Análise OPPO Find X3 Lite: Smartphone de gama média muito competente

Análise OPPO Find X3 Lite: Smartphone de gama média muito competente

25 Julho, 2021 0 Por Joel Pinto

Alguns meses depois de termos disponibilizado a nossa análise para a versão Pro, chegou o momento de revelar a nossa análise do OPPO Find X3 Lite, um smartphone de gama média realmente muito competente, e que não desanima.

Design e Ecrã

O design deste Oppo Find X3 Lite segue o de muitos outros smartphones que temos actualmente no mercado, não o considero feio, mas também não consigo afirmar que estamos perante um telefone bonito, prefiro dizer que estamos perante um equipamento muito bem desenhado e agradável de ter na mão. O dispositivo tem uma traseira em plástico de boa qualidade, e com excelente acabamento. Na frente temos um ecrã AMOLED de 6,43 polegadas com a resolução FullHD+, com 1080x2400 pixeis, e com muito boa qualidade, e que é protegido pelo Corning Gorilla Glass 5. Este ecrã conta com uma taxa de refrescamento de 90Hz, e que se nota bem nos jogos, principalmente naqueles com gráficos mais detalhadas.

Alem disso, ele é muito fluido e agradável, e é perfeitamente possível utiliza-lo mesmo quando estamos numa zona com muita luz solar, já que a sua taxa de refletância é satisfatória (46,6%).

Na traseira do equipamento temos a habitual "ilha" que acomoda quatro sensores fotográficos que se projectam ligeiramente, o que desestabiliza o smartphone quando pousado sobre uma mesa.

Do lado direito do equipamento apenas temos o botão Power, e na parte superior apenas um pequeno microfone. Já do lado esquerdo temos os botões de volume, e temos a gaveta para os 2 cartões nanoSIM, e não temos suporte para cartões microSD. Já na fundo, temos uma porta USB-C, a porta de 3,5mm para os fones de ouvido, um microfone, e a grelhe para o altifalante.

Desempenho e software

Tratando-se de um smartphone de gama média, e nesse campo ele conta com um dos melhores processadores que o mercado tem para oferecer nessa gama, o Qualcomm Snapdragon 765G. Não é o melhor chip de gama média que está actualmente disponível no mercado de smartphones Android, mas ele oferece excelente desempenho em todas as situações. O seu GPU é poderoso pode executar a grande maioria dos jogos, e garantidamente qualquer aplicação. Esse processador é acompanhado por 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, que tal como já tinha revelado, não podem ser expandidos.

Resumindo: Este smartphone tem um desempenho semelhante a todos os outros telefone de gama média (superior) do mercado. É competente para executar qualquer aplicação Android, e mesmo nos jogos certamente não o vai desapontar. E a prova disso, é o seu teste no Antutu:

Já o software, ele vem com uma interface própria, o ColorOS 11.1, que é baseada no Android 11, que como deve imaginar oferece uma experiência suave e agradável para o utilizador. No momento em que este artigo está a ser escrito, ele contava com o patch de segurança referente ao passado mês de Junho de 2021, que a meu ver, é algo bom.

Apesar de eu não ser grande fã desta interface, tenho de admitir que o ColorOS tem um design bastante calmante - as cores são em negrito, as janelas e os ícones das aplicações são arredondados e a fonte é sans serif - goste ou não disso é apenas uma questão de preferência. Mas o ColorOS também tem um grande quantidade de opções de personalização, então pode realmente personalizar o telefone a seu gosto.

Uma coisa é certa, o Find X3 Lite é rápido de navegar e usar, e pode alternar entre menus, e entrar e sair de aplicações, sem grande dificuldade e/ou demora.

Autonomia e áudio

Se há algo onde este telefone é muito bom, é nas questões da bateria. Ele conta com uma bateria de 4500mAh, que é acompanhada pela tecnologia Super VOOC que permite carregar a mesma à velocidade de 65W. Em termos práticos, é possivel carregar a bateria dos 10 aos 100% em cerca de 34 minutos. É bom? Não, é excelente.

Em termos de uso, com uma utilização intenso consegui ter um dia inteiro de autonomia, e em alguns dias consegui 1 dia e meio. E quando a bateria esta em falta, o seu carregamento não complica, dos 10 aos 100%, o carregamento em feito em 34 minutos, não complica. Infelizmente não temos carregamento sem fio, mas também nunca testei um telefone desta gama com carregamento por indução.

Em termos de som, o Oppo Find X3 Lite conta com apenas um altifalante mas que ainda assim oferece uma saída de som decente, mas falta faixa dinâmica quando se trata de médios em particular, o que resulta em falta de potência no som.

Câmaras

O OPPO Find X3 Lite possui um sistema de quatro sensores fotográficos na traseira, em que o sensor principal conta com 64MP com abertura f/1.7 e também a um sensor ultra grande angular de 8MP (f / 2.2), um sensor macro de 2MP (f/2.4) e um módulo de profundidade de 2MP (f/2.4).

De dia, estes sensores comportam-se muito bem, com cenas muito bem legíveis, embora um pouco superexpostas. Conta com um bom nível de detalhe, mas notei que muitas vezes as cores tendem a "perder tons". À noite, o OPPO Find X3 Lite tenta defender-se o melhor que pode, mas é forçado a suavizar a imagem com bastante intensidade, o que tornam as cores das fotos, pouco naturais.

OPPO Find X3 Lite

O módulo principal tira vantagem da tecnologia pixel-binning, que permite que os pixeis sejam agrupados em quatro para capturar mais luz. O telefone captura fotos de 16MP por padrão. Mas é possível forçar a definição completa nas configurações.

Já na frente, o smartphone oferece um sensor de 32MP (f / 2.4) que me convenceu, já que as selfies são boas e o modo retrato é muito eficiente. O efeito bokeh é realmente bem definido e os rostos não são muito suaves, ao contrário do que costuma acontecer com outros equipamentos desta faixa de preço. Muitos filtros e efeitos estão, no entanto, disponíveis para os fãs das redes sociais que querem fazer desaparecer as suas rugas, ou imperfeição. Portanto, é um bom módulo frontal.

O smartphone pode gravar em 4K a 30fps (não estabilizado), mas também em Full HD de até 120fps. A renderização é satisfatória no geral e podemos até nos divertir com um modo de câmara lenta de 240fps quando na resolução HD.

Veredicto Final OPPO Find X3 Lite

O OPPO Find X3 Lite está numa zona em que o mercado é cada vez mais competitivo e feroz, mas os nossos testes mostram que ele luta pelo seu espaço com muita honra. Equipado com um bom ecrã, oferece uma experiência fluida graças à sua interface, não tem medo de multitarefa, e nem dos jogos mais pesados.

A sua autonomia também é boa, e a presença de um carregamento rápido de 65W torna-a ainda mais interessante. Infelizmente, o seu sensor fotográfico principal não é dos melhores que já testamos, mas isso não quer dizer que seja mau. Ele é muito competente, especialmente durante o dia, mas à noite podia ser realmente um pouco melhor.

OPPO Find X3 Lite

Como tal, para mim: O OPPO Find X3 Lite é um equipamento muito competente.

A nota que dou a este equipamento é de 4 em 5 estrelas possíveis.