porta USB Type-C. A experiência de Internet através dos dados móveis 4G e WiFi é perfeita. Não tive qualquer queda de ligação, e além disso, a ligação com os fones de ouvido Bluetooth permaneceu estável sem qualquer problema durante muitas horas seguidas.

Um dos pontos fortes deste OPPO Reno 65G é a sua autonomia, o telefone pode facilmente durar dois dias com uso moderado, e desde que não envolva jogos. O desempenho do modo de espera também é fantástico. É difícil acabar com a bateria deste aparelho num dia, a menos que jogue algumas horas, e utilize muito as suas câmaras.

Mesmo que comece a ficar sem carga na bateria, a mesma pode ser carregada utilizando o carregamento rápido SuperVOOC 2.0, de 65W. O que isso significa? A bateria de 4300mAh do Reno6 5G pode ser recarregada em pouco mais de 40 minutos, e estou a falar dos 0 aos 100%. Dos 20% até aos 10% consegue facilmente em 30 minutos, pelo que nunca precisa de carregar durante toda a noite. Quando acorda de manha, mete-o no carregador, e ainda antes de estar despachado tem o telefone totalmente carregado. O smartphone não só vem com o carregador e o cabo necessários, mas também com um par de fones de ouvido USB tipo C e um estojo de silicone transparente.

Veredicto Final OPPO Reno6 5G

Assim como o modelo Pro, este OPPO Reno6 5G não se destina a todos utilizadores. Mas uma coisa é certa, se é um daqueles utilizadores que valoriza a experiência do utilização em relação às especificações e recursos, definitivamente deveria considerar verificar este aparelho.

O único ponto menos positivo que encontrei na experiência de utilização deste equipamento foi mesmo o seu toque. A OPPO deveria ter valorizado mais o seu acabamento, e o plástico pode não agradar a todos os utilizadores. Alem disso, não posso recomendar este telefone para quem procura um dispositivo para jogos, ou que seja muito exigente em termos de fotografia, já que existem melhores opções neste segmento de preço.

Mas se é utilizador regular, que quer um telefone que lhe ofereça uma boa experiência de utilização, seja fluido e que deixe jogar uns joguinhos, não tenho duvidas que este Reno6 5G não o vai desanimar.

A nossa nota para o OPPO Reno6 5G é: (3 estrelas de 5 possíveis):