Análise Energy Sistem Home Speaker 8 Lounge

Análise Energy Sistem Home Speaker 8 Lounge

19 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

A Energy Sistem é uma empresa espanhola muito conhecida por fabricar dispositivos de som acessíveis. Entre esses dispositivos temos a Home Speaker 8 Lounge, uma coluna Bluetooth que se adapta a qualquer sala. Tivemos a oportunidade de colocar as nossas mãos nesta coluna, como não podia deixar de ser, fizemos a nossa análise.

Em termos de design é uma coluna "simples" construida em madeira, e sem grandes detalhes. No entanto ela vem com duas grelhas frontais de cor diferentes, uma preta e uma bordô, para que possa escolher o que melhor se adapta ao local onde a vai instalar.

Home Speaker 8 Lounge

A coluna é alimentada por um transformador que vem incluído na embalagem, sim, não é um cabo de alimentação directa à corrente eléctrica, mas sim um transformador com 18V e 2A.

Na parte superior da coluna temos os "botões" tacteis para que possamos controlar a mesma. Os botões, se assim os podemos chamar, são retro-iluminados, e dão um toque premium a este produto. Quando ligada, em utilização, esses botões acendem-se, e quando a desliga-mos, os botões apagam-se. Algo que me agrada bastante, são estes pequenos detalhes que marcam a diferença.

Som e comando

Trata-se de um sistema que conta com 5 colunas e que o seu conjunto forma um sistema de som 2.1 com 60W. Temos presente um subwoofer de 5 polegadas, com 20W, 2 altifalantes de médio porte com 2,75 polegadas e com 15W, e para terminar temos 2 tweeters de 1 polegada com 5W.

Home Speaker 8 Lounge

O seu som não é demasiado alto, e a Energy Sistem parece ter-se preocupado mais com a qualidade de som, do que com o volume que ela transmite. Ainda assim são 60W, e para aqueles que querem utilizar esta coluna de som como uma soundbar, parece-me uma excelente solução.

Os graves estão presentes, apesar de não ser de uma forma tão vincada, pois estamos perante um subwoofer de 5 polegadas, e não consegue fazer milagres. Mas ainda assim estão bem presentes. Em termos de médios, eles estão lá todos, tal como os agudos, e com uma qualidade realmente muito interessante.

Quer seja para usar num quarto, ou na sala, esta é uma coluna muito versátil, e em termos de som confesso que conseguiu superar um pouco as minhas expectativas, não tanto pelo volume em si, mas pela qualidade do som.

O seu equalizador funciona muito bem, e vai satisfazer a necessidade da grande maioria dos utilizadores.

O comando que é disponibilizado com o sistema, é um comando simples, mas que conta com todas as funções necessárias. Desde mudar a fonte de transmissão, ligar/desligar a coluna, volume, próxima musica, musica anterior, etc... está tudo lá presente. Ou seja, é possível controlar totalmente a Home Speaker 8 Lounge sem tocar na coluna em si, que é realmente muito interessante, já que a pode colocar em qualquer local menos acessível, que não perde o controlo da mesma.

Ligações

Tal como já tinha referido acima, trata-se de uma coluna Bluetooth (Bluetooth 4.1 classe II), e praticamente todos os meus testes foram realizados sob essa tecnologia. Durante os mesmos usei a grande maioria do tempo como um sistema de som de auxilio a uma TV, e sempre ligado via Bluetooth, que se diga de passagem, funcionou sem qualquer problema, sem atrasos ou interferências. A sua ligação foi a mais simples que podem imaginar, mais simples do que emparelhar a um smartphone.

No entanto, a Home Speaker 8 Lounge não está limitada à ligação Bluetooth, já que temos presente a ligação optica, ligação para cartão MicroSD, com o máximo de 128GB, ligação USB para ligar por exemplo uma PEN ou um disco externo, e ainda a famosa entrada Aux.

Home Speaker 8 Lounge

Para os utilizadores de smartphones Android, poderão ainda instalar a aplicação da Energy Sistem, que se chama My Music. Essa aplicação, não obrigatória, permite tirar o máximo partido dos seus dispositivos de áudio da empresa, equalizando, ou personalizando, o som ao seu gosto. No entanto, após ter usado a mesma durante algumas horas, achei que a mesma era totalmente desnecessária, já que a gestão, quer do sistema Android, quer das aplicações, satisfazem todas as necessidades, e provavelmente de uma forma mais eficiente. Utilizei a mesma com o Youtube e com o Spotify, e acho que a sua utilidade era quase nula... provavelmente para smartphones com uma versão mais antiga do sistema operativo Android, possa fazer falta.

Outros pontos de destaque

A Home Speaker 8 Lounge conta com Rádio FM e já tem uma antena integrada. Ele tem uma função de pesquisa avançada que guarda automaticamente as 50 frequências que possa eventualmente mais gostar.

A Energy Sistem oferece 36 meses de garantia contra defeitos. Isso demonstra bem a confiança da empresa no seu produto. Se para muitos, esses 36 meses pode não significar muito, a verdade é que são 3 anos... mais um do que a obriga a constituição Portuguesa, e é algo que habitualmente é possível obter mediamente pagamento, e aqui a empresa oferece.

Veredicto final Energy Sistem Home Speaker 8 Lounge

Esta Home Speaker 8 Lounge está a ser vendida por cerca de €100, e cumpre perfeitamente com tudo aquilo que promete. O seu som é muito interessante, e trata-se de uma coluna muito versátil, já que tem praticamente todas as ligações que são necessárias para um sistema de som deste género.

Quer seja para usar no quarto, sala ou no escritório, este sistema adapta-se muito bem a todas as situações, e não consigo visualizar qualquer defeito na mesma.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.