Análise HP Envy Photo 6232

Análise HP Envy Photo 6232

17 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Como já deve ter percebido pelo titulo deste artigo, o assunto de hoje é sobre a análise à uma impressora da HP, a Envy Photo 6232. Trata-se de uma impressora para uso doméstico, e para aqueles que desejam ter uma impressora simples de usar que possa fornecer impressões de boa qualidade. Uma nota de grande destaque, e uma mais valia da Envy Photo 6232 é que ela faz parte das impressora que podem ser inscritas no programa HP Instant Ink.

Análise HP Envy Photo 6232

E já que estamos a falar no HP Instant Ink, vamos já abordar o tema dos consumíveis, é que a HP Envy Photo 6232 usa apenas dois cartuchos, um preto e um colorido (HP 303). Que apesar de existirem tinteiros de alta capacidade, a meu ver este é o ponto mais negativo destas impressora, mas que (felizmente) pode facilmente ser resolvido, com o HP Instant Ink, mas já explico melhor.

O tinteiro padrão conta com 4ml de tinta, enquanto o de alta capacidade (XL HP 303) conta com 10ml de tinta coloria ou de 12ml de tinta preta. Se o tinteiro de tinta preta está longe de ser um problema, o mesmo não se pode dizer do colorido. Não gosto de tinteiros coloridos "mistos", em que no mesmo tinteiro tenhamos todas as cores. Imagine que se acaba o azul, mas ainda tem muita tinta amarela ou magenta? Pois é isso mesmo, tem de comprar um novo tinteiro colorido e o que resta da tinta que ainda tem, vai para o "lixo".

Mas tal como tinha informado no inicio deste artigo, a Envy Photo 6232 faz parte das impressoras que têm acesso ao programa HP Instant Ink. E se não sabe o que isso é, então fique a saber que é um plano de impressão mensal que o utilizador paga o número de páginas que imprime e não pela quantidade de tinteiros que utiliza. Ser imprime até 15 páginas por mês, tenho uma excelente noticia para si, é de borla, e nunca mais se preocupa com os tinteiros que lhe são enviados gratuitamente. Mas este artigo é sobre a análise da impressora, e não do serviço, se precisar de mais detalhes sobre ele, aceda aqui.

Design

Esta é uma impressora bem projectada que consegue compactar um conjunto impressionante de recursos em um chassi compacto. Além da impressora, que faz impressão automática em frente e verso (duplex), scanner, a Envy Photo 6232 também inclui uma bandeja de 125 folhas, uma bandeja dedicada para 15 folhas de papel fotográfico 6x4, e uma bandeja de saída para 25 folhas.

Há conectividade USB e Wi-Fi com suporte para os dispositivos Apple AirPrint para iOS, enquanto os utilizadores do Android podem utilizar a aplicação ePrint, da HP, nos seus telefones e tablets.

Qualidade e Velocidade de impressão

A velocidade de impressão é boa. Nos meus teste a velocidade verificou-se como muito aceitável, e a HP anuncia que ela pode imprimir até 12 páginas por minuto (ppm) em documentos normais, e 10 ppm para documentos mistos, que contem com cores e/ou imagens. Para uma impressora doméstica posso-vos dizer que tem uma velocidade de impressão muito interessante.

No entanto, esta não é uma impressora HP Envy económica, mas sim uma impressora focada nas fotografias que visa fornecer muito mais retorno para o seu investimento. Os documentos são "OK" e as impressões de fotos são interessantes, mas não mais do que isso. Não estamos perante uma impressora profissional para fotografia, mas esperava um pouco mais de uma impressora "dedicada" a fotografia. O contraste às vezes aparenta ser um pouco pesado e não corresponde aquilo que oferecem as impressoras fotográficas mais especializadas. Provavelmente porque essas impressoras usam cinco ou até seis tintas para melhorar os tons de pele, e outros detalhes subtis.

No entanto, não terá qualquer problema em imprimir selfies e/ou fotos de férias, mas se é um apaixonado por fotografia, e quer imprimir retratos de alta qualidade, ou fotos de paisagens, acho que terá de procurar uma alternativa com mais qualidade.

Veredicto Final

É HP Envy Photo 6232 é uma impressora que não irá desapontar o utilizador ocasional. A impressão de documentos é muito boa, com uma qualidade muito interessante, e a velocidade de impressão é ajustada para o estilo de dispositivo. O Scanner é relativamente rápido e preciso, e cumpre perfeitamente com a sua função.

No entanto, a qualidade de impressão de fotografias deixa um pouco a desejar. Esperava um pouco mais da qualidade fotográfica da mesma. Não fica atrás de outras impressoras, do mesmo segmento, que estão no mercado, mas estamos a falar de uma impressora dedicada a fotografia, e da HP.

Outro ponto que não gostei, é o facto dela possuir um único tinteiro para as cores. O mercado pede tinteiros individuais para não haver desperdícios. No meu estilo de uso, facilmente acabo com a cor magenta, e fico com o tinteiro com mais de metade no azul, daí achar que a solução arranjada pela HP não é a melhor. Felizmente existe Instant Ink que faz com que este detalhe se torne insignificante. Mas nem todos estão (ainda) dispostos a optar por essa solução.

Se quer uma impressora para imprimir documentos/trabalhos escolares, imprimir uma fotografias ocasionais, e para digitalização, então é a escolha certa.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.