Análise HP E27d G4: Mais do que um simples monitor de 27 polegadas

Análise HP E27d G4: Mais do que um simples monitor de 27 polegadas

14 Fevereiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Conforme pode ter percebido pelo titulo deste artigo, ele é dedicada à nossa análise ao HP E27d G4, um monitor com 27 polegadas, que é voltado, principalmente, para utilizadores profissionais, que querem aumentar e/ou melhorar a sua produtividade.

Este monitor da HP, conta com um relação de aspeto de 16:9, e tem um painel de 27 polegadas com uma resolução QuadHD, com 2560 × 1440 pixeis, brilho de 300 nits, uma taxa de contraste de 1000: 1 e um tempo de resposta de 16 ms. A sua taxa de refrescamento situa-se nos 75Hz e possui ângulos de visão de 178°.

Análise HP E27d G4

Este é o primeiro ecrã de 27 polegadas com este formato que estou a testar, mas acho realmente interessante por contar com uma resolução QuadHD a 60fps, e isso é algo importante para quem precisa dos mesmos para o seu dia-a-dia.

Para testar este E27d G4 deixei de utilizar os meus 2 ecrãs de 21 polegadas, e este ainda consegue ter uma área de trabalho maior, mesmo se combinado os outros 2. Isto acontece porque este ecrã consegue fazer a resolução 2560 × 1440 pixeis, e com 2 ecrãs os 2 ecrãs de 21 polegadas tenho 2 áreas com 1920 x 1080 pixeis.

Em relação à conectividade, temos 1 Porta USB Type-C (DisplayPort 1.4, fornecimento de energia até 100 W), 1 Porta USB Type-C (downstream); 4 Portas USB 3.0 (downstream, carregamento rápido de 7,5 W), 1 Porta USB Type-C (DisplayPort 1.2, fornecimento de energia até 100 W).

Um ponto muito interessante neste ecrã, é o facto dele possuir um suporte que permite o ajuste, quer da altura, como da sua inclinação, que é algo muito interessante, já que permite que seja adaptado a cada circunstancia, sem necessidade de recorrer a utensílios externos.

Em termos de design, o ecrã é totalmente negro, com as margens esquerda, direita e superior, praticamente inexistentes, e a margem inferior conta com sensivelmente 1,5cm, que faz com que quase todo ele seja ecrã. Na parte traseira temos uma porta USB e uma porta USB do tipo C, e todo o resto está na parte de baixo do ecrã. Todas as portas do mesmo são de fácil acesso.

Em termos de qualidade de imagem, realmente todo ele é excelente, as cores são soberbas e cria uma envolvência com o utilizador, que não é possível obter, por exemplo, por quem como eu usa habitualmente 2 monitores. A sua utilização para multtasking é excelente já que facilmente conseguimos ter abertas 2 janelas a ser trabalhadas em simultâneo, que é realmente muito útil.

Utilizei alguns jogos só para o testar, e pareceu-me tudo muito fluido e sem problemas de maior, no entanto, provavelmente para os gamers, este talvez não seja o melhor monitor. Isto porque tanto os seus 16ms de tempo de resposta, como os seus 75Hz, deverão ser insuficientes para si. Os monitores para jogos já estão habitualmente nos 1ms, e nos 140Hz.

De um modo geral, este é um ecrã que satisfaz em 100% as minhas necessidades, e não consigo encontrar defeitos no mesmo, para que vos posso revelar. Utilizei o mesmo durante cerca de 2 semanas, e sempre durante mais de 11 horas por dia, como tal, as conclusões dificilmente mudarão com o passar do tempo.

Muito mais que um simples monitor

Tal como já tinha revelado, este monitor conta com muitos recursos. Primeiro, na parte superior temos uma webcam 1080p e microfones duplos, que podem ser usados ​​para videoconferência ou para fazer login com a tecnologia de reconhecimento facial. Eles estão embutidos num pequeno mecanismo que pode ser escondido quando não está a ser usado, e algo verdadeiramente útil para todos aqueles que têm por habito tapar a câmara para proteger a sua privacidade.

E apesar de não contar com qualquer altifalante embutido, ele fornece um conector de áudio de 3,5 mm. No entanto, o que para mim é mais interessante, são os seu recursos integrados de dock, e conectividade. Ou seja, não precisa de comprar separadamente um dock, e isso é realmente muito interessante, já que por exemplo, permite que ligue um portátil através da sua porta USB-C, e tenha tudo o que precisa ligado ao próprio monitor (como teclado, rato, colunas, etc. Muito bom.

Este monitor inclui interfaces HDMI e DisplayPort, para que possa ligar qualquer PC que tenha os seus próprios conectores HDMI ou DisplayPort... ou seja, se o seu dispositivo ainda utiliza a porta VGA, não pode ligar neste monitor, pelo menos de forma direta.

Também fiquei satisfeito ao descobrir que este ecrã é capaz de detetar qual a entrada de vídeo está a ser utilizada, e seleciona automaticamente a entrada correta quando mudamos o cabo. Há também uma segunda interface DisplayPort que fornece saída para um segundo monitor externo, e isso é outro recurso que pode ser útil para muitos utilizadores, inclusive para mim que gosto, e preciso, de usar 2 monitores.

No entanto, usar o DisplayPort, ou o HDMI, para entrada de vídeo só permite que o E27d G4 opere no 'modo de monitor' básico, sem a capacidade de usar o dock integrado, então realmente precisa de ligar o seu PC através da porta USB-C se quiser tirar todo o proveito deste monitor. E talvez seja por isso que ele conta com dois conectores USB-C. O primeiro deles é usado para ligar o PC, e fornece entrada de vídeo para o monitor, e saída de energia de 100 W para carregar um laptop. O uso desta porta USB-C permite que o monitor funcione no 'modo dock', fornecendo energia, e dados, para todas as portas e interfaces incluídas no dock integrado. Isso inclui quatro portas USB 3.1 convencionais e uma segunda porta USB-C que pode ser usada para carregar um smartphone, ou ligar dispositivos, como um disco rígido externo. Também há uma porta Ethernet RJ-45 para quem usa a rede com fio.

O E27d G4 não é o melhor monitor que já teste, mas como a HP sugere, e bem, este é uma excelente opção para quem precisa de um ecrã de 27 polegadas, de alta qualidade, para trabalhar em casa ou no escritório.

A verdade é que o seu preço é um pouco mais alto do que os monitores de 27 polegadas que temos no mercado, já que custa cerca de €500, mas os recursos de encaixe integrados (um dock integrado) serão úteis para laptops com conectividade limitada, além de ajudar a economizar espaço valioso na nossa mesa de trabalho, seja em casa ou no escritório.

A nossa nota para este monitor é:

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.