Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor da Logitech num rato compacto

Análise Logitech MX Anywhere 3: O melhor da Logitech num rato compacto

15 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Se há algo que realmente merece a nossa melhor atenção quando trabalhamos com um PC, é o seu rato. Pode parecer tudo igual, mas isso está muito longe de ser uma verdade, e é por isso que existem muitas empresas especializadas na área. Uma dessas empresas é a Logitech, que anunciou recentemente o seu MX Anywhere 3, e uma versão igual, mas dedicada ao Mac.

Como tal, este artigo de hoje é dedicado à nossa análise do novo "Super Mini" rato da Logitech.

Design e ergonomia

Um dos seus principais pontos de destaque é realmente o seu tamanho. Estamos a falar de um rato sem fio realmente pequeno, e ideal para quem anda constantemente em movimento. É um dispositivo muito bonito, em que a sua cor predominante é o branco mas com muitos apontamentos em prata (também existe em preto e em rosa). Ele é construído em plástico de alta qualidade, mas assim que olhamos para o mesmo ficamos com a certeza de que é um dispositivo premium.

Logitech MX Anywhere 3

Estamos perante um rato que trabalha em qualquer superfície, já que ele conta com o sensor Darkfield, da própria Logitech, que consegue rastrear em até 4000 dpi. Ele foi testado para funcionar na grande maioria das superfícies lisas, e até mesmo no vidro ele funciona, algo que não é habitual. E isso pode ser importante quando vai para uma reunião, e a mesa disponibilizada é em vidro.
No entanto, é preciso chamar a atenção que este sensor Darkfield não é um novo desenvolvimento, já que na verdade, há algum tempo que ele é utilizado pela Logitech.

No entanto, no meu uso diário, senti que este é um rato pequeno demais. Se é para utilizar em situações pontuais, em termos de conforto nada a apontar, no entanto, quando precisamos de estar diversas horas por dia agarrados ao mesmo, ele tende a ser pequeno de mais para a minha mão, e ao fim de algumas horas começo a sentir ao desconforto. Isso acontece porque a minha mão é grande demais para este rato, e quando pouso a palma da mão em cima dele, ele tende a "perder-se" na mesma, e com o passar do tempo tenho o polegar, e o mindinho a fazer pressão sobre o mesmo, para o mover.

Este é um rato desenhado para destros e conta no total com seis botões, que começa a ser uma configuração mais ou menos padrão para a empresa. Temos os dois "normais", uma roda scrool clicável, um botão para ajustar a sensação do scrool, e os dois botões de função no lado esquerdo do mesmo, que servem para voltar e avançar. Por último, existem dois botões não ajustáveis ​​na parte inferior, um para ligar/desligar o dispositivo e um botão que permite alternar entre até três dispositivos emparelhados no rato.

Mas voltando à roda de scrool do MX Anywhere 3, que é onde parece estar a grande novidade deste rato. Ele conta com uma versão miniaturizada do scrool electromagnético que está presente naquele que considero o melhor rato da empresa, o MX Master 3. Ele é da cor cromada, e que cria uma resistência ajustável, e textura de scroll usando resistência magnética, que lhe dá um scrool agradável e uma aparência luxuosa. E este é definitivamente um scrool completamente diferente de qualquer outro que já tinha utilizado, e para muito melhor.

E tal como acontece com todos os ratos da série MX, da Logitech, eles são feitos principalmente para "utilizadores avançados", e como tal ele tem alguns truques que precisam de ser aprendidos (se tiver interessado). E para isso a empresa disponibiliza o Logitech Options, um software de produtividade que demonstra todas as suas funções, e que podem ser muito úteis para quem trabalha muito tempo com folhas de calculo, em PowerPoint, e até mesmo em edição de vídeo.

MX Anywhere 3: Conectividade e autonomia

Os recursos sem fio do MX Anywhere 3 estão em perfeita forma, já que ele oferece ligação por Bluetooth e funcionalidade sem fio de 2,4 GHz. A ligação sem fio do rato permanece estável e sem atrasos, mesmo em espaço saturados pelo Wi-Fi. Além do mais, com o recurso de multipareamento da Logitech, pode ligar-se a vários dispositivos, como por exemplo, um PC, um portátil e um tablet, e alternar rapidamente entre usar em qualquer um dos dispositivos (os botões abaixo, que já revelei anteriormente). Ter esta opção é especialmente útil num ambiente de trabalho em casa, onde pode querer, ou precisar, de deixar de trabalhar no PC do trabalho, e continuar a funcionar com o mesmo no seu PC pessoal (e este é só um exemplo).

No entanto, existe aqui um ponto menos positivo, que é o facto do MX Anywhere 3 não contar com qualquer compartimento onde possamos guardar o seu dongle. E tratando-se este de um rato especialmente desenhado para a mobilidade, esta provavelmente foi a maior falha da Logitech neste rato.

Por último, ter uma excelente rede sem fio não importa muito se o rato também não tiver uma grande autonomia de bateria. Sem surpresa, este MX Anywhere 3 supera as melhores expectativas. Segundo a Logitech, este rato deve durar até 70 horas quando emparelhado via Bluetooth. Nos meus testes, descobri que facilmente trabalhei 2 semanas seguidas sem que ele precisa-se de ser recarregado.


E quando é preciso recarregar, ele conta com uma porta de carregamento USB-C, pelo que pode ser recarregado em qualquer lado, incluindo no próprio PC. E como não podia deixar de ser, a Logitech fornece o seu cabo na caixa do dispositivo.

Análise Logitech MX Anywhere 3: Veredicto final

Uma rápida pesquisa num motor de buscar, e verificamos que o MX Anywhere 3 está a ser vendido por cerca de €89,90. Se é muito, ou pouco, cabe a cada um de vós decidir. No entanto, o que posso garantir é que este rato oferece muitas funcionalidades para um rato portátil.

A sua pequena estatura torna-o perfeito para quem viaja muito, ou simplesmente gosta de usar o mesmo rato em casa e no local de trabalho. Alem disso, este é o único rato que consegui até hoje que trabalhasse sem qualquer tipo de problema numa mesa de vidro, durante 6 horas seguidas. Isso só por si demonstra bem a qualidade do mesmo, e é garantidamente um excelente rato, mesmo para quem faz uso profissional.

Infelizmente para mim, a minha mão parece ser demasiado grande para trabalhar muitas horas seguidas com o mesmo, e não fosse essa facto, estava perante o rato que me iria acompanhar no meu dia-a-dia, nos próximos anos.

É fácil afirmar que este MX Anywhere 3 conta com tudo o que de bom tem o melhor rato da empresa, o MX Master 3, mas num corpo muito mais compacto. Como tal, este é um rato mais do que recomendado.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.