Análise Huawei FreeBuds Studio: Simplesmente brilhantes
18 Março, 2021Anunciados em Outubro de 2020, os FreeBuds Studio foram os primeiros auscultadores sem fios over-ear da Huawei, que só agora tivemos oportunidade de testes. São auscultadores que prometem oferecer uma experiência de som de nível Hi-Fi e qualidade de alta frequência de até 48kHz. Mas isso não é tudo o que eles prometem, já que eles contam com cancelamento de ruído activo dinâmico inteligente (ANC)… mas será que são assim tão bons? É isso que vamos descobrir nesta nossa análise.
Análise Huawei FreeBuds Studio
Como os olhos também comem, assim que abri a caixa dos mesmos, fiquei com uma excelente primeira impressão, já que a embalagem do Huawei FreeBuds Studio contém exactamente aquilo que se espera, ou seja, os manuais, um cabo USB-A – USB-C e também um estojo muito bem construído onde podemos guardar, ou transportar, os auscultadores. No interior deste existe também um prático compartimento para guardar o cabo de carregamento.
A unidade que recebemos para teste, foi na cor preta, que confesso que fiquei contente, porque é a cor que mais gosto, a outra opção era na cor Gold. Os materiais utilizador pela Huawei são excelentes, já que conta com uma construção sólida, e que dá a sensação de robustez. Eles não são à prova d’água, mas também ninguém esperava que um dispositivo deste estilo tivesse essa certificação.
Os protectores auriculares e a fita para a cabeça são bem acolchoados numa espécie de couro sintético mas muito macio, enquanto os demais componentes são em alumínio. Já a estrutura oval onde estão as almofadas que encostamos às nossas orelhas, é feita em plástico.
Resumindo, os Huawei FreeBuds Studio não são apenas agradáveis ao toque, já que também são muito agradáveis de utilizar. Eles pesam pouco mais de 250 gramas, mas em utilização são quase imperceptíveis, mesmo após várias horas de uso.
Estes fones de ouvido conta com três botões, que são utilizados para gerir os seus diferentes modos (ANC e Awareness, no fone esquerdo), para os ligar e para o Bluetooth (no direito), enquanto os demais controlos são feitos na superfície touch do auscultador direito.
Confesso que a minha primeiros preocupação em torno destes auscultadores estava na sua autonomia, mas ao fim de alguns dias de testes, percebi que os números revelados pela Huawei são reais. Ou seja com o volume ajustado para 50%, temos autonomia para 20 horas de reprodução com cancelamento de ruído, e se desligar-mos o cancelamento, facilmente chegamos às 24 horas de autonomia, que são valores excelentes. Além disso, quando a bateria está a chegar ao fim, temos direito ao carregamento rápido, e com apenas 10 minutos de carregamento conseguimos obter até 8 horas de reprodução sem cancelamento de ruído. Para carregar totalmente a sua bateria, precisamos de cerca de uma hora.
Qualidade de áudio e ligação
Se há algo que realmente me conseguiu cativar nestes Huawei FreeBuds Studio, foi a sua qualidade sonora. Não consigo destacar os baixos ou os graves, já que eles apresentam um equilíbrio sonoro, como senti em poucos auscultadores. 90% da minha utilização foi feita com os Studio ligados a um smartphone a executar o Spotify Premium, e o som é simplesmente genial. Os baixos estão bem presentes, tal como os graves, e a voz é simplesmente brilhante. Tudo soa a perfeito.
O cancelamento de ruído ativo (ANC) é surpreende positivo, e muito por causa dos seus oito microfones dedicados, que lhe permite ocultar as baixas frequências, principalmente se forem constantes, e quase que as faz desaparecer. Já os sons mais agudos, ele simplesmente as consegue “abafar”. O efeito final é um isolamento discreto, “invisível”, e nada artificial.
Já em relação às chamadas telefónicas, também não tenho como apontar qualquer defeito, já que ele conta com um sistema de gestão que permite reconhecer a voz do utilizador de forma a transmitir a mesma sem ruídos para o interlocutor. O sistema em média é capaz de oferecer boa qualidade nas chamadas, já que a voz chega clara para quem está do outro lado.
A qualidade de som dos Huawei FreeBuds Studio é surpreendente
Em relação ao emparelhamento ao smartphone, nada mais simples: pressionar durante alguns segundos o botão do Bluetooth e aparecem os fones no nosso smartphone. Já em relação à sua estabilidade e alcance, dificilmente encontramos melhor, já que é feita através de Bluetooth 5.2. O trabalho feito pelas duas antenas é excelente, com o sinal que permanece estável mesmo quando nos afastamos muito do smartphone (ou qualquer outra fonte), mesmo quando estamos em assoalhadas diferentes.
Veredicto Final
O Huawei FreeBuds Studio conseguiu surpreender pelo seu desempenho sonoro, que é realmente o que todos procuram neste tipo de produto. A presença do cancelamento de ruído activo, que limpa a audição, é a cereja no topo do bolo.
Alem disso, em termos de qualidade de construção e de conforto, não há nada a apontar, é tudo muito bom.
Talvez o ponto menos positivo dos mesmos, é o seu preço. A qualidade paga-se, mas estes auscultadores da Huawei, no momento em que me encontro a escrever esta análise, custa em torno dos €250. É caro? Cabe a cada um de nós decidir.
A nossa pontuação para este produto é a melhor que podíamos dar:
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.