Análise Garmin Forerunner 245 Music: O companheiro perfeito para as suas corridas

Análise Garmin Forerunner 245 Music: O companheiro perfeito para as suas corridas

9 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Como devem ter percebido pelo titulo deste artigo, este artigo é dedicado ao Garmin Forerunner 245 Music, um smartwatch dedicado a corredores ou ciclistas. Ele tem as funções básicas de um relógio desportivo com vários outros recursos agradáveis.

Como muitas pessoas ouvem música durante uma corrida, a música é uma adição bem-vinda a este equipamento. Com ele também podemos usar o Garmin Coach para concluir diversas metas seleccionadas pelo utilizador.

Análise Garmin Forerunner 245 Music

Design e Hardware

E porque não gosto muito de disfarçar diversas situações, de forma simples e directa, o design do Garmin Forerunner 245 está longe de ser o mais "bonito" que o mercado oferece. Para quem já conhecia o ForeRunner 235, compara-lo com o 245, é a coisa mais simples do mundo, já que realmente não há grandes melhorias em termos de design. O material utilizado na construção do 245 parece ser de uma qualidade inferior, o que só por si já é uma decepção. O relógio também conta apenas com a possibilidade de ter uma caixa preta, ou branca, com o mesmo tamanho da versão anterior. A versão que eu utilizei é a versão preta.

O seu ecrã ligeiramente mais pequeno e com uma resolução mais alta, obriga o relógio a ser um pouco mais espesso, o que faz com que se pareça mais com um relógio desportivo. O tamanho é o indicado, e para mim é extremamente confortável.

Garmin Forerunner 245 Music

Embora as funções deste relógio sejam excelentes, infelizmente o design em si não é dos melhores. Mas é isso que quem compra um relógio deste estilo precisa? Eu acho que não, logo o facto dele não ser o mais bonito, para mim é quase insignificante.

A sua pulseira é facilmente substituível, que no meu ponto de vista é realmente excelente. O material da pulseira também é muito bom, resistente e não se suja muito facilmente. A meu ver este é um dos melhores pontos do hardware do Forerunner 245, já que o material é muito adequado, e faz muito bem o seu propósito, que é de manter o relógio no seu lugar.

O ecrã, que é a parte mais importante do relógio, pode ser ajustada e configurada conforme desejado. A resolução é excelente e é fácil de ler em todos os tipos de iluminação. Existem muitas cores e configurações de ecrã diferentes. No geral, o ecrã em si é de alta qualidade, e não me parece que se risque facilmente.... em mais de 2 meses de testes, está como novo, que é óptimo.

A luz de fundo pode ser ligada e desligada manual ou automaticamente, dependendo da preferência de quem o usa. Eu pessoalmente optei por usar a iluminação manual, e isso permite poupar um pouco de bateria.

O relógio possui cinco botões, que indicam o que eles fazem enquanto se trabalha com eles. Rapidamente aprendemos a função de cada um desses botões, já que o ecrã deste smartwatch não é touch, e tudo o que fazemos como ele é através destes botões.

Interface

Tal como já tinha informado antes, o ecrã do Forerunner 245 Music não é touch, e como tal temos de utilizar os seus cinco botões para funcionar com o relógio. Com eles conseguimos navegar facilmente pelos recursos do relógio. Como esses botões são mecânicos, não é fácil de os pressionar acidentalmente, que é bom para quem o utiliza para desporto.

Existem três botões à esquerda e dois à direita. Esses botões são rotulados para facilitar a visualização de quais são as funções.

