Análise Devolo Magic 2 WiFi: Quando a distância deixa de ser um problema
6 Abril, 2019 1 Por Joel PintoO Devolo Magic 2 WiFi é a mais recente série de adaptadores da empresa Alemã, que já vendeu mais de 40 milhões de unidades, e que permite usar as linhas de energia eléctrica que temos em nossas casas, para a transmissão de dados. Estes dispositivos são particularmente úteis em grandes edifícios com paredes grossas, onde o WiFi pode ter dificuldades em chegar a todo o lado, ou simplesmente para uso doméstico para fazer chegar o sinal de internet (com ou sem fios) a uma zona da casa onde habitualmente temos dificuldade.
A ideia é que uma rede de linhas de energia forneça a estabilidade da rede com fio sem a necessidade de passar cabos de rede em toda a sua casa. Embora, no passado, as velocidades das linhas eléctricas não pudessem ser comparadas às dos cabos Ethernet, as melhorias no padrão de linha de energia HomePlug – a tecnologia que transmite dados de rede através de linhas de energia – aumentaram gradualmente as velocidades para que se tornem cada vez mais comparáveis com as redes com fio, e mais rápidas que o WiFi.
No entanto, o padrão HomePlug ja tem alguns anos, e como tudo na tecnologia, com o passar do tempo “passa à história” e essa foi a principal razão pela qual a Devolo lançou o Magic 2. Ele usa um novo padrão – G.hn – que promete velocidades muito mais rápidas. Na verdade, a Devolo afirma que o Magic 2 pode atingir velocidades de até 2.400Mbps, um grande salto em relação à sua última geração Devolo dLAN 1200+ , que prometia ser capaz de chegar aos 1.200Mbps (na teoria).
Deve-se notar que estas são velocidades teóricas máximas, as quais provavelmente não chegará a usufruir, mas isso não significa que não vá desfrutar de uma ligação mais rápida e confiável do que o WiFi, especialmente em espaços maiores.
Análise Devolo Magic 2 WiFi: Design
Embora a tecnologia no interior do Devolo Magic 2 WiFi seja revolucionária, o design exterior das unidades é muito idêntico ao dos adaptadores anteriores da Devolo, e muito provavelmente porque em equipa que ganha, não se mexe.
Também não consigo perceber onde podia ser melhorado, pois estamos a falar de uma unidade rectangular de plástico branco, com uma tomada eléctrica na parte de cima.
Nos kits Starter e Network, obtemos uma unidade com uma única porta LAN Gigabit e, em seguida, duas unidades adicionais com duas portas LAN Gigabit. A unidade com uma única porta LAN liga-se directamente ao router, enquanto as outras são usadas nas zonas para onde queremos levar a rede com e sem fio.
No meu caso em particular, as duas portas LAN em cada uma das unidades, são mais do que suficientes, uma vez que a grande maioria dos dispositivos são ligados por WiFi, mas se tem mais de 2 dispositivos que precisa de ligar via Ethernet poderá ligar uma das portas a um switch de rede para estender o número de portas.
Cada unidade também possui duas luzes LED, uma para o WiFi e outra para confirmar a ligação à rede do Magic 2. Estes LEDs acendem de cores diferentes, dependendo do estado da rede WiFi e da rede Magic 2, e podem ser desligados através do software devolo Cockpit, que é o mesmo software utilizado para gerir os adaptadores. Boa noticia, é que este software está disponível quer para Windows, macOS como para Linux.
Se preferir fazer a gestão do dispositivo a partir do smartphone, então basta descarregar a aplicação Home Network a partir da Google Play Store, para o sistema Android, ou na APP Store para o sistema iOS.
Análise Devolo Magic 2 WiFi: instalação e desempenho
A instalação do Devolo Magic 2 WiFi é realmente muito simples, embora possa parecer complicada no inicio. Isto porque o Devolo Magic 2 WiFi utiliza uma nova tecnologia que não é compatível com as versões anteriores das unidades Devolo, o que significa que se já utiliza outros dispositivos com a mesma função, tem de os substituir.
Podemos utilizar duas redes distintas com adaptadores distintos, mas isso não é recomendado e pode afectar negativamente as velocidades de ambas as unidades (eu mesmo testei isso). Basicamente, se não utiliza qualquer kit deste género, não precisa de se preocupar com rigorosamente nada. Basta ligar a unidade com uma única porta LAN Gigabit junto ao router de sua casa, ligar a outra (ou as outras) unidade na zona onde o wifi não chega, ou que chega em fracas condições, e começar a usar. Todo este processo, na primeira vez que os liguei, não demorou mais de 3 minutos, já a contar com a deslocação do router até às zonas onde liguei as outras duas unidades… ahh e não se esqueça de apontar a password das unidade Wifi, que está transcrito na parte traseira, para depois se conseguir ligar às redes sem fios (se o desejar).
No entanto, todo este processo necessita de ser feito na ordem correta, especialmente ao adicionar unidades adicionais, caso contrário, a rede fica confusa. Depois de devidamente configurado, a rede funciona muito bem, com os nossos dispositivos com, e sem, fio ligados à Internet sem problemas. O software Devolo Cockpit (que instalei para mudar o nome das redes e as respectivas passwords) encontrou quase instantaneamente as unidades Devolo Magic 2 WiFi, permitindo que eu monitoriza-se as taxas de transferência de dados e ajusta-se as definições para cada uma das unidade, e num ambientes muito amigável e intuitivo.
A partir daí, pudemos configurar a rede WiFi, com cada Devolo Magic 2 WiFi (exceto aquele com a única porta LAN, que se liga ao router). Tal como já referi atrás, podemos alterar o nome da rede WiFi, definir as passwords e activar uma rede de convidados. O melhor de tudo, o Devolo Magic 2 WiFi funciona como um router Mesh, o que significa que cada unidade transmite a mesma rede Wi-Fi, pelo que os seus dispositivos sem fios não necessitam de mudar de rede enquanto se desloca pelo local.
Em muitos aspectos, o Devolo Magic 2 WiFi funciona melhor do que outros sistemas Mesh. Geralmente, eles usam uma rede WiFi existente e a amplificam, o que por si não é nada mau, a menos que a rede WiFi original esteja com dificuldades para alcançar diversas zonas. Com o sistema Devolo Magic 2 WiFi, a rede viaja através das linhas de transmissão e, em seguida, é transmitida pela unidade como uma rede WiFi, pelo que obstáculos como paredes não serão garantidamente um problema.
Antes de começar a utilizar este novo sistema da Devolo que me foi enviado, estava a utilizar uma solução semelhante da TP-LINK (AV500), pelo que a partir daqui tenho dados para fazer as devidas comparações… apesar de ser “quase um crime” comparar os dois sistemas. Porque apesar de fazerem quase a mesma coisa… bem, o Ferrari e o Fiat Punto também fazem quase a mesma coisa, mas de forma totalmente diferente. Vocês percebem, onde quero chegar.
Então, como se comporta o Devolo Magic 2 WiFi? Vou ser muito sincero, não acreditava ser possível haver tantas diferenças. Ao passar do sistema da TP-LINK para este, assisti a uma melhoria significativa no desempenho. Na configuração antiga, tinha taxas de transferência de dados de ficheiro entre um PC que está num andar, com um NAS que está dois pisos abaixo, na ordem dos 6MB/s. A verdade é que com o Devolo Magic 2 WiFi essas velocidades subiram para cerca de 33MB/s. Transferir um ISO com 5,8GB do PC para o NAS, passou de 17 minutos (com o sistema antigo) para pouco mais de 3 minutos.
Embora tenha ficado contentes em ver essa melhoria de desempenho, ela ainda é menor do que as velocidades anunciadas, mas isso deve-se a diversos factores, entre eles a distância entre as unidades e as velocidades dos dispositivos que comunicavam entre si.
Para se ter a noção, o software Devolo Cockpit mostrava velocidades de cerca de 643MB/s entre a unidade onde está ligada ao PC e a unidade onde está ligado o NAS… isso significa que existe algo a “fazer ruído” na minha linha eléctrica que está a afectar negativamente a velocidade dos dispositivo. E ainda assim, com o AV500 que tinha instalado, nunca consegui obter velocidade acima dos 60~65MB/s.
Estes 643MB/s significam que a ligação entre dispositivos, apesar de não chegar aos 24000MB/s anunciados, é muito mais rápida que a grande maioria das redes com fios existentes nas habitações. Na grande maioria dos casos, mesmo em ligações com cabo de rede, a esta distancia, muito dificilmente se conseguiria uma ligação mais rápida que os 300MB/s. Fazer streaming de um filme em 4K com som surround 5.1 do PC uma smartTV, que está um piso abaixo, funcionou de forma brilhante e é algo que nunca tinha conseguido fazer.
Testado a velocidade de Internet no meu smartphone que, no 2º piso (com o router no piso zero), consegui velocidade do Wifi que nunca antes tinha conseguido nesta zona.
Na imagem que podemos ver acima, temos no lado esquerdo a velocidade de Internet obtida através do meu smartphone usando o antigo sistema. Há direita temos a velocidade que obtemos com o Devolo Magic 2 WiFi. Sistemas testados com 5 minutos de intervalo, com o mesmo smartphone e sempre na mesma posição. A diferença é abismal.
Nesta imagem, é a velocidade de Internet medida no PC que está 2 pisos acima do router (NOS com serviço de 200MB). No sistema antigo, já mais passei dos 65Mbps.
Análise Devolo Magic 2 WiFi: Veredicto Final
O Devolo Magic 2 WiFi é facilmente o melhor kit que já testei, com o novo padrão G.hn trazendo melhorias notáveis nas velocidades de rede. Se o Devolo Magic 2 WiFi é o ponto de partida para o novo padrão, então teremos um futuro muito prometedor.
Obviamente, e como não podia deixar de ser, é um sistema mais caro que o sistema que utilizava anteriormente, mas a qualidade tem um preço, que aqui se nota muito bem, e a meu ver se justifica. Outro ponto menos positivo é o facto desta nova tecnologia não ser compatível com as versões anteriores, o que significa que se tal como eu já tiver um sistema instalado, vai precisar de substituir todos os adaptadores existentes, o que não é barato. Outro ponto que também não acho que seja muito bom, é a documentação incluída na embalagem. Apesar de facilmente encontrarmos informação sobre tudo, na Internet, vir com um manual mais elaborado, com mais detalhes técnicos não seria mau. No entanto, a informação que contem, é mais do que suficiente para um utilizador inexperiente conseguir ligar devidamente o Devolo Magic 2 Wifi.
Pontos realmente muito positivos, é a sua instalação ser realmente muito mais fácil e conveniente do que os cabos Ethernet em toda a casa, e para a maioria das pessoas as velocidades oferecidas serão mais do que suficientes para tudo o que queiram/possam fazer.
Outro ponto muito positivo é a aplicação devolo Cockpit, com esta aplicação tão intuitiva podemos gerir todos os pormenores da nossa rede com e sem fios. Não é preciso ser conhecedor de detalhes técnicos para configurar uma rede, e isso é algo que merece ser destacado, e uma mais valia para os utilizadores com menos conhecimentos.
No geral, estou realmente muito impressionado com o kit Devolo Magic 2 WiFi, e até surgir algum kit que consiga superar a qualidade deste, este vai ser o kit que vou sugerir a todos aqueles que me questionarem sobre um sistema do género.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
Sobre o autor
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.
As diferenças são mesmo impressionantes… Boa malha!