Análise LG XBOOM RL4: Quando a qualidade de som faz a diferença

19 Janeiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Tal como o titulo deste artigo sugere, este artigo é dedicado à nossa análise ao XBOOM RL4, um altifalante da LG com 150W RMS, uma potência real, e necessária, para animar todos aqueles momentos que merecem ser vividos com alegria, e acompanhados por musica.

Análise LG XBOOM RL4

Design

A LG XBOOM RL4 é semelhante a muitas outras colunas do género. Com um formato rectangular e com o seus controlos no topo. Alem dos controlos, no topo temos ainda um pequeno "ecrã" que nos vai mostrando todas as informações do conteúdo multimédia, e das funções do equipamento. E o destaque começa aqui, já que o design em si não a faz ser muito diferente de tantos outros dispositivos, do mesmo género, que temos no mercado, os detalhes é que revelam quem sobressai no mercado. E este pequeno ecrã realmente é muito útil, e necessário, já que nos permite controlar praticamente tudo o que fazemos no altifalante.

LG XBOOM RL4

Alem disso, ele pode ser usado tanto na vertical, como na diagonal, que mais uma vez acompanha o que o mercado tem para nos oferecer.

Para terminar esta secção do design, tenho a dizer que a coluna da LG tem muitos apontamentos em LED, que sinceramente não me conseguiram surpreender.

Som

Se há algo onde esta XBOOM RL4 é realmente excelente, é no seu som. E não é por ter um som muito alto, ou por ter um excelente Bass e agudos bem equilibrados... é tudo junto, a qualidade de som é realmente excelente, e do melhor que já testei. Independentemente da fonte que utilizamos (Bluetooth ou USB), este altifalante demonstra que o som é realmente o seu forte, e com um foco nas frequências mais baixas. Apresentando, sempre um áudio com uns graves potentes mesmo quando o usamos em volumes mais baixos.

A própria coluna conta com um equalizador que cumpre muito bem a sua função, e conta com diferentes tipos de som, como os Standard, Bass, Pop, Classic, Rock e Jazz. Passar por eles quando estamos a ouvir uma música, sentiremos perfeitamente que existem grandes, e notáveis, diferenças entre eles.

É amante de cinema? Então temos uma excelente noticia para si. Se está a pensar adquirir um altifalante como este, fique a saber que ele permite ser ligado a uma TV, e funcionar como sendo uma soundbar... mas realmente muito potente. Se tem um filme "carregado" de efeitos sonoros, ou com uma banda sonora interessante, vai ficar surpreendido se ligar a RL4 ao seu televisor.

Conectividade

Quando abordei o tema do som, falei que era possível ligar este altifalante ao seu televisor. E sim é possível porque ele conta com algumas entradas que o permite fazer. 90% do tempo em que utilizei este dispositivo, foi através do Bluetooth, que posso afirmar que é muito fácil de emparelhar com qualquer dispositivo, como por exemplo, um smartphone. A ligação é feita de forma muito fácil e sem truques. Desligou a coluna e no dia seguinte voltou a ligar? Se estiver a utilizar o mesmo smartphone não tem de voltar a emparelhar... já que ela está "permanentemente" emparelhado ao ultimo dispositivo que emparelhou, até ser emparelhado um novo. Que a meu ver é bom.

Não quer usar o Bluetooth? Então pode usar qualquer uma das entradas que temos atrás:

LG XBOOM RL4

Sim, temos um porta USB, e isso significa que se tivermos uma PEN USB com musicas, e só ligar ali e desfrutar do seu conteúdo.
Apesar de não ter utilizado esta funcionalidade, porque só recebi uma unidade para teste, a LR4 permite fazer o emparelhamento com outra coluna igual através da funcionalidade “TWIN”. Isso significa que podemos ter 2 colunas destas a funcionar em paralelo, e se uma já dá um som brutal, duas devem dar a sensação que estamos na pista dos carrinhos de choque.

Na embalagem do altifalante, não temos qualquer microfone, mas na parte traseira temos uma entrada para o mesmo. E é realmente algo que pode fazer muita falta, especialmente em festas, quando queremos fazer alguma comunicação a todos.

Veredicto Final

Apesar de o seu design não me ter surpreendido, e os seus efeitos LED serem realmente pobres, a verdade é que este LG XBOOM RL4 é provavelmente o melhor altifalante do género que já testei. A sua excelente qualidade sonora é realmente o que mais impressiona. Baixos, médios e agudos estão lá todos, não nos falta rigorosamente nada, e é isso que se quer quando se adquire um dispositivo deste género.

Quando estava a terminar de escrever esta análise, decidi fazer uma rápida pesquisa pela Internet para verificar o seu preço, e encontrei muitos locais em que a mesma está a ser vendida por menos de €140, e que confesso que fiquei realmente muito surpreso, já que apontava por valores um pouco acima dos €200.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.