  • Superior do lado esquerdo - Este botão liga e desliga a luz. Se o botão for pressionado continuamente entramos no menu principal para o ligar ao telefone, sincronizar a aplicação, usar o cronometro, etc.
  • Central do lado esquerdo - Quando esse botão é pressionado continuamente, é usado para rolar e entrar no menu de configurações. Se pressionar rapidamente, entra no histórico das suas actividades.
  • Baixo do lado esquerdo - Este botão é usado para rolar e entrar no menu de música. Ficando a pressionar permitirá que vejamos o histórico de actividades, agenda etc.
  • Superior do lado direito - Este botão serve para aceder aos diferentes menus e para iniciar / parar actividades
  • Inferior do lado direito  - Este é o botão voltar, ou para dividir o tempo durante as actividades

Software e ligação

A primeira coisa que necessitamos de fazer se queremos ter acesso às actividades realizadas no Forerunner 245 Music, é descarregar a aplicação Garmin Connect, no nosso smartphone. Outra opção é ligar o relógio ao computador e usar o aplicação online para descarregar o Garmin Connect. Eu pessoalmente opto por usar o smartphone em 90% das vezes, mas tudo fica sincronizado com o PC.

Depois de entrar na aplicação, verá uma análise completa de cada actividade. Essa análise também pode ser visualizada no relógio, mas a aplicação fornece muito mais detalhes, e gráficos.

Alem disso, depois de sincronizado com o Garmin Connect, este faz um sincronização com outras aplicações muito populares, como o famoso Strava, ou até mesmo o Apple Health.

E como deve imaginar, os dados das actividades são sincronizados automaticamente através do Bluetooth assim que são ligados ao seu telefone. Outra grande novidade é que o 245 também se liga através do WiFi, o que torna a sincronização mais rápida e suave.

Outro ponto que para mim foi muito importante, é o facto de existir a opção de escolher se temos, ou não, o relógio sempre ligado ao smartphone. E aqui mais uma vez optei por escolher não estar sempre ligado, para mais um vez economizar a bateria. No entanto caso queira, pode ter sempre ligado, e isso permite que enquanto estiverem ligados poderá consultar mensagens, que está a ligar, ou até mesmo consultar o tempo no relógio.

Bateria

Chegou a parte de falar da autonomia do equipamento, um ponto amplamente falado anteriormente. Mas fique a saber que o GPS, a frequência cardíaca, e a cadência deste equipamento são muito precisos, e como tal esperava que tivesse que desactivar muitas funções para economizar bateria... que se veio a revelar um dos melhores pontos deste relógio.

Basicamente, a duração da bateria é realmente muito boa . O relógio permanece em funcionamento por até 24 horas enquanto estiver no modo GPS e a monitorizar a nossa frequência cardíaca. Que é algo verdadeiramente incrível. Consegui usar o relógio durante uma semana (sim 7 dias) em que nesses dias fiz 4 corridas na rua (dia sim dia não) e ainda continuava com muita bateria. Parece bem? Então fique a saber que nessas corridas, estava sempre a ouvir musica, e só ao 7º dia (na 4ª corrida), o relógio me deu a indicação de bateria fraca.

E já que estamos a falar de musica no relógio, esta é uma das características chave deste equipamento. Permite que descarreguemos as nossas musicas (eu usei o Spotify) para o relógio, e não precisemos de levar um MP3, um smartphone, ou qualquer outro dispositivo com as musicas. A Gamin fala numa autonomia de até 500 musicas.

Veredicto final

Tal como já informei anteriormente, estive mais de 2 meses a testar este equipamento e gostei muito do mesmo. O ponto menos positivo é mesmo o seu design, que de todo não me agrada, mas esse mesmo design parece-se ajustar perfeitamente para aqui que foi desenhado.

A autonomia é excelente, as suas funcionalidade são as esperadas, e possibilidade de trocar facilmente as pulseiras, é realmente um ponto muito positivo. Depois o facto de podermos ligar o Forerunner 245 Music ao Garmin Connect oferece valor que só quem pratica desporto com alguma regularidade, sabe que tem (não é o meu caso). Se for um amante do atletismo, sabe que poder controlar todo os detalhes de um treino, é algo verdadeiramente valioso, e é isso que a Garmin tem para oferecer, que outros equipamentos do mercado não têm.

E se está a pensar preparar-se para uma maratona, meia Maratona, ou tem outro objectivo especifico, o Garmin Coach vai ser o seu treinador "virtual" que vai adorar.

Como tal, não tenho qualquer duvida em classificar o Forerunner 245 Music, como um excelente equipamento.

Pode obter outras informações sobre o produto aqui.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.