Análise Huawei FreeBuds Pro - Bonitos, leves e eficientes

Análise Huawei FreeBuds Pro - Bonitos, leves e eficientes

6 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Não há fome que não dê em fartura, e quando há uns anos era uma tarefa muito complicada de arranjar uns fones de ouvido em condições, hoje o drama é outro, o de descobrir qual a melhor relação de qualidade e preço no mercado. O mercado pede, e as fabricantes metem as mãos à obra, e a Huawei é uma dessas fabricantes, que nos últimos anos tem lançado alguns fones de ouvido muito interessantes, e os mais recentes são os Huawei FreeBuds Pro. E como pode ter percebido pelo titulo deste artigo, o nosso artigo de hoje é dedicado à sua análise um pouco mais detalhada.

As primeiras impressões são realmente interessantes, quando tiramos os FreeBuds Pro da caixa somos presenteados com um saudado estojo de carregamento. É um pouco volumoso se comparado com outras, mas cabe facilmente em qualquer bolso.

Instale a aplicação AI Life, da Huawei, no seu smartphone Android (iOS não disponível), e receberá uma notificação a informar que os fones de ouvido estão prontos para emparelhar assim que abrir tampa do estojo. Se precisar redefinir os fones de ouvido ou emparelhar com outro dispositivo, basta pressionar e segurar o botão na lateral do estojo.

Existe uma técnica para soltar os FreeBuds do seu estojo, que envolve puxar um fone para cima num movimento que fará o dedo polegar e o indicador se "tornarem" numa pinça. Confesso que das primeiras vezes senti alguma dificuldade em remover os mesmos do estojo, mas com o passar do tempo vai ficando um pouco mais fácil.

Na mão, os Huawei FreeBuds Pro parecem funcionais o suficiente com superfícies brilhantes que são suaves ao toque, mas o material usado pode parecer um material "barato". Estranhamente isto só acontece no modelo Carbon Black que recebi, porque já tive a oportunidade de testar os modelos em Silver Frost e Ceramic White, quando foram anunciados, e o seu material parecia ser totalmente diferente, e muito mais premium.

As caixas do fone de ouvido são deliberadamente curvadas para ajudar a ajustar-se ao formato da sua orelha e para ajudar a distribuir a força na superfície da mesma, e nas pontas de silicone de maneira uniforme. Isso permite que a pressão que normalmente aumentaria nas nossas orelhas, aqui fique bem equilibrada, e com um ajuste muito confortável. Os FreeBuds pro são realmente muito leves, os mais leves que usei, e não muito intrusivos, apesar das suas pontas de silicone ajustáveis.

E já que falamos nas suas pontos, elas são ovais, assim como as portas dos fones de ouvido. Isso significa que precisa de posicionar as pontas de ouvido de silicone de uma determinada forma antes de colocar os fones nos ouvidos. Caso não tenha certeza da sua posição correcta, a aplicação AI Life inclui um teste de ajuste da ponta e um teste de detecção de desgaste para ajudá-lo nessa tarefa (pode ver numa das imagens que deixei acima).

Análise Huawei FreeBuds Pro

Cada fone de ouvido é ligado a uma haste rectangular alongada. Eles não apenas ajudam com a estabilidade, mas também actuam como o seu principal ponto de contacto. Cada haste conta com um pequeno botão sensível ao toque que pode ser usado para controlar vários aspectos do seu desempenho. Um movimento em forma de pinça reproduz / pausa a sua música e atende chamadas, enquanto deslizar o dedo para cima, ou para baixo, mudará o volume.

Apertar e segurar activa o modo de percepção para que possa ouvir o que está à sua volta, e manter uma conversa sem ter que tirar os fones de ouvido. Ele também alterna para activar o cancelamento de ruído, e é aqui que a Huawei concentrou grande parte da sua atenção.

