Análise HP Neverstop Laser MFP 1201n

Análise HP Neverstop Laser MFP 1201n

15 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

O titulo deste artigo revela do que vemos falar, e é a nossa análise um pouco mais detalhada da HP Neverstop Laser MFP 1201n, uma impressora laser monocromática all-in-one para uso doméstico, ou mesmo para pequenos escritórios. O seu grande destaque vai para o seu excelente custo por cópia/impressão, já que a impressora não precisa de qualquer cartuxo de toner, uma vez que pode ser "recarregada".

HP Neverstop Laser MFP 1201n

HP Neverstop Laser MFP 1201n

Sim, em vez de termos de comprar, e trocar, grandes cartuchos de toner, que geralmente são caros, quando a impressora fica sem toner, com a Neverstop, só precisa de enche uma bandeja dentro da máquina com um kit de substituição que contém aproximadamente 2.500 impressões, e num processo que leva demora apenas alguns segundos.

 

Outra boa vantagem, que é explicita no seu nome Neverstop, é que ao contrário das máquinas de cartuchos tradicionais que ficam fora de serviço até que o toner seja seja substituído, esta conta com um reservatório no seu interior que comporta toner suficiente para 5000 páginas. Quando metade desse toner é utilizado, um indicador no lado direito da máquina informa que está hora de adicionar outro kit de substituição, permitindo que continue a trabalhar.
Desde que não esgote as restantes 2500 copias, a impressora nunca ficará sem toner, e continuará a trabalhar normalmente. Ou seja, ela tem uma reserva de toner para 2500 páginas, que convém mesmo usar só como reserva.

Trata-se de uma impressora all-in-one compacta e leve, que como é óbvio permite digitalizações, cópias e impressão. O seu painel de controlo pode ser encontrado na parte superior do lado esquerdo, onde temos um botão power, um botão para copia, digitalização, e um botão para cancelar. Temos também um pequeno ecrã monocromático que não é sensível ao toque, mas que nos ajuda a percorrer os diversos menus da estrutura da impressora.

Apesar das inúmeras vantagens desta multifunções, existem alguns pontos menos positivos, e a começar pelo facto dela não possuir um ADF, ou seja, um alimentador automático para digitalizar, ou copiar, várias paginas de uma só vez, sem necessidade de fazer todo o processo manualmente. Outro ponto negativo é o duplex, ou a falta dele, para ser mais especifico. Se tivermos de imprimir uma, ou várias, folhas em frente e verso, teremos de virar o papel manualmente. Não é um defeito, mas sim uma característica que não está presente no equipamento, mas que é muito útil. e que permite poupar até 50% do papel gasto nas impressões/copias.

Ligação e velocidade de impressão

Também tem a falta de suporte à rede sem fio, embora seja possível ligar a 1201n à nossa rede através de um cabo ethernet, ou então liga-la a um único PC via uma porta USB. Qualquer que seja a escolha feita para ligar a impressora, descarregando a aplicação HP Smart, no sistema operativo, a sua instalação é feita de forma automática e sem necessidade de intervenção do utilizador. Que é realmente muito bom.

A HP classifica velocidade de impressão da 1201n com 14 páginas por minuto (ppm), que é algo lento para uma AIO a laser, mas não necessariamente para a tecnologia laser de nível básico. Ligada a um PC via USB, mandei imprimir um documento em Word com 20 páginas, e realmente demorou cerca de 2 minutos a completar a impressão (talvez um pouco mais). No entanto, reparei que a primeira página demora um pouco mais do que é normal a sair, e a partir da segunda página, a velocidade de impressão foi estável.

A sua qualidade de impressão é aquela que é esperada por numa impressora laser para uso doméstico. A qualidade de impressão de texto é realmente excelente, pequenos logos, cabeçalhos, e pequenos outros apontamentos saem com uma qualidade acima da média. No entanto, alguns gráficos de maior dimensão, ou outro tipo de imagem a qualidade não é tão nítida, mas é algo frequente neste tipo de produto.

Veredicto final

A Neverstop Laser MFP 1201n não é perfeita, e estaria a mentir se fizesse essa afirmação, mas nem todos os pequenos escritórios, ou utilizadores domésticos, exigem isso. O que precisam é uma óptima relação de qualidade e preço, e com um preço de cópia e/ou impressão baixo, e isso esta multifunções oferece, provavelmente o melhor do mercado. Estamos a falar de recargas que dão para 2500 páginas e que são vendidas em lotes de 2, ou seja 5000 páginas, por cerca de €35, e isso dá €0,007 por página impressa... menos de 1 cêntimo. Haverá melhor no mercado? Duvido, e estamos a falar de consumíveis originais.

Talvez a HP tenha economizado demais ao não incluir a impressão duplex e/ou um ADF, mas isso não é incomum na primeira iteração de uma impressora para uso doméstico.

Em termos gerais a multifunções cumpre com aquilo que promete, e certamente vai satisfazer a necessidades domésticas da grande maioria dos utilizadores que somente precisam de imprimir a negro.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.