Análise Dreams: Um exclusivo PlayStation 4

24 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Após o excelente LittleBigPlanet, aparece o Dreams, da Media Molecule, um jogo que é exclusivo da Playstation 4, que eu prefiro tratar como uma ferramenta, que ao principio é estranha, mas rapidamente se torna cativante. E tal como afirmei, para mim é mesmo uma ferramenta poderosa para os criativos, e intuitiva o suficiente para aqueles menos inclinados artisticamente. É um fluxo interminável de pensamentos, e arte consciente, que é simultaneamente esmagador e emocionante.

Análise Dreams: Muito mais do que um simples jogo

Vamos dedicar algum tempo para nos focar naquilo que é o Dreams, e como ele se apresenta. Após uma breve série de tutoriais que familiarizarão o jogador com alguns controlos básicos, e depois de escolher uma criaturinha fofinha que funciona como um cursor do mouse, o jogador poderá escolher entre os dois modos de jogo: Dream Surfing ou Modelagem de Sonhos.

Dream Surfing é o portal através do qual pode explorar, e experimentar, projectos criados por membros da comunidade, ou da própria Media Molecule. É uma colecção de jogos, galerias de arte e filmes que pode reproduzir ou explorar em busca de lazer ou inspiração.

O Dream Shaping concederá acesso a um poderoso mecanismo de criação para tudo, desde jogos, músicas, animações, activos e muito mais. É também uma plataforma na qual os criadores podem partilhar os seus esforços. Na verdade, criar algo no Dreams é mais intuitivo do que tem o direito de ser, considerando a enormidade do que é possível.

Dreams

As experiências criadas pela Media Molecule, como o Art's Dream, mostram quão alto é o limite do potencial de Dreams. Ele dura cerca de duas horas, apresenta dobragem de boa qualidade, números musicais, e inclui segmentos de jogabilidade de uma variedade impressionante de géneros.

Num momento, está a jogar um simulador de caminhada, no próximo, um jogo de tiros com rolagem lateral ou um jogo de plataformas em 3D.

Mas o conteúdo gerado pelo utilizador é a verdadeira força vital do Dreams. A criatividade da comunidade mostrada no hub do Dream Surfing já é impressionante.

De simples exibições de activos, a recriações fiéis de jogos icónicos como Metal Gear Solid, Dark Souls ou Crash Bandicoot, e mais serão adicionados todos os dias, e ideias são refinadas e ampliadas constantemente.

Joguei dezenas de jogos criados pela comunidade no Dreams, mas o meu favorito é incrivelmente simples. Cow Runner é um jogo de botão único no qual o jogador "conduz" uma vaca com uma bomba presa às costas num pequeno percurso. Ao tocar em X, o jogador conduz um pouco para a esquerda e explode se tocar nas laterais.

Claro, esse não é um conceito original, ou único, mas é realmente muito divertido, e existe até um tipo de sistema de progressão desonesto que incentiva a cada vez mais repetições.

É aqui que eu acho que o Dreams é mais forte: permitir a implementação, e a execução de jogos que de outra forma não teriam sido feitos, ou simplesmente como uma forma de flexionar algum músculo criativo. Não é perfeito, no entanto. Embora seja certamente possível recriar um nível clássico de Super Mario, ou até mesmo um jogo inteiro da Nintendo, o problema é que ele nunca parece real.

Criações em Dreams parecem uma capa de alta qualidade de uma música, ou um cosplay realmente bem pensado e executado. É uma imitação impressionante, mas nunca será igual ao original. Há também um aspecto inevitável do jogo, que é difícil de negar, que é que simplesmente não é para todos, ou talvez para a maioria das pessoas. A menos que realmente goste do lado criativo das coisas, ou a menos que realmente goste de jogos indie experimentais, não consigo pensar numa boa razão para não assistir uma, ou mais, compilações do YouTube das melhores criações do Dreams. Se é esse tipo de pessoa, então o Dreams provavelmente será o seu novo destino, e algo que o manterá ocupado nos próximos anos. Mas se é como eu, é um jogo que irá surpreendê-lo inicialmente, mas não o manterá ocupado durante muito tempo.

Dito isto, devido à própria natureza da coisa, é perfeitamente possível que experiências de jogo completas e totalmente realizadas deverão surgir no Dreams, que rivalizarão com os lançamentos de jogos tradicionais. Eu acredito que é provável que isso aconteça.Todo problema que tenho com o jogo pode ser superado à medida que a comunidade, e o próprio jogo, evoluam com o passar do tempo, e à medida que o Media Molecule expanda a sua ideia.

Dreams

O Dreams é um poço quase sem fundo de conteúdo criado pelo utilizador, e já existem algumas jóias entre as criações disponíveis, mesmo que elas nunca se sintam como jogos AAA de grande orçamento. E tal como informei antes, este jogo não é para todos, mas para um tipo muito especifico de pessoas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.