Análise Huawei Freebuds SE: Boa relação de qualidade e preço

Análise Huawei Freebuds SE: Boa relação de qualidade e preço

9 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Depois de terem chegado oficialmente às lojas em Portugal no passado dia 20 de Agosto, chegou o momento de revelar a nossa análise aos Huawei Freebuds SE, um novo par de fones de ouvido TWS.

Tendo em consideração que este novo par de fones de ouvido in-ear chegou ao mercado nacional por menos de 60 euros, a expectativa em torno dos mesmos não era muito grande, e acabou por surpreender em muito pontos.

Depois de os começar a utilizar, facilmente se chega à conclusão que os Huawei FreeBuds SE são bastante práticos. O seu estojo tem o formato de uma pílula gigante e dentro deles, horizontalmente, encontramos os fones de ouvido com caudas que são da cor do estojo, que no modelo que testamos são da cor Azul.

Estes fones de ouvido, como a grande maioria, são feitos de plástico e não têm a capacidade de cancelar o ruído externo, e encaixam-se bem no ouvido de qualquer pessoa, já que na sua caixa temos várias almofadas substituíveis.

É na "bengala" dos Freebuds SE que encontramos os seus seus sensores, que são apenas um por aparelho auditivo. Podemos configurá-los na aplicação da própria Huawei, a AI Life. Além disso, eles não escorregam ou caem do ouvido quando movemos a cabeça de um lado para o outro, especialmente quando praticamos algum exercício físico.

Os Huawei Freebuds SE possuem pequenos pinos na bengala de cada fone de ouvido, que servem para fazer a ligação ao seu estojo para que se possam carregar. Na área interna da caixa temos um pequeno botão para sincronizar, e dessincronizar, os fones de ouvido. Por outro lado, quanto ao carregamento, este é feito através de uma porta USB-C que está na parte traseira do estojo.

De resto, os Huawei Freebuds SE têm um design bastante moderno e com um aspeto premium, mesmo estando a falar de um produto realmente muito baratos, se comparado com outros semelhantes.

Sincronizá-los ao smartphone é um processo muito simples. Eu testei os mesmos com o novo Xiaomi 12T e não tive qualquer problema para os emparelhar. Embora os Huawei Freebuds SE possam ser ligados diretamente na secção Bluetooth do seu smartphone, liga-los através da aplicação Huawei AI Life, que está disponível para Android ou iOS, pode ser vantajoso. É que nessa aplicação temos acesso a ver o nível da bateria no estojo e em cada um dos fones de ouvido. Também nos oferece a possibilidade de definir os toques de cada um dos fones, como atender uma chamada, pausar uma música, entre outros.

E a qualidade do som? Bem, como já tinha revelado, os Huawei Freebuds SE não contam com cancelamento de ruído, ou seja, permite que consigamos ouvir os sons exteriores, mas isso não é necessariamente uma desvantagem, pois ajudará a evitar distrações.

O seu áudio pode ser ajustado através do equalizador do seu smartphone para melhoramentos de som, e o mesmo é bastante decente tendo em conta o seu preço. Obviamente não pode esperar por graves fortes, mas sim suaves e o som é quente. Felizmente os seus agudos não soam ásperos. O melhor de tudo é que não há cortes quando, por exemplo, fazemos uma corrida em espaços exteriores. É que além de não saírem do ouvido, também não há desconexão, por isso é bastante estável pelo preço que eles têm.

Em questão de sensibilidade, porque o Huawei FreeBuds SE não tem esses toques fantasmas, muito menos reage quando pega os fones de ouvido, seja colocando-os ou simplesmente ajustando-os.

E em termos de autonomia, os Huawei FreeBuds SE conta com bateria de 36mAh, que a empresa Chinesa afirma serem suficientes para 6 horas de música com cancelamento de ruído ativo. Já o estojo conta com uma bateria de 410 mAh, oferecendo mais 24 horas de música. No entanto, os mesmos testes não confirmaram essa valor. Consegui pouco mais de 5 horas de autonomia com uma carga, e o estojo de carregamento conseguiu carregar os fones 3 vezes até piscar a solicitar recarregamento. Ou seja, provavelmente temos um conjunto que oferece cerca de 21 horas de autonomia, que não é nada mau.

Quanto ao carregamento, os Huawei FreeBuds SE são exclusivamente carregados via cabo, e não temos qualquer carregamento sem fio. Da qualquer forma, os fones de ouvido podem ter 100% da bateria em cerca de 90 minutos e com apenas 40 minutos conseguimos ter cerca de 50% de bateria.

Huawei FreeBuds SE

Veredito Final Huawei FreeBuds SE

A Huawei já nos habituou a grandes dispositivos, e estes Freebuds SE contam com esse mesmo ADN. Não estou a dizer que são os melhores fones de ouvido que já testei, nem nada do que se pareça, mas são das melhores relações de qualidade e preço que já tive a oportunidade de testar. Tem boa construção, boa conectividade, som razoável e acima de tudo, são extremamente confortáveis.

Como tal, a minha nota para os mesmos é:

Este produto foi-nos gentilmente disponibilizado pela Huawei para que fosse possivel a realização desta análise. E se quiser, pode aceder à página oficial dos mesmos aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.