Análise Huawei Y6s: Um telefone da gama de entrada

Análise Huawei Y6s: Um telefone da gama de entrada

23 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Foi-nos proposto fazer a análise do Huawei Y6s, um smartphone da gigante de chinesa que chega diretamente para a gama de entrada. A sua aparência, tal como as suas especificações, são muito semelhantes às do seu antecessor. Ou seja, um equipamento com um ecrã de 6,09 polegadas, com um entalhe em forma de gota de água, 3GB de RAM e um unico sensor fotográfico na traseira de 13 megapixeis.

No entanto, a Huawei fez algumas alterações “cirúrgicas” que fazem com que este equipamento seja na teoria superior ao seu antecessor, nomeadamente no processador e na capacidade de armazenamento interno. Outro ponto adicional é o facto de o Huawei Y6s contar com um scanner de impressões digitais na parte traseira, algo que não existia no modelo do ano passado.

Mas serão estas alteração suficientemente boas ara justificar um novo equipamento? É isso que vamos tentar descortinar nesta nossa análise.

Ecrã e Design

Tal como já tinha revelado, este Y6s é muito semelhante em termos de design com o seu antecessor. Se os chama-se de gémeos não estaria de todo a mentir. Mas existem alguns detalhes muito importantes, e desde logo a começar pelo acabamento na parte traseira, que agora conta com 2 tons. Ainda na parte traseira temos um pequeno painel redondo onde está alojada a câmara e um flash LED. Alem disso, ainda nesta zona temos um sensor de impressão digital que funciona muito bem, é rápido e com poucas, ou mesmo nenhumas, falhas.

[quads id=RndAds]

Já na frente temos o mesmo ecrã do seu antecessor. E como se trata de uma smartphone da gama de entrada, não podíamos esperar que este ecrã fosse de topo. Pois é aqui onde habitualmente as fabricantes cortam nos custos de produção. Ainda assim, temos uma ecrã IPS de 6,09 polegadas e com a resolução HD+, com 1560 x 720 pixeis, com um total de 282ppi. Este ecrã, ocupa 87% da parte frontal do equipamento, e grande parte dos 13% restante, está no “queixo” deste equipamento, que salta logo à vista, assim que seguramos o mesmo. O ecrã funciona perfeitamente bem para uso diário. É claro e nítido, apesar das cores terem muito contraste. De facto, os amarelos e os verdes são bastante evidentes, especialmente ao assistir vídeos. No entanto, isto não é nada de anormal para um ecrã para esta faixa de preço.
A utilização sob a luz solar tende a ser um pouco difícil, mas em ambientes com luz artificial, ou sem luz solar directa, o ecrã é nítido e não o vai deixar ficar mal.

Hardware e desempenho

O Huawei Y6s conta com um processador octa-core fabricado pela MediaTek, o Helio P35, que é acompanhado por 3GB de RAM e 64GB de armazenamento interno que é expansível usando um cartão MicroSD de até 512 GB.

O telefone tem um desempenho muito semelhante (talvez um pouco superior) se comparado com outros dispositivos que estão na mesma faixa de preço. O Huawei Y6s pode lidar facilmente com multitarefa, apesar de alguns soluços visíveis em situações que possam requerer um pouco mais do processador. Além disso, apresenta grandes dificuldades ao usar aplicações muito pesadas e que requerem muitos recursos, mas é bastante compreensível já que estamos a falar de um smartphone da gama de entrada. Apesar de conseguir carregar jogos como o Call of Duty Mobile, Pubg Mobile Lite, e outros, o seu desempenho nos mesmos ficam muito longe daquilo que se pretende. Duvido que consiga terminar um jogo (dos jogos referidos) em primeiro lugar. E não é por causa da sua capacidade em jogar, mas sim porque o smartphone não os consegue executar de forma fluída, e isso não permite que joguem em condições.

Huawei Y6s

No entanto, para utilizar as redes sociais, emails, consultar páginas de Internet, ou até mesmo jogos um pouco mais leves, este equipamento não tem grandes dificuldades.

Um ponto muito positivo, é que em nenhum momento senti o equipamento extremamente quente, mesmo quando utilizei o mesmo em jogos muito pesados.

Fotografia

Quando se trata da câmara, o Huawei Y6s oferece basicamente o mínimo. De alguma forma, desejávamos que eles pudessem ter feito mais neste sector. Considerando que outras marcas optaram por uma configuração de dupla câmara, mesmo para smartphones económicos, é surpreendente que a Huawei ainda tenha usado um único sensor traseiro de 13 megapixeis que conta com uma lente de abertura f/1.8.

[quads id=RndAds]

Em termos de qualidade, a câmara traseira tira fotos decentes, em condições de boa luz. As fotos são visivelmente desbotadas e sem contraste. No entanto, pode ser facilmente corrigido usando aplicações, ou filtros de terceiros. Infelizmente, a câmara luta muito em condições de luz mais fracas,. Mas isso já era de se esperar, já que este é um telefone económico.

Além disso, o Huawei Y6s possui um sensor frontal de 8 megapixeis. As fotos tiradas são claras e nítidas e também existem vários filtros que podem ser usados.

Software

O Y6s vem com a EMUI 9.1, o sistema operativo da Huawei que é baseado no Android 9.0 Pie. Felizmente este ainda é um dos equipamentos da fabricante a contar com os serviços da Google, pelo que temos a Play Store. Alem das habituais aplicações da Google, e da Huawei, não temos muitas aplicações, que habitualmente chamamos bloatware.

Huawei Y6s

Infelizmente, ele conta apenas com o patch de segurança de Outubro de 2019, que já é tempo mais do que suficiente para a Huawei atualizar o equipamento.

Bateria

O Huawei Y6s vem com uma bateria não removível de 3.020 mAh. Felizmente, a bateria dura facilmente um dia de uso, quando o mesmo é moderado. Isso inclui mensagens de texto e chamadas ocasionais ao longo do dia, verificando as redes sociais e navegando na Web de vez em quando. Com o Wi-Fi está sempre activo e também ouvi música usando fones de ouvido sem fio durante várias horas.

Infelizmente não temos carregamento rápido, portanto, não é de surpreender que demore pelo menos 2 horas e 20 minutos carregar a bateria do zero.

Veredicto Final Huawei Y6s

Embora certamente não seja o melhor desempenho que já vimos, os Huawei Y6s ainda conseguiu impressionar com o que tem para oferecer. Uma rápida pesquisa pela web, em Portugal facilmente se encontra este smartphone por menos de €140 que me parece ser um preço muito interessante, tendo em conta ao que ele oferece.

[quads id=RndAds]

O ecrã e o corpo não são tão gigantescos como os de outros dispositivos concorrentes, o que facilita o seu uso e transporte, já que estão a chegar os dias quentes, e começamos deixar os casacos em caso, e por isso transportamos o mesmo no bolso das calças. Também não é muito grosso, embora a sua bateria seja apenas a ideal para um dia de uso. O desempenho é bom o suficiente para a maioria dos casos de uso, e até mesmo para jogar alguns jogos mais leves, não terá certamente muitos problemas.

Infelizmente as câmaras são mesmo só os serviços mínimos. A qualidade não é a pior, mas está longe de ser a melhor. Estou convencido que uma atualização de software pode facilmente resolver alguns dos problemas da câmara.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.