Conforme podemos ver na imagem acima, existem quatro configurações principais de cancelamento de ruído na aplicativo AI Life. Acolhedor parece-me ser mais adequado para ambientes silenciosos, Geral é para uso diário quando está fora de casa, e Ultra afirma cortar a maioria dos ruídos, e é projectado para ser usado em locais barulhentos, como por exemplo nos transportes públicos. A configuração que provavelmente mais irá utilizar, e foi a que mais usei, é o Dinâmico. Aqui, pode deixar os fones de ouvido usar a sua própria tecnologia interna para escolher o melhor nível de cancelamento de ruído para a situação em que se encontra. E este é sem sombra de duvida um dos pontos fortes destes fones de ouvido, já que ele realmente funciona muito bem.

Os fones de ouvido usam dois microfones digitais HD e um algoritmo para o ajudar, a conseguir, o cancelamento de ruído (ANC), e de um modo geral, os FreeBuds Pro fazem um excelente em bloquear o ruído externo. Eles também foram projectados com baixa latência em mente, e depois de alguns vídeos do YouTube e de alguns episódios de algumas séries da Netflix, posso comprovar que a Huawei promete, e cumpre.

Existem duas antenas Bluetooth em cada fone de ouvido para ajudar a fornecer uma ligação mais estável, e sinceramente não tive qualquer queda de ligação, mesmo quando o meu telefone estava um pouco distante, ou com uma parede no meio.

A caixa de carregamento apresenta algumas estatísticas impressionantes. Uma carga de cinco minutos (quando ligada ao carregador) é suficiente para nos dar duas horas de reprodução com ANC activo. Ele carrega através de uma porta  USB-C ou pode ser colocado numa base de carregamento sem fio compatível...que até pode ser o seu smartphone, se possuir essa tecnologia.

A duração da bateria vai depender muito se usa, ou não, o ANC. Com ele activo a Huawei promete 4 horas, e sem ele, a fabricante promete 7 horas, que é algo verdadeiramente impressionante e muito bom. Os meus testes mostram que os 4 horas com ANC são possiveis, no entanto, sem ANC não consegui chegar às 7 horas, e fique a pouco mais de 45 minutos de o conseguir. Com a caixa de carregamento pode conseguir uma autonomia de até 30 horas (sem ANC) ou 20 horas (com ANC). As luzes LED dentro e fora do estojo mudam de cor dependendo de quantidade de carga que resta nas suas baterias e nas dos fones de ouvido.

Em termos de áudio, aquele que sai dos fones também é bastante positivo. Os Huawei FreeBuds Pro oferecem um som animado e interessante. Eles não são do tipo tímido e retraído, e todo o som parece soar muito bem, incluindo o som mais grave, que é uma tarefa muito complicada para a grande maioria dos fones de ouvido. Não há nenhum elemento no som que realmente possamos apontar o dedo, apesar de às vezes ter ficado com a sensação de que certas frequências, altas e baixas, receberam uma "mãozinha" da inteligência artificial para melhorar o desempenho desses fones de ouvido... e isso não é propriamente mau.

Passei as primeiras 4 horas do meu teste a ouvir musicas de Hans Zimmer, e tudo me suou a perfeito. Desde baixos, médios, agudos, tudo me pareceu muito equilibrado, e o cancelamento de ruído faz muito bem o seu papel.

Utilizei algumas vezes estes fones de ouvido enquanto praticava desporto, e não tive qualquer problema com os mesmos, mesmo quando tinha movimentos mais bruscos. mesmo em situações de corrida, não senti em qualquer momento que se fossem saltar dos meus ouvidos.

Análise Huawei FreeBuds Pro

Veredicto Final Huawei FreeBuds Pro

Os Huawei FreeBuds Pro não são os melhores fones de ouvido sem fio que já testei, mas não estão muito longe disso. Eles são muito práticos de usar, realmente muito leves, o cancelamento de ruído é excelente, e o mais importante é que eles são realmente muito confortáveis.

Infelizmente eles não são muito baratos, mas se comparado ao preço dos seus concorrentes, estes FreeBuds Pro ainda são uma melhor relação de qualidade e preço. No momento em que me encontro a escrever esta análise, eles estão a ser vendidos por €199, e por isso, a nossa nota para os mesmos é:

 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.