Análise Huawei Watch Fit 2: Muito mais do que uma smartband
20 Outubro, 2022Já aqui revelei diversas vezes que não sou grande fã dos smartwatches que custam centenas de euros. Porque eles são maus? Não é nada disso, simplesmente porque o meu estilo de utilização não requer um dispositivo tão dispendioso, e que apenas preciso de algumas funções mais básicas.
E tal como eu, milhões de utilizadores em todo o mundo preferem utilizar uma smartphone em vez de uma smartwatch… e se existisse um meio termo entre os 2? Pois, isso era ouro sobre azul. Felizmente tive a oportunidade de finalmente testar a nova Huawei Watch Fit 2, e foi nela que encontrei o dispositivo que melhor se adapta ao meu estilo de utilização.
Em termos de recursos, este Huawei Watch Fit 2 conta com um ecrã AMOLED de 1,74 polegadas, sensor de frequência cardíaca, SpO2 e rastreamento de stresse, além de suporte para 97 modos desportivos. A Huawei oferece-o em três estilos, sendo que a que testei é o Active Edition na cor Preta.
O Huawei Watch Fit 2 conta com um corpo retangular e uma moldura impressionantemente fina nos quatro lados. É bastante compacto, e está muito bem posicionado entre aquilo que é um smartwatch e smart band. A Huawei equipou-o com um único botão plano na lateral direita e um ecrã touch, que é utilizado para navegar entre os menus.
Trata-se de um dispositivo extremamente leve e cómodo. Na sua parte de trás temos os sensores de saúde e dois pinos para o carregador proprietário. Isso mesmo, o Watch Fit 2 não suporta carregamento sem fio, então precisa de utilizar um carregado com cabo para o fazer. A Huawei decidiu optar por uma opção magnética que funciona bem, e o carregamento é muito rápido, e a sua autonomia é brutal (falo mais abaixo sobre a autonomia).
Para gerir o relógio temos o Harmony OS 2.0, que é basicamente o sistema que a Huawei utiliza em todos os seus wearables, pelo menos os mais recentes. Este sistema é adaptado para o seu ecrã retangular, ou seja, o menu fica apenas numa lista, e não temos a opção de ter todas as aplicações e recursos num único ecrã. Ainda assim, tudo funciona de forma muito rápida e fluida.
Para uma melhor comunicação com o nosso smartphone, deveremos utilizar no mesmo o Huawei Health, que a cada dia que passa, está cada vez mais completa. A aplicação está disponível na Google Play, no entanto, após a sua instalação, vamos receber a atualização para uma versão mais recente, e muito mais completa.
O Huawei Watch Fit 2 conta com 97 modos desportivos, que é basicamente o mesmo que temos na Huawei Band 7, mas aqui com a vantagem de que temos GPS, algo que não acontece na banda. Esse GPS permite-nos rastrear uma corrida, um passeio de bicicleta, uma caminhada, etc… dispensando muito bem a utilização de qualquer smartphone.
A entrega de notificações é muito boa, e elas são fáceis de gerir e navegar. Além disso, o Watch Fit 2 vem com atualizações meteorológicas (que são sincronizada com o smartphone), horários de nascer e pôr do sol e fases da lua.
O Huawei Watch Fit 2 conta com uma bateria de 292mA, que a empresa promete poder durar de até 10 dias com uma única carga, e com o Always-on-Display desativado e alguns recursos de monitorização desativados. Com a minha utilização, consegui 7 dias de utilização com uma única carga, que é algo realmente excelente, tendo em conta que mantive todos os recursos disponíveis ativos.
O cabo proprietário para o carregamento vem na caixa, em que na outra extremidade tem uma ficha USB. Uma carga de 50% leva 25 minutos, enquanto 0-100% leva pouco mais de uma hora.
Veredito final Huawei Watch Fit 2
A Huawei oferece o Watch Fit 2 como uma solução elegante para urbanos que desejam um acessório de moda que também possa exibir notificações e alguns rastreamentos de saúde. E confesso que foi o Werable que melhor se adaptou às minhas necessidades até aos dias de hoje.
Ele conta com algumas animações de fitness audíveis que vão surgindo enquanto nos exercitamos com o mesmo. O seu GPS é confiável o suficiente para qualquer utilizador que goste de passear, andar de bicicleta ou dar a sua corrida ao ar livre.
Estamos a falar de algo que de momento custa sensivelmente 170 euros, que é menos de metade do que custa um bom smartwatch, e que no meu modo de utilização, faz tudo aquilo que preciso. Como tal, a minha nota para o mesmo é:
O produto foi-nos gentilmente disponibilizado pela Huawei, para que a realização desta análise fosse possivel. Se quiser, pode aceder à página oficial do relógio aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.