Análise Neffos X9: Um telefone moderno de gama média

Análise Neffos X9: Um telefone moderno de gama média

2 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Tal como o titulo deste artigo indica, o assunto que vós trago hoje é a analise um pouco mais detalhada do Neffos X9, um smartphone de gama média. E para quem não sabe, a Neffos é uma marca criada pela TP-Link, a fornecedora global de produtos de redes, que apresentou esta "subsidiária" em 2016 com uma das marcas mais aguardadas no segmento de Smartphones. Com o rápido crescimento da tecnologia actual na indústria das comunicações, a Neffos chegou com o intuito de oferecer aos seus clientes em todo o mundo uma experiência inovadora e incomparável no segmento de equipamentos móveis.

Quando estava em outro projecto mais dedicado ao sistema operativo Android, tive a oportunidade de experimentar outros desta marca, como por exemplo o Neffos C9A, e que vou utilizar a base desse equipamento para comparação do X9.

Análise Neffos X9: Design

O smartphone é vendido em duas cores: preto e cinza. Na primeira variante, o painel frontal, naturalmente, é preto e, no segunda, é branco, e a versão que testei é a preta.
Externamente, o dispositivo não parece tão chato como o C9A, o que é ótimo. A frente é composta por um ecrã alongado com um vidro 2.5D, as molduras laterais são de tamanho médio, e a de baixo é maior que a de cima, e tem o logótipo da fabricante.
Mas a parte traseira do smartphone parece mais interessante. Primeiro de tudo, aqui temos um bloco com duas câmaras que chama a atenção por si mesmo. Em seguida, temos linhas brilhantes da parte superior e inferior, que imitam as linhas das antena. Na verdade, este também é um movimento de design, já que o capa do smartphone é feito de policarbonato e não de metal. Parece metal, mas quando toca nele, de imediato se apercebe que não é.
A qualidade de construção do Neffos X9 é boa, sem grande novidades, sem defeitos, e dentro daquilo que é um telefone com acabamento em plástico, posso afirmar que é bom. O vidro dianteiro tem um bom revestimento oleofóbico.

Na parte superior do ecrã temos o LED de notificação, a câmara frontal, o altifalante do fone de ouvido e a área com os sensores de luz e de proximidade. Abaixo do display está o logótipo da fabricante, e os botões de energia e volume estão localizados no lado direito. No lado esquerdo temos um slot de plástico combinado para dois cartões SIM no formato nano, ou um cartão SIM e um cartão de memória microSD.
Na parte de baixo temos uma porta microUSB localizada exatamente no centro e 7 buracos em ambos os lados da mesma. Atrás dos furos à esquerda temos um microfone, e à direita é o altifalante principal.
Já na parte superior, temos somente um conector de áudio de 3,5 mm, que já começa a ser uma peça preciosa e rara.

Usar o Neffos X9 é relativamente confortável. O aparelho é relativamente leve, 168 gramas, e possui 7,8 mm de espessura. É possível para alguns utilizadores usar o telefone apenas com uma mão, já que a diagonal do ecrã tem 5,99 polegadas.
Todos os cantos do smartphone são arredondados, o corpo não é escorregadio, e os elementos de controlo estão muito bem localizados, incluindo o sensor de impressão digital.

Análise Neffos X9: Ecrã

O Neffos X9 é equipado com uma tela IPS de 5,99 polegadas com resolução HD + (1440 × 720 pixeis) com taxa de proporção de 18: 9. A densidade de pixels é de 269 pontos por polegada.
O visor em si não é mau, as cores são naturais, o contraste é suficiente. O brilho é suficiente para usar o smartphone ao ar livre, mas não sob luz solar directa. Os ângulos de visão são excelentes. Com ângulos agudos, as cores começam a distorcer-se - a imagem pode ficar muito fria ou vice-versa. Mas dificilmente alguém usará um smartphone dessa maneira.


A resolução relativamente baixa do ecrã só pode ser percebida se utilizar o equipamento muito da cara ou quando  tentar ler um texto pequeno. Mas considerando a gama do equipamento, penso que o ecrã é excelente.
Eu não gostei do brilho automático, que parecia lento, então repetidamente aumentava ou diminuía manualmente o controlo deslizante de brilho. Das configurações de exibição adicionais, o fabricante adicionou apenas o modo noturno - nem a renderização de cor nem o balanço de branco podem ser ajustados com os meios padrão.

Análise Neffos X9: Desempenho

O TP-Link Neffos X9 é equipado com o chipset Mediatek MT6750. O processador é de 8 núcleos, feito numa tecnologia de processo de 28 nm. Todos os núcleos Cortex-A53; metade trabalha com uma frequência de até 1,5 GHz e a outra metade até 1,0 GHz. O Mali-T860 MP2 é responsável pelos gráficos. O hardware está ligeiramente abaixo da média, conforme indicado por baixos resultados em testes de benchmark. Há apenas uma opção com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, dos quais 25,37 GB são disponibilizados para o utilizador e podem ser expandidos através de cartão de memória microSD de até 128 GB, isto se não precisar de um segundo cartão SIM.

É o suficiente para um dispositivo para tarefas típicas e jogos simples. A interface do utilizador sofre de alguns microlags, principalmente ao instalar aplicações ou a actualizá-las via Google Play Store, mas, no geral, o sistema funciona bem.

Pode jogar alguns jogos mais pesados, mas com fps mínimo. E muitas vezes com configurações gráficas mínimas, esses mesmos jogos arrastam-se. O telefone aquece ao executar tarefas mais difíceis, mas está a um nível aceitável.
Em geral, não há surpresas aqui - desempenho padrão para esta faixa de preço.

