Análise AOC AGON AG325QZN: Quem diz que um bom monitor gaming tem de ser caro?
15 Agosto, 2023O mercado de monitores para jogos está recheado de soluções, e muitas vezes é difícil encontrar a melhor relação de qualidade e preço. Existem monitores caros que são realmente bons, depois existem uns mais “baratinhos” que nem sempre cumprem com aquilo que prometem e depois existem alternativas como o AOC AGON AG325QZN.
E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é dedicada à nossa análise a esse monitor. Se satisfaz ou não as suas necessidades, terá de tentar perceber pelo que aqui vamos revelar. Contudo fique já a saber que este AG325QZN oferece um grande ecrã e desempenho de jogo de ponta a um preço mais razoável. Os monitores QuadHD de 240Hz habitualmente custam pelo menos o dobro, mas usam painéis OLED em vez do tipo VA que está presente neste modelo.
O AOC AGON AG325QZN parece ser o mais maduro dos monitores AGON que já testei. O monitor tem um acabamento preto fosco com detalhes discretos em vermelho, para que não pareça tão agressivo como os seus antecessores. O ecrã praticamente não possui molduras em três lados, mas ainda obtém algumas bordas internas.
É maior do que a maioria de nós está habituado a utilizar, portanto, considerar quanto espaço ocupa na mesa, é algo que tem de ser pensado. O dispositivo tem 71 centímetros de largura e quase 27 centímetros de profundidade, então pode não caber numa secretária pequena se tiver periféricos grandes. Não é o monitor de 31,5 polegadas mais pesado do mercado, mas ainda assim será necessário um cuidado extra para o configurar.
A sua qualidade de construção não dececiona, mesmo estando na faixa de preço mais baixa da linha de produtos AGON. A carcaça principal está livre de sinais de fraqueza ou defeitos cosméticos, e o monitor ainda parece uma variante premium quando o segura. O suporte incluído é firme e estável, mas há uma leve oscilação se tocar no mesmo, mas isso deve-se à sua grande dimensão.
O AOC AGON AG325QZN possui um joystick OSD na parte traseira para facilitar o acesso aos seus recursos, que está totalmente em Português. Ele está localizado na parte de trás, perto do lado direito do ecrã, então precisa de se inclinar um pouco para ter acesso ao mesmo. Um pequeno comando seria útil, pois o monitor é grande o suficiente para jogar no sofá, mas não é tão necessário, pois certamente aumentaria o seu preço.
O suporte incluído com o AG325QZN oferece ajustes de inclinação, rotação, pivô e altura para a sua conveniência. É raro ver um monitor desta faixa de preço com uma ergonomia completa, então isso é uma grande vantagem. Pode usar montagens VESA, mas só é necessário para situações únicas, como quando o utilizador tem vários ecrãs na sua configuração.
Também gostamos que a AOC não tenha economizado no layout de conectividade para este modelo. Ele inclui duas slots para DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0, juntamente com quatro portas USB 3.2 e um conector de 3,5 mm. Infelizmente ele não possui qualquer porta USB-C, o que o tornaria mais flexível.
Alem disso, este AG325QZN não possui altifalantes, por isso é bom que tenha um bom parte de ouvidos, ou algumas colunas adicionais. No entanto, todos sabem que monitores grandes e imersivos, como este, necessitam de um som sólido e focado, que geralmente está ausente em conjuntos integrados.
O AOC AGON AG325QZN possui um painel VA de 31,5 polegadas com resolução de 2560 x 1440, taxa de refrescamento de 240Hz e tempo de resposta de 0,5ms. A luz de fundo tem uma saída de 400 cd/m2, enquanto o contraste é listado em 3000:1, como a maioria dos painéis VA. Este modelo possui certificação HDR 400, mas a sua falta de escurecimento local significa que ele pode oferecer desempenho limitado a esse respeito.
Obviamente, não é tão nítido como as variantes mais comuns de 27 polegadas, mas tudo bem, pois ainda possui uma contagem de pixeis significativamente alta. Os jogos ainda parecerão nítidos e detalhados em comparação com qualquer monitor 1080p, e ainda precisará de mais potência de GPU para chegar aos 240FPS. A visibilidade, e a legibilidade, por outro lado, são excelentes, portanto não precisará de depender do dimensionamento para navegar ou trabalhar.
Este AG325QZN cobre 99% sRGB e 86% DCI-P3 para ótimas cores em jogos e filmes. Não é totalmente preciso, com uma média deltaE de 2,77, mas usar o modo sRGB reduzirá essa pontuação para 1,31. A desvantagem é que o seu brilho ficará “preso”, mas pelo menos é utilizável para criação de conteúdo sem calibração.
O uso de um colorímetro melhorou a pontuação do AG325QZN para 1,07, o que é excelente para uma variedade de jogo acessível. A desvantagem é que precisará de comprar o gadget para obter resultados semelhantes, pois copiar configurações, ou perfis ICC, não garante isso. Cada painel tem características variadas, portanto, não há dois semelhantes na saída de cores.
A sua luz de fundo atinge 449 cd/m2 em SDR e atinge um pico de 488 cd/m2 quando o modo HDR entra em ação. Isso é fantástico para uso regular, pois oferece muito espaço para ajustar para uso diurno e noturno.
O tempo de resposta de pixel do AOC AGON AG325QZN não é o melhor, a menos que maximize o seu overdrive. Fazer isso removerá a maior parte da persistência em transições rápidas e contrastantes sem adicionar overshoot percetível. Isso é raro para um monitor de jogos, mas manter a taxa de frames acima de 200FPS também ajuda muito.
O AOC AGON AG325QZN é compatível com FreeSync e G-Sync, então não precisa de se preocupar com rasgos ou gagueira. Isso é essencial para a compra de novos monitores, para que não precise trocá-lo se mudar para outra placa gráfica.
Veredicto final AOC AGON AG325QZN
O AOC AGON AG325QZN é uma excelente escolha para jogadores que desejam desempenho de nível eSports num grande ecrã. Não é monitor “pronto para uso”, já que terá de o adaptar à sua necessidade, mas responde bem à calibração. Alem disso, ele é muito bem construído, mas a melhor coisa é o seu preço realmente amigável, que no momento em que escrevo este artigo, custa cerca de 550 euros.
No entanto, está longe de ser perfeito, assim como todos os monitores de jogos, desde o orçamento até os preços mais altos. O seu desempenho HDR não é o melhor e carece de alguns confortos necessários para a computação moderna. Ainda assim, é uma ótima compra, como tal, a nossa nota para o mesmo é:
Este monitor foi-nos gentilmente disponibilizado pela AOC para que a realização desta análise fosse possivel. Se quiser, pode aceder à página oficial do produto aqui.
Sandro Sotto
Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.