Análise Lenovo Smart Clock 2: Cumpre com o prometido

Análise Lenovo Smart Clock 2: Cumpre com o prometido

4 Julho, 2022 0 Por Joel Pinto

Embora a Lenovo seja muito conhecida pelos seus computadores, na verdade é uma fabricante que produz muitos outros dispositivos electrónicos de consumo, e entre eles temos o Lenovo Smart Clock 2, um pequeno monitor inteligente.

Este Lenovo Smart Clock 2 é um dispositivo híbrido, situado entre um despertador e um altifalante inteligente, que confesso que usei durante algumas semanas como "despertador" e que agora chegou o momento de disponibilizar a minha análise.

Ele conta com um pequeno ecrã de 4 polegadas que permite que veja, e ouça, as respostas do Google Assistant às suas consultas e, em alguns casos, também temos informações adicionais. Por exemplo, pedir o tempo para aquele dia resulta no anúncio da temperatura do dia de forma audível, enquanto no ecrã temos direito a alguns detalhes separados por hora. Como seria de esperar, uma ampla gama de serviços de música pode ser reproduzida através deste Lenovo Smart Clock 2, incluindo o Spotify, Apple Music e a versão gratuita do YouTube Music, embora os seus altifalantes de 6W não ofereçam a melhor experiência de audição.

Uma boa nota de destaque, é o facto deste Lenovo Smart Clock 2 também estar disponível com uma base de carregamento sem fio adicional, que permite carregar qualquer dispositivo compatível com Qi ao lado do ecrã inteligente. Como ele a consome energia do Smart Clock 2, significa que não há necessidade de uma grande quantidade de fios ao lado da nossa mesa de cabeceira. E não há mesmo como negar. ká que este Lenovo Smart Clock 2 é perfeito para usar na mesa de cabeceira, e muito por culpa do seu tamanho extremamente compacto.

Smart Clock 2

Como já mencionei, a sua base carrega dispositivos habilitados para Qi sem fio, no entanto, uma porta USB-A na parte traseira garante que possa carregar itens que não suportam carregamento Qi , e é extremamente útil se não tiver várias tomadas disponíveis para ligar uma variedade de carregadores diferentes. E lembro de repente, dos fones de ouvido.

Ele conta com uma luz de 11 lúmens na base, que acende quando ajusta o relógio ao seu conector ou coloca um telefone na base de carregamento. Isso também serve como a luz nocturna, que pode ser activada puxando para baixo o ecrã inicial do relógio e seleccionando a opção apropriada.

Em termos de design, este Smart Clock 2 tem uma forma de pirâmide e o ecrã inteligente está envolto em tecido de malha, que protege o altifalante, que é um pouco menor em 1,5 polegadas, mas ainda oferece até 6W de som.

Uma borda grossa envolve o ecrã, curvando as bordas, mas ocupando uma boa quantidade de espaço na parte frontal do dispositivo. O seu pequeno ecrã conta com a resolução de 480 x 800 e é brilhante, mas não é o mais responsivo que já utilizei. Há também um recurso prático de brilho automático que escurece, ou ilumina, o ecrã com base no ambiente, para facilitar a visualização.

Existem poucos controles físicos: apenas um par de botões de volume na parte superior e um botão na parte traseira que liga, e desliga, o microfone. Isso é essencial, pois não pode reactivar o microfone com um comando de voz, mas também adiciona um grau de privacidade bem-vindo, já que com um botão físico podemos ter a certeza de que o microfone não nos está a ouvir.

O Lenovo Smart Clock 2 executa o Android 10 e, desde que tenha uma conta Google, a configuração é um processo simples. Ele pode ligar-se à sua rede Wi-Fi doméstica através do telefone, para que não precise de perder tempo a digitar a password. Alem disso, todos os seus dados, e serviços, da Google são importados automaticamente. Feito isso, o Smart Clock 2 guia-nos por um processo de configuração, adição de imagens de fundo personalizadas e criação de um alarme.

