Análise Huawei Freebuds 5i: A escolha certa por um valor justo

Análise Huawei Freebuds 5i: A escolha certa por um valor justo

13 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Felizmente, longe vai o tempo em que tínhamos de pagar largar dezenas de euros para comprar um par de fones de ouvido realmente em condições. Em tempos o mercado esteve inundado de equipamentos realmente bons, que custavam muito dinheiro, e depois imitações baratas que nada de bom tinham para oferecer.

Entretanto, o mercado evoluiu e as fabricantes começaram a trabalhar em dispositivos mais equilibrados, com funções realmente impressionantes e com preços mais ajustados, deixando para segundo plano esses fones de ouvido mais baratos que de bom não tinham nada. No entanto, ainda preciso pagar um valor acima dos 100 euros para conseguir um bom par de fones de ouvido.

E recebemos recentemente os novos Huawei Freebuds 5i, um novo par de fones de ouvido que promete ser uma das melhores relações de qualidade e preço do mercado. Mas será que eles cumprem com essa promessa? É isso que vamos perceber nesta análise, mas numa resposta rápida: Sim, cumprem.

Em termos de design eles contam com um acabamento brilhante, com hastes ligeiramente retangulares e com a marca proeminente da Huawei, que ajuda a evitar que se tornem mais uma imitação dos AirPods. Já o seu estojo de conta com um acabamento muito semelhante, com um branco brilhante e muito fácil de limpar.

Ímãs fortes ajudam a manter a tampa da estojo fechada mesmo quando os achocalhamos, portanto, uma queda acidental não deve fazer com que os fones de ouvido se espalhem. Não é o estojo mais pequeno que já tive nas mãos, mas cabe muito facilmente no bolso. E como é achatado na parte de trás não rola numa superfície plana, por exemplo, quando os colocamos em cima da mesa. Um botão na lateral para emparelhar com diferentes dispositivos é um toque elegante, para economizar com qualquer “truque” baseado em gestos.

Na caixa, temos pontas de silicone pequenas, médias e grandes, mas sem pontas de espuma para isolamento acústico extra. Afinal, são fones de ouvido acessíveis. Eles encaixam-se bem, com o fone dentro da orelha e a ponta a ajudar a mantê-lo no lugar. Eles precisavam de ajustes ocasionais durante a realização de exercício físico, portanto, não estão no topo da minha lista de companheiros quando vou fazer uma caminhada. No entanto, conta com a indispensável classificação de resistência à água IP54.

No entanto, o seu ponto forte é mesmo a sua qualidade sonora. Os Huawei Freebuds 5i conta com drivers dinâmicos de 10mm, que são um pouco maiores do que os que pode encontrar em fones de ouvido concorrentes dentro desta faixa de preço, e alem disso eles têm uma faixa de frequência mais ampla.

Em termos práticos, os graves não são excessivamente intensos e os agudos são muito bem controlados. As mudanças de ritmo em “The Pretender” dos Foo Fighters estão todas muito bem representadas com clareza, e a voz e os instrumentos muito bem definidos. No mínimo, poderia acrescentar um pouco de potência extra no baixo. Mudar para a predefinição de EQ “Bass Boost” ajuda, mas não completamente. Se ouvir muitos géneros diferentes, pode ser necessário trocar as configurações com alguma frequência para tirar o melhor proveito dos Freebuds 5i.

Na parte frontal do cancelamento de ruído, uma combinação de microfone interno/externo elimina um pouco do som externo, mas não completamente. Por exemplo, nos transportes públicos não vai conseguir suprimir totalmente o som externo, mas faz um bom trabalho em suprimir os principais sons que podem afetar a audição. Este cancelamento conta com três opções de “força” (Cosy, General e Ultra) que são disponibilizados na sua aplicação para smartphone, mas, a menos que esteja sentado num espaço silencioso, o Ultra geralmente é o ideal.

Os gestos de tocar e deslizar são coisas bastante comuns nos fones de ouvido, com reprodução, saltar faixa e cancelamento de ruído, e com os Huawei Freebuds 5i isso não é diferente. Também pode deslizar para cima e para baixo para ajustar o volume, mas todos eles podem ser um pouco imprevisíveis. No entanto, pode personalizar esses gestos (até certo ponto) na aplicação complementar, a Huawei AI Life, embora, infelizmente, agora seja padrão para a empresa, não a encontrará na Google Play Store. Isso significa que terá de descarregar a aplicação diretamente do site da Huawei, ou através da sua loja AppGallery. Em termos práticos não é um problema, mas ainda é um pouco inconveniente.

A aplicação é realmente boa, e permite configurar dupla conectividade, alternar a deteção de ouvido (que funcionou perfeitamente nos meus testes, portanto, pode ser deixado ativado), ajustar a intensidade do cancelamento de ruído e executar um teste de ajuste de ouvido, que é um bom indicador para saber se escolheu as pontas do tamanho certo.

Há também uma página de ajuste de EQ, mas limitada a apenas três opções básicas (padrão, aumento de graves e aumento de agudos), sem equalizador personalizável para personalização adequada.

Um dado muito importante que deve ter em consideração quando compra um par de fones de ouvido, é a sua autonomia. E tal como como todos os fones de ouvido, a autonomia dos Huawei Freebuds 5i depende de vários fatores, como o volume e o fato de utilizar ou não o Cancelamento de Ruído.

Normalmente temos um pouco menos de seis horas de autonomia com a bateria dos próprios fones de ouvido com o cancelamento de ruído ativo, subindo para pouco mais de sete horas se o desligarmos. E fique já a saber que este resultado é realmente muito bom, dado o preço do equipamento, quando os seus rivais custam o dobro do valor. Se considerarmos a autonomia fornecida pelo estojo de carregamento, então temos entre 18 e 28 horas de autonomia… E isso é realmente excelente.

Quando chegar a hora de os carregar, terá de ser feito através da sua porta USB-C, já que ele não conta com qualquer tipo de carregamento sem fio. O tempo de carga? Para uma carga completa leva cerca de 2 horas.

Veredito Final Huawei Freebuds 5i

Estes Huawei Freebuds 5i não são os melhores fones de ouvido que já testei, mas garantidamente estão entre as melhores relações de qualidade e preço que temos no mercado. Incluir cancelamento de ruído ativo, suporte LDAC e uma classificação IP por sensivelmente 100 euros é realmente impressionante. O fato do Huawei Freebuds 5i também soar decente e ter boa autonomia é ainda mais impressionante.

Não há muitos rivais verdadeiros sem fio que se possam gabar de conter estes recursos por este valor. Na verdade, consideramos que a concorrência mais próxima vem de modelos mais antigos mas que são significativamente mais caros.

É verdade que não conta com carregamento sem fio, mas nesta faixa de preço não vai encontrar essa caraterística em nenhum modelo no mercado. Outro ponto menos positivo é o fato da instalação da aplicação complementar exigir uma ou duas etapas extras, mas só é valido se não tiver um telefone da Huawei, já que nesses a sua instalação é direta.

Como tal, a minha nota para estes Huawei Freebuds 5i é:

Os Huawei Freebuds 5i foi-nos gentilmente fornecidos pela fabricante para que esta análise pudesse ser realizada. Se quiser, pode aceder à página oficial dos Freebuds 5i aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.