Análise OPPO Find X2 Lite: Um telefone de gama média muito interessante

Análise OPPO Find X2 Lite: Um telefone de gama média muito interessante

25 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é dedicado à análise um pouco mais detalhada ao Find X2 Lite. Esta é a primeira análise que o Noticias e Tecnologia faz a um equipamento da OPPO, já que é uma marca que opera oficialmente em Portugal há muito tempo.

Este Find X2 Lite é um telefone de gama média, muito bem equipado, e que de momento está a ser vendido no mercado nacional com um preço a rondar os €450, mas ele vale isso tudo? É isso que vamos ver nesta análise.

Análise OPPO Find X2 Lite

Design e Ecrã

Este Find X2 Lite é um smartphone Android bonito de se ver, conta com margens finas em torno do ecrã, e um design totalmente em vidro e protegido pelo Gorilla Glass 5, e passa facilmente por um equipamento de topo. Na frente temos um entalhe em forma de gota de água, e na traseira um conjunto de quatro câmaras alinhadas verticalmente, e que o modulo onde elas estão inseridas é um pouco saliente.

Na lateral direita temos dois botões independentes, para aumentar, e diminuir, o volume, alem da gaveta para os cartões de operador (nanoSIM). Já na lateral esquerda apenas temos o botão power, e na parte superior apenas um pequeno microfone. Já na parte inferior, temos uma porta USB do Tipo C, outro microfone, uma porta de 3,5mm para os fones de ouvido, e a grelha do altifalante.

Em relação ao seu ecrã, é composto por um painel AMOLED de 6,4 polegadas com a resolução FullHD+, com 1080x2400 pixeis, e com a proporção 20:9. Ele ocupa 84.3% de frente do telefone, e em termos gerais este ecrã é muito bom, muito perto do excelente, já que é colorido, e detalhado, o suficiente, e os seus negros são realmente negros, para que não tenha que se preocupar com ele.
Ele tem um brilho máximo de 570 cd/m², e um brilho mínimo de 2,4 cd/m² que permite uma utilização nocturna suficientemente confortável.

Alem disso, este ecrã conta com um sensor de impressão digital embutido, que funciona perfeitamente, e de forma rápida. No entanto, reparei nos testes, que se tivermos as mãos um pouco húmidas, ele tem alguma dificuldade em reconhecer a impressão digital, mas isso não é nada que não aconteça na grande maioria dos sensores.

Desempenho OPPO Find X2 Lite

O Find X2 Lite é alimentado por um chip da Qualcomm, o poderoso Snapdragon 765G, que lhe confere suporte para as redes 5G, e que se destina a smartphone para jogos. É por esse motivo que ele tem o G, de gaming, a seguir ao 765. Este SoC é acompanhado por 8GB de RAM, que são mais do que suficientes para oferecer fluidez de primeira classe, alem disso, o modelo que testei conta com 128GB de armazenamento interno.

Para ser rápido e directo, não encontrei qualquer aplicação, ou jogo, que fizesse vacilar este smartphone. Experimentei jogos como Fortnite, Call of Duty Mobile, PUBG e o Froza Street, e nunca senti lag ou qualquer dificuldade em executar o que quer que seja. O seu aquecimento também não foi excessivo, e tudo correu muito fluido, como se de um topo de gama se tratasse.

Como sempre, deixo aqui os resultados deste telefone na plataforma do Antutu:

Software

Este Oppo Find X2 Lite tem instalado o Android 10 com a interface ColorOS com a versão 7. Uma interface simples, fluída e charmosa para usar no dia a dia.

É bastante fácil navegar pelas opções e navegar pelo telefone, que também é muito fluido. Ele conta com algum bloatware, como por exemplo a Netflix, o navegador Opera, uma aplicação de criação de vídeo chamado Soloop ou o famoso Oppo Relax. Esta última aplicação é realmente um gadget, oferecendo ao utilizadores a oportunidade de ouvir sons de relaxamento, ou para praticar exercícios respiratórios.

No momento em que este artigo está a ser escrito, ele tinha instalado o patch de segurança do sistema operativo Android, referente ao mês de Junho de 2020, o que demonstra estar um pouco atrasado, já que já estamos na ultima semana de Setembro.

Fotografia

Tal como já tinha referido anteriormente, ele conta com uma configuração da quadrupla câmara, em que a câmara principal é composta por um sensor grande angular de 48MP com abertura f/1.7, que é acompanhada por um sensor Macro de 8MP, um sensor Monocromático de 2MP e um sensor TOF de 2MP.  E para ser o mais directo possível, eu gostei muito dos sensores deste equipamento. Trata-se de um smartphone de gama média, e por isso é injusto compara-lo com smartphones de topo, e nesta gama, não é fácil encontrar algo melhor em termos de fotografia.

As fotografias são boas, e safa-se muito bem em condições de pouca luz. A OPPO fez um bom trabalho com este equipamento, já que tem câmaras bastante equilibradas, e que certamente não o vai deixar mal, seja em que situação for.

Já o seu sensor frontal, com 32MP e abertura f/2.0, tira fotos muito interessantes em boas condições de luz, já que consegue capturar muito detalhe, e o desfoque de fundo parece natural. Mas quando esta claridade se vai embora, a qualidade desce um pouco, mas mesmo nessas condições, são suficientemente boas para usar nas redes sociais.

Autonomia

Em termos de vida útil da bateria, o Find X2 Lite costumava disponibilizar quase ​​dois dias de uso com uma única carga. Obviamente, aplicações mais exigentes, como jogos ou streaming, reduziriam algum tempo de ecrã, mas geralmente com uma única carga consegui fazer cerca de 5-6 horas, que a meu ver é bom.

Infelizmente este OPPO Find X2 Lite não suporta carregamento sem fio, mas é compatível com a tecnologia VOOC Flash 4.0 da própria Oppo, permitindo um carregamento rápido de 30W. Em termos práticos isso significa que a sua bateria de 4025mAh é carregada dos 15 aos 100% em pouco mais de uma hora... 63 minutos para ser mais preciso.

Veredicto Final OPPO Find X2 Lite

Este Find X2 Lite é um smartphone muito interessante, e pode satisfazer as necessidades da grande maioria dos utilizadores. O seu ponto mais forte é mesmo o seu desempenho, que é digno de um topo de gama, e em momento algum sentimos que pudesse falhar.  O seu ecrã também é excelente, tal como o seu design sóbrio, eficiente e elegante.

OPPO Find X2 Lite

O seu ponto menos positivo vai mesmo para o seu som. As marcas apressam-se a lançar equipamentos para durar alguns anos, e a prova disso é ele chegar com suporte 5G, mas esquece-se que para ter uma boa experiência multimédia, ou de jogo, o som é indispensável, e é aqui que este X2 Lite falha.

No entanto, este é um dos equipamentos com suporte para as redes 5G mais económicos do mercado. Em Portugal ainda vai demorar algum tempo a chegar o 5G, mas se gosta de manter o mesmo smartphone durante alguns anos, este é uma boa opção.

OPPO Find X2 Lite é realmente um smartphone muito interessante

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.