Ele possui o Google Assistant integrado, que pode fazer tudo o que pode em outros dispositivos com essa função, como definir um alarmes, fornecer as últimas notícias, resultados desportivos e boletins meteorológicos, além de responder às suas perguntas mais importantes, e controlando os seus dispositivos domésticos inteligentes. Como seria de esperar de um ecrã inteligente, uma interpretação visual das respostas que o Google Assistant oferece muitas vezes (mas nem sempre) pode ser vista no ecrã. Às vezes, isso inclui informações adicionais, como por exemplo, ao solicitar o clima, a Google fornece a temperatura actual e a baixa e a alta diárias de forma audível, enquanto no ecrã apresenta uma análise hora a hora da temperatura e das condições.

E como a Lenovo posicionou este artigo como sendo um bom companheiro de cabeceira, é sempre bom saber que temos diversos temas para o mesmo, tanto analógicos como digitais, e a maioria dos quais são animados, para que possa encontrar algo que se encaixe no seu quarto. Escolher um nem sempre é tão simples como gostaríamos, embora o ecrã touch nem sempre fosse particularmente de forma muito responsiva, ocasionalmente levando algumas tentativas para registar um toque.

Há um recurso útil de alarme do nascer do sol, que aumenta lentamente o brilho do ecrã minutos antes do alarme ser programado para tocar, para ajudá-lo a acordar com mais naturalidade. Certamente não é brilhante o suficiente para iluminar totalmente um quarto, mas tornou o despertar um pouco mais fácil.

Já quando se trata de terminar o dia, gosto particularmente da capacidade de adormecer a ouvir ruídos da natureza.

O Lenovo Smart Clock 2 também pode ser usado para controlar qualquer dispositivo inteligente através do Google Assistant, incluindo lâmpadas e termostatos, e isso é muito fácil. O microfone do relógio é excelente e, uma vez treinado para reconhecer a nossa voz, nunca deixou de registar um comando que tenha dado.

O Smart Clock 2 tem altifalantes frontais e pode transmitir músicas do YouTube Music, Spotify, Apple Music e Deezer (para ouvir regularmente ou como um alarme de despertar. No entanto, a qualidade de som não é a melhor. Os altifalantes de 1,5 polegadas ficam um pouco abaixo daquilo que esperava, com o som não particularmente alto e com graves fracos. Dito isto, para um quarto, o som chocantemente alto não é uma necessidade e será suficiente como música de fundo, ou ao reproduzir sons suaves para ajudá-lo a adormecer. Como tal, se deseja um som mais envolvente, pode associar o mesmo a outros altifalantes inteligentes, e os comandos de volume no topo do Smart Clock 2 são fáceis de acertar para fazer ajustes rápidos.

O Smart Clock 2 não suporta a reprodução de vídeo (excepto o vídeo de algumas câmaras Nest que não testei). Isso é compreensível, pois assistir algo num ecrã de 4 polegadas de resolução relativamente baixa não seria a melhor experiência.

Em relação ao carregamento sem fio, é bom que tenha algum tempo para carregar, já que a bateria de um Galaxy S20 Plus demorou mais de 3 horas a carregar (dos 10 aos 100%).

Veredicto Final Lenovo Smart Clock 2

Este Lenovo Smart Clock 2 não é um dispositivo espectacular, mas é um dispositivo que cumpre com tudo aquilo que promete. Se o seu deseja o ter um despertados inteligente, certamente não o vai desapontar.

No entanto, a falta de sensibilidade ao ecrã touch chega a ser desapontante, já que muitas vezes carregamos no mesmo, e ele nem assume o toque. A sua interface também é um pouco lenta.

Como tal, a minha nota para o Lenovo Smart Clock 2 é:

O Smart Clock 2 foi-nos gentilmente disponibilizado pela Lenovo para que esta análise fosse possivel de realizar. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.