Análise HP Neverstop Laser MFP 1201n
15 Julho, 2020O titulo deste artigo revela do que vemos falar, e é a nossa análise um pouco mais detalhada da HP Neverstop Laser MFP 1201n, uma impressora laser monocromática all-in-one para uso doméstico, ou mesmo para pequenos escritórios. O seu grande destaque vai para o seu excelente custo por cópia/impressão, já que a impressora não precisa de qualquer cartuxo de toner, uma vez que pode ser “recarregada”.
O que vamos ficar a conhecer com esta análise?
A multifunções
Sim, em vez de termos de comprar, e trocar, grandes cartuchos de toner, que geralmente são caros, quando a impressora fica sem toner, com a Neverstop, só precisa de enche uma bandeja dentro da máquina com um kit de substituição que contém aproximadamente 2.500 impressões, e num processo que leva demora apenas alguns segundos.
Outra boa vantagem, que é explicita no seu nome Neverstop, é que ao contrário das máquinas de cartuchos tradicionais que ficam fora de serviço até que o toner seja seja substituído, esta conta com um reservatório no seu interior que comporta toner suficiente para 5000 páginas. Quando metade desse toner é utilizado, um indicador no lado direito da máquina informa que está hora de adicionar outro kit de substituição, permitindo que continue a trabalhar.
Desde que não esgote as restantes 2500 copias, a impressora nunca ficará sem toner, e continuará a trabalhar normalmente. Ou seja, ela tem uma reserva de toner para 2500 páginas, que convém mesmo usar só como reserva.
Trata-se de uma impressora all-in-one compacta e leve, que como é óbvio permite digitalizações, cópias e impressão. O seu painel de controlo pode ser encontrado na parte superior do lado esquerdo, onde temos um botão power, um botão para copia, digitalização, e um botão para cancelar. Temos também um pequeno ecrã monocromático que não é sensível ao toque, mas que nos ajuda a percorrer os diversos menus da estrutura da impressora.
Apesar das inúmeras vantagens desta multifunções, existem alguns pontos menos positivos, e a começar pelo facto dela não possuir um ADF, ou seja, um alimentador automático para digitalizar, ou copiar, várias paginas de uma só vez, sem necessidade de fazer todo o processo manualmente. Outro ponto negativo é o duplex, ou a falta dele, para ser mais especifico. Se tivermos de imprimir uma, ou várias, folhas em frente e verso, teremos de virar o papel manualmente. Não é um defeito, mas sim uma característica que não está presente no equipamento, mas que é muito útil. e que permite poupar até 50% do papel gasto nas impressões/copias.
Ligação e velocidade de impressão
Também tem a falta de suporte à rede sem fio, embora seja possível ligar a 1201n à nossa rede através de um cabo ethernet, ou então liga-la a um único PC via uma porta USB. Qualquer que seja a escolha feita para ligar a impressora, descarregando a aplicação HP Smart, no sistema operativo, a sua instalação é feita de forma automática e sem necessidade de intervenção do utilizador. Que é realmente muito bom.
A HP classifica velocidade de impressão da 1201n com 14 páginas por minuto (ppm), que é algo lento para uma AIO a laser, mas não necessariamente para a tecnologia laser de nível básico. Ligada a um PC via USB, mandei imprimir um documento em Word com 20 páginas, e realmente demorou cerca de 2 minutos a completar a impressão (talvez um pouco mais). No entanto, reparei que a primeira página demora um pouco mais do que é normal a sair, e a partir da segunda página, a velocidade de impressão foi estável.
A sua qualidade de impressão é aquela que é esperada por numa impressora laser para uso doméstico. A qualidade de impressão de texto é realmente excelente, pequenos logos, cabeçalhos, e pequenos outros apontamentos saem com uma qualidade acima da média. No entanto, alguns gráficos de maior dimensão, ou outro tipo de imagem a qualidade não é tão nítida, mas é algo frequente neste tipo de produto.
Veredicto final HP Neverstop Laser MFP 1201n
A Neverstop Laser MFP 1201n não é perfeita, e estaria a mentir se fizesse essa afirmação, mas nem todos os pequenos escritórios, ou utilizadores domésticos, exigem isso. O que precisam é uma óptima relação de qualidade e preço, e com um preço de cópia e/ou impressão baixo, e isso esta multifunções oferece, provavelmente o melhor do mercado. Estamos a falar de recargas que dão para 2500 páginas e que são vendidas em lotes de 2, ou seja 5000 páginas, por cerca de €35, e isso dá €0,007 por página impressa… menos de 1 cêntimo. Haverá melhor no mercado? Duvido, e estamos a falar de consumíveis originais.
Talvez a HP tenha economizado demais ao não incluir a impressão duplex e/ou um ADF, mas isso não é incomum na primeira iteração de uma impressora para uso doméstico.
Em termos gerais a multifunções cumpre com aquilo que promete, e certamente vai satisfazer a necessidades domésticas da grande maioria dos utilizadores que somente precisam de imprimir a negro.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.