Análise Neffos X9: Câmaras

A câmara principal do dispositivo é dupla; o módulo principal com uma resolução de 13 megapixeis e abertura f / 2.0; Ele também é equipado com um sistema de foco de fase (PDAF) e uma câmara auxiliar de 5 megapixeis para o modo bokeh.
A qualidade das imagens não é má com bom nível de iluminação. O autofoco não é muito rápido, mas é preciso. O alcance dinâmico da foto com o modo HDR desactivado é decente, para um smartphone económico. Com o HDR, as fotos ficam mais brilhantes, mas o processo de criação da imagem é mais demorado.

O modo bokeh funciona bem, mas conta com algumas falhas no sentido de separar o assunto do fundo. O grau de desfocagem pode ser ajustado durante as filmagens ou mais tarde a partir da galeria. Lá pode alterar o ponto de foco nas imagens finalizadas.

O smartphone é capaz de fazer vídeos na resolução máxima de 1080p. No final, acaba por ser muito medíocre. A estabilização electrónica está em falta.

Já a câmara selfie possui uma resolução de 8 megapixeis (f / 2.2), e funciona muito bem, ou seja o habitual. A aplicação da câmara é familiar para os utilizadores da Neffos - filtros, um bom número de opções para o modo manual, panoramas e modos adicionais de disparo: monocromático ou alimentar.

Análise Neffos X9: Bateria

O TP-Link Neffos X9 possui uma bateria não removível com uma capacidade de 3060 mAh, que em combinação com um grande display de 5,99 polegadas acaba por não ser muito. Eu queria que a bateria fosse melhor, mas no geral, temos uma imagem familiar - um smartphone funciona durante um dia inteiro com uso ativo e um pouco mais com um cenário económico de operação.

Por exemplo, eu não carreguei o smartphone durante quase dois dias, e o indicador de tempo de ecrã ativo com uso alternado de 4G e Wi-Fi mostrou quase 4 horas. Quando o smartphone foi usado de forma mais ativa, o tempo de ecrã aumentou para cerca de 5 a 5,5 horas. À noite, o dispositivo tinha que ser carregado.

Do carregador de Neffos empacotado pode carregar o dispositivo de 10% a 100% em apenas 1 hora 21 minutos, que a meu ver é excelente. Eu não esperava ver uma carga rápida aqui, e pessoalmente fiquei muito surpreso e satisfeito, porque para um smartphone desta gama normalmente não contam com essas funcionalidades.

 

Análise Neffos X9: Som e comunicação

O X9 tem um altifalante decente: possui volume suficiente e boa qualidade, mas a faixa de frequência é média. O speaker principal é médio em termos de intensidade sonora, mas a qualidade é inferior: a faixa de frequência não é muito ampla, especialmente as frequências baixas.

O som nos fones de ouvido não é mau, é alto, a qualidade é boa, mas não há equalizador embutido ou outros efeitos de áudio.
Não há problemas com a comunicação móvel; o sinal fica forte. O módulo Wi-Fi suporta duas bandas de frequência - 2,4 e 5 GHz e funciona como prometido. Bluetooth (versão 4.1) também funciona bem. O módulo NFC está em falta, e para os dias de hoje, é quase indispensável.

Análise Neffos X9: Software

TP-Link Neffos X9 vem com sistema operativo Android 8.1 Ore, com a mascará proprietária NFUI 8.0. Já falamos sobre o shell nos comentários anteriores.
O shell permite alterar o design com vários temas, e o utilizador pode clonar aplicações para usar com várias contas. Pode usar gestos mesmo quando o ecrã está desligado: toque duas vezes para ativá-lo ou desenhe caracteres para iniciar aplicações. Segure três dedos no ecrã para fazer uma captura de ecrã.

Para navegação, pode usar os conhecidos botões no ecrã (o local pode ser alterado) ou gestos semelhantes aos da MIUI. Volte para a área de trabalho com um toque na parte inferior do ecrã, vá para trás com o swipe para o centro a partir da borda esquerda ou direita, e para chegar à lista de aplicações em execução, precisa de deslizar a partir de baixo enquanto segura o dedo no ecrã.
Existe uma função para evitar gestos errados, que é ativada no modo de ecrã com orientação de paisagem. Para fazer um gesto funcionar, precisa de executá-lo duas vezes seguidas. Isso será útil, por exemplo, em jogos ou ao assistir a um vídeo.

O smartphone oferece algumas aplicações proprietárias da TP-Link como Tether e Kasa. Além disso, existem alguns programas de desenvolvedores de terceiros, como o teclado TouchPal e o escritório móvel OfficeSuite, e alguns outros que considero desnecessários.

Análise Neffos X9: Veredito

No geral, o TP-Link Neffos X9 é um típico telefone de gama média. Recebe uma garantia de dois anos e bons acessórios, design elegante e boa qualidade de construção. O ecrã parece-me bom, mesmo tendo em conta a baixa resolução. O dispositivo suporta carga rápida e oferece um bom software.

Existem contras, e aqui tinha de vincar o seu desempenho, é realmente fraco. Ainda assim, o telefone executa todas as necessidades. As câmaras não impressionam, mas ainda assim, os rivais não possuem câmaras com melhor qualidade. Acredito que o TP-Link Neffos X9 é um bom smartphone de nível intermediário que não será superado pelos outros.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.