Análise Oneplus Nord CE2 5G: Gama média com ADN da Oneplus

Análise Oneplus Nord CE2 5G: Gama média com ADN da Oneplus

10 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Esta é a primeira vez que tive a oportunidade de testar um telefone de gama média da Oneplus, e fico contente que a estreia tenha sido com o Oneplus Nord CE2 5G, um equipamento que foi anunciado no passado mês de Fevereiro.

E se querem um resumo, mas bem resumido, de um modo geral gostei de utilizar este equipamento. Os telefones de gama média estão cada vez mais interessantes, e como tal, deverão ter sempre em consideração os mesmos. E como todos já sabem, não terão a oportunidade de ver este telefone nas prateleiras das lojas, já que a empresa se limita a vender online, por exemplo aqui, e se quiserem aproveitar esse link, por lá podem aproveitar um vale de desconto de $25.

Mas vamos ao que interessa, que é a análise do Oneplus Nord CE2 5G, que agora, ao fim de 14 dias de utilização, estou em condições de a disponibilizar. Em termos de design, posso-vos garantir que este é um dos mais bonito telefones de gama média que alguma vez utilizei. Apesar da sua traseira ser em plástico, o mesmo é de excelente qualidade, e o detalhe da "ilha" das câmaras traseira, deixa-me verdadeiramente maravilhado. Faz-me lembrar aquilo que é oferecido pelos topos de gama da OPPO, ou seja, sem qualquer ângulo recto, e detalhes muito sublimes. Visualizem as imagens que ilustram este artigo que vão perceber o que quero dizer.

Na frente do Oneplus Nord CE2 5G temos um ecrã AMOLED de 6,43 polegadas, que tem o sensor de impressão digital embutido, com um pequeno furo na parte superior, do lado esquerdo, para alojar a câmara selfie que também permite o recurso de desbloqueio facial. No lado direito, temos o botão power, e do lado esquerdo do equipamento temos os botões de volume e a gaveta para os cartões de operador (2 cartões de operador + microSD de até 1TB).

Na parte superior temos apenas um pequeno microfone, enquanto na parte inferior temos uma porta USB-C, um microfone, uma porta de 3,5mm para os fones de ouvido e um altifalante. Mas voltando ao ecrã, ele conta com a resolução FullHD+, com 2400x1080 pixeis, e uma taxa de refrescamento de até 90Hz. E fique já a saber que este ecrã é muito bom, com bastante cor e contraste, além da opção de alternar a taxa de refrescamento de até um máximo de 90Hz. O seu brilho é bom, e posso garantir que mesmo utilizando-o fora de casa, sob forte luz solar, nunca tive qualquer dificuldade em visualizar a informação disponibilizada pelo mesmo.

Nord CE2 5G

Já no interior deste Oneplus Nord CE2 5G temos um processador da Mediatek, o Dimensity 900, que no modelo que recebi é acompanhado por 8GB de RAM LPDDR4X e 128GB de armazenamento interno UFS 2.2. Trata-se de um chip de gama média baixa, que é utilizado por diversas OEMs e que garante compatibilidade com as redes 5G.

No uso geral, o desempenho do Nord CE2 é satisfatório, não mais do que isso. As aplicações abrem bem, e executam de forma relativamente rápida, navegar pelos menus e várias ecrãs é rápido, e nunca senti atraso que às vezes aparece em dispositivos mais acessíveis. Jogar jogos graficamente pesados ​​como o PUBG Mobile não apresentou qualquer problema, e mesmo após uma sessão de quase 1 hora a superfície traseira permaneceu confortavelmente fria ao toque. Já havia dito isto no passado, e volto a repetir, o difícil nos dias de hoje é encontrar um smartphone de gama média que seja lento, o que é uma boa notícia para quem não quer ter que desembolsar muito dinheiro apenas para usar as redes sociais, enviar mensagens, ouvir música e aceder a uns emails e à Internet.

Como sempre, testei este Oneplus Nord CE2 5G no Antutu, a deixo aqui os resultados:

Já para a fotografia ele conta com um conjunto de três câmaras na traseira, que está num arranjo bem organizado no canto superior esquerdo do painel traseiro, e que o seu design não me canso de elogiar. O seu sensor principal conta com 64MP e abertura f/1.79 e com EIS. Ele é acompanhado por um sensor ultra grande angular de 8MP com abertura f/2.2 e um sensor macro de 2MP com abertura f/2.4, que oferecem uma boa variedade de opções de fotografia para um dispositivo nessa faixa de preço.

Como a maioria dos telefones de gama média, o Oneplus Nord CE2 5G pode produzir algumas boas imagens quando as condições de luz são boas. Aí os resultados parecem naturais e têm um pouco de detalhes, com o HDR também faz um trabalho decente para reter detalhes em áreas claras e escuras. No entanto, as cores não parecem ser consistentes nas imagens, e as mesmas tendem a desaparecer quando as condições de luz não são boas, especialmente à noite. A câmara também começa a perder os detalhes mais finos em ambientes internos, resultando em fotos que parecem muito suaves... mesmo com o seu sensor de 64MP, que é fabricado pela Omnivision.

Nord CE2 5G

Ele conta com uma ferramenta de melhoramento de cena AI que muda automaticamente para o modo nocturno, e ajusta o balanço de branco com base na iluminação, mas é basicamente isso. Não há muitos recursos de câmara onde possamos mexer, para tentar obter fotos mais interessantes.

Já na frente, o Oneplus Nord CE2 5G conta com um sensor da Sony, o IMX471, de 16MP com abertura f/2.4. Aqui o balanço de branco é algo em que definitivamente não vai querer confiar, e o mesmo vale para os seus recursos de HDR. As selfies parecerão aceitáveis, ​​com um tom de pele natural, mas ao aumentar o zoom, vai ver que os detalhes mais finos estão em falta. Para utilizar nas redes sociais? Óptimo, não precisa de se preocupar com isso.

Já na autonomia, este smartphone da Oneplus conta com uma bateria de 4500mAh e dura com relativa facilidade 1 dia de utilização intensa. Mesmo com os 90Hz do ecrã, a sua autonomia foi mais do que suficiente para 1 dia inteiro, mas sem ter de fazer poupanças. Nunca cheguei a casa ao final do dia, com menos de 20% de bateria, que é algo excelente. Se for necessário carregar a bateria, na caixa temos um carregador de 65W, que a empresa chama de SuperVOOC. Este carregador demora apenas 30 minutos a carregar totalmente a bateria (dos 10 aos 100%), e aos 50% chega-se facilmente em 11 ou 12 minutos. Dada a sua velocidade de carregamento, nunca carreguei o mesmo durante a noite. Sempre que acordava ligava o mesmo ao carregador, e antes de sair de casa já o tinha a 100%, que é realmente muito bom.

E do lado do software, ele vem com o OxygenOS 11.3 que é baseado no Android 11.... sim, infelizmente é o Android 11, quando o Android 13 já está a ser testado, e a empresa é muito conhecida por ser muito forte nesta área. Alem disso, no momento em que esta análise está a ser escrita, ele conta com os patch de segurança Android referentes ao mês de Março de 2022.

O OxygenOS é das interfaces Android que mais gosto, já que ela é limpa, e felizmente a empresa não a faz acompanhar de bloatware. E apesar de no Oneplus Nord CE2 5G ela ser baseada no Android 11, continua a ser rápida e fluida, sem bugs de maior. É verdade que de vez em quando lá salta um frame aqui ou ali, e às vezes as transições entre ecrãs parecem irregulares. Mas nada que estrague a experiência de utilização.

Veredicto Final Oneplus Nord CE2 5G

Não é o melhor telefone da Oneplus, e estamos a falar de um smartphone de gama média, que cumpre com aquilo que promete. Gosto particularmente do seu ecrã, da sua autonomia e da sua velocidade de carregamento. O seu desempenho é satisfatório, não é um cavalo de corrida, mas é mais do que suficiente para um telefone de gama média interessante, e o facto de a sua slot permitir 2 cartões de operador e um MicroSD, é uma mais valia.

No entanto, acho que em termos de fotografia o Nord CE2 5G merecia um pouco mais, e acredito que mais pode ser feito do lado do software para melhorar esta parte. Se as fotos que tira são para utilizar nas redes sociais, então não terá qualquer problema, mas se gosta de guardar as imagens com muita qualidade, e quem sabe imprimir em grandes formatos, o mercado tem outras soluções mais válidas.

Outro ponto que também não me agradou muito foi o facto do único altifalante do Nord CE2 ter uma qualidade mais baixa que a empresa nos tem habituado, mas é verdade que hoje em dia toda a gente usa fones de ouvido, e aqui temos uma porta de 3,5mm.

Para terminar, a Oneplus sempre foi muito conhecida por ser muito forte no quesito do OxygenOS, e não consigo perceber as razões pelo qual a empresa lançou este Oneplus Nord CE2 5G com uma versão baseada no Android 11, quando já tinha equipamentos no mercado com o Android 12.

Como tal, a nossa nota para o Oneplus Nord CE2 5G é:

Tal como já tinha revelado, o equipamento está à venda nas lojas oficiais da Oneplus, e no mercado global a loja é aqui (não temos qualquer comissão de venda).

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.