AMD: Socket AM5 deverá ser lançado no próximo ano

AMD: Socket AM5 deverá ser lançado no próximo ano

17 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

Depois de ter lançado as matherboards com o socket AM4 em 2016, a AMD já está a preparar o socket AM5 que deverá fazer a sua estreia em 2022. Uma das grandes novidades desse socket, é que terá como padrão as memórias DDR5, que só agora começam a fazer a sua aparição.

Segundo os rumores mais recentes, esse novo socket deverá fazer a sua estreia no segundo semestre de 2022, e alem do DDR5 chegará com outras grandes melhorias. A mais visível será que ele chegará com o pacote Land Grid Array (ou LGA) e, portanto, os pinos estarão no socket da motherboard em vez de nos processadores. Isso fará com que o AM5 seja a primeira plataforma mainstream, da AMD a apresentar o pacote LGA, já que a empresa já lida com placas baseadas em LGA para a sua linha de processadores Threadripper HEDT.

AM5

Socket AM5 será Land Grid Array

O rumor que dá conta dessa informação também revela que as próximas motherboards baseadas no chipset Z690, da Intel, destinadas a funcionar com os CPUs Alder Lake-S, de 12ª geração, serão lançadas no final deste ano. Isso corresponde, de certa forma, ao que já tínhamos visto num slide do roteiro da empresa . Já o chipset de gama média, o B660, e o entry-level, o H610, não serão lançados antes de 2022.

